LITERATURA DE CORDEL

Conhecido como poesia popular, o cordel é um gênero da esfera literária que chegou ao Brasil com os portugueses, que trouxeram a tradição dos antigos trovadores (artistas da nobreza que criavam e cantavam poesias acompanhadas por instrumentos musicais).

Aos poucos essa poesia cantada foi se tornando popular no Brasil. Porém, embora hoje seja produzido em todo o país, o cordel ainda é mais comum no Nordeste. Trata-se de uma marca da tradição cultural da região. Os textos do gênero passaram muito tempo sem serem valorizados, mas hoje fazem muito sucesso e são reconhecidos como importantes manifestações da cultura brasileira. Os folhetos de cordel são comumente acompanhados por ilustrações chamadas xilogravuras.

Assim, com a orientação da professora de língua portuguesa, Helena Haisi Strychalki e com objetivo de conhecer aspectos da história nordestina, retratando o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades, trabalhou-se a leitura e escrita dos alunos, proporcionando aos mesmos o contato com o gênero textual cordel de forma lúdica e criativa, enquanto estrutura em versos e rimas. Bem como, apreciando e valorizando o texto de cordel como manifestação, produzindo um texto em cordel com tema livre, elaborando e ilustrando um livreto com xilogravura.

Dessa forma, a metodologia utilizada foi: a leitura de cordéis e a exploração do gênero.











Comentários