EXPERIMENTOS E ESTUDOS SOBRE AS PLANTAS


No decorrer do 3º bimestre letivo de 2019, os alunos do 2º ano B (Prof.ª Carolina e profissional de apoio Gabriela) realizaram experimentos e estudos sobre as plantas.





Observar e aprender com a natureza é uma atividade extremamente divertida e importante na formação dos alunos. Para enriquecer o conhecimento dos alunos, algumas experiências foram realizadas:
1-A luz solar interfere no desenvolvimento das plantas?
Este experimento propôs a investigação do papel da luz solar no desenvolvimento das plantas.
Conclusão da turma: todas as plantas precisam de luz para gerar seus alimentos, sem a luz elas não produzem o seu alimento e acabam morrendo.

2-Acompanhando o ciclo da vida do feijão
O feijão cresce muito rápido e de forma rasa, que então possibilita a observação completa de todas as fases de crescimento de uma semente.
Conclusão da turma: nos primeiros dias a semente de feijão incha e surgem às raízes, depois ela inicia o seu crescimento para fora do algodão. Em oito dias o feijão iniciou o desenvolvido de folhas e o caule mais grosso estava lentamente tentando subir cada vez mais alto, podendo até ultrapassar o copo. Todos os alunos realizaram o mesmo experimento, mas somente para 10 alunos o experimento se deu no tempo certo. Para os outros alunos da turma a germinação foi mais lenta. A condição do tempo também influenciou, pois foram semanas de chuva e frio o que para muitas sementes foi decisivo. Agora as mudas foram plantadas na horta da escola e serão acompanhadas também.

















3-Como a planta se alimenta?
Este experimento chama a atenção dos alunos por sua beleza. O experimento demonstra a condução da água até as flores.
Conclusão da turma: através de “vasinhos” presentes nas plantas a água é absorvida pelas plantas e isto foi observado através da coloração avermelhada na flor branca.






4-Como a planta respira?
Para o ser humano, a ideia de respirar está aliada ao fato de possuirmos pulmões. É fácil perceber, é só encher o peito de ar e ver ele se mover. Com as plantas não é assim, a respiração se dá através da respiração celular e a gente não consegue enxergar. Respirar não é só uma simples troca de gases. No caso da planta, a respiração é o que dá a ela energia. O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta, mas principalmente nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.
Conclusão da turma: as paredes internas do plástico ficaram cheias de gotas de água, porque o vapor de água eliminado pelas folhas se transformou em líquido. Esse líquido é decorrente da transpiração da planta.






5-Qual o tamanho do alpiste?
Por meio desta atividade os alunos aprenderam de uma forma muito divertida e simples sobre a germinação das sementes, a importância da água para os seres vivos, o desenvolvimento de plantas. O alpiste cresce rápido e não requerer muitos cuidados, facilitando a participação e observação dos alunos durante todo o processo de desenvolvimento das sementes.
Cada aluno personalizou o seu boneco e agora, semanalmente vão acompanhando e registrando o tamanho do alpiste.



















6-Plantando mudas 
Clorofito (Chlorophytum comosum) é uma planta ornamental conhecida no Brasil também com os nomes de paulistinha e gravatinha. Além de ser uma planta ornamental muito bonita, ela também é muito útil, pois purifica o ar em casa, eliminando substâncias ruins do ambiente.
Pilea tem folhas ovais, simples de cor verde escura e manchas branco-prata. As flores são pequenas e brancas, mas não atrativas. É uma planta de climas amenos a quentes e não tolera bem o frio nem as geadas.




















7-O LEGADO
Plantar uma muda é transcender o espaço- tempo é deixar um legado para as próximas gerações. Por proporcionarem aprendizado e lazer, embelezam também o espaço escolar. Assim como no filme MOANA, as plantas formam a identidade e a herança cultural de uma região. As plantas são motivo de orgulho e reforçam a história de um povo. O plantio aproxima idades, gêneros e culturas, recompensando ainda mais o meio ambiente. É diversão garantida, um exercício de cidadania e para o 2º ano B, uma aula de matemática e outras disciplinas do currículo. Plantar é transformar o nosso planeta num lugar melhor para se viver. Nesta atividade tivemos a cooperação da turma do 5º ano B e da professora Tamires Lays (Lemin).

































SE NÃO PLANTAR, NÃO NASCE.
SE NÃO REGAR, NÃO CRESCE.
SE NÃO AMAR, MORRE.
ASSIM SÃO AS PLANTAS, ASSIM SÃO AS PESSOAS.

























Comentários