3º CIRCUITO FÓRMULA DA APRENDIZAGEM SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM

Melhorar o desempenho dos estudantes, não é tarefa fácil! Mas é possível adotar algumas estratégias que resultam em efeitos significativos na busca por fazê-los aprender mais e melhor.  O cérebro funciona melhor quando é constantemente estimulado. Surpreender os alunos com exercícios diferentes é muito positivo. Atividades diferenciadas são interessantes para dar contexto ao que foi aprendido em sala de aula, além de serem úteis para desenvolver e fortalecer as competências socioemocionais dos alunos. Esta foi a proposta de trabalho realizada na Sala de Apoio à Aprendizagem no 3° Circuito Fórmula da Aprendizagem. 

1- INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DE DIFERENTES GÊNEROS
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Conhecer o gênero textual bula de remédio: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação. Localizar informações no texto. Análise de linguagens verbal e não verbal.














2- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais. Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes de modo correto (obedecendo a certa ordem).




3- LER UMA POESIA SOBRE O GATO E USAR A CRIATIVIDADE
Conhecer e identificar verso e estrofe do poema. Estimular a oralidade, a leitura e a escrita. Enriquecer o vocabulário. Exercitar a imaginação e a criatividade.












4- SISTEMA DE MEDIDAS ( METRO E TEMPO)
Atividades manuais são essenciais para promover à criatividade, a autonomia, a expressão e socialização das crianças, contribuindo para a construção e ampliação de habilidades artísticas durante seu processo de alfabetização. Este tipo de atividade auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e imaginação e, ainda, promove o conhecimento e valorização da arte. Cada aluno deverá contornar o gato com debrum, marcando a quantidade de material utilizado e o tempo gasto.










5- NOMEAR OS GATOS
Muitos alunos que frequentam a Sala de Apoio à Aprendizagem tem o gato como animal de estimação. A atividade proposta é nomear os gatos. Listar em ordem alfabética e colar no cartaz.  Saber que os animais também têm nome próprio e que este o identifica, por isso o nome escolhido deve ser simples de lembrar, também chamativo e original. Ele levará o nome para o resto da vida, portanto é uma decisão que não deve ser tomada com ligeireza.








6- MINI GOLFE DO SISTEMA MONETÁRIO
O objetivo do jogo é acertar os buracos ( com os valores das cédulas de Real) com menor número possível de tacadas. As tacadas serão de três diferentes distâncias. Quando a bolinha entrar no buraco, o aluno receberá o valor conquistado (dinheiro sem valor). No final do jogo soma a quantidade de dinheiro que arrecadou.













7- LER PARA OS ALUNOS A REPORTAGEM DO JORNAL SOBRE OS GATOS




https://ocp.news/geral/quantidade-de-gatos-abandonados-no-centro-preocupa-moradoras-em-jaragua-do-sul 
Quantidade de gatos abandonados no Centro preocupa moradoras em Jaraguá do Sul
Por Leonardo Koch
28/05/19 

A limpeza de fezes e tufos de pelos do pátio de casa virou rotina nas manhãs de Teresinha Werner. A sujeira, que parece só aumentar, é causada pela quantidade absurda de gatos que vivem em um terreno nos fundos da residência, nas proximidades da antiga Borrachas Wolff, no Centro, em Jaraguá do Sul. A situação caótica tem preocupado e gerado constrangimentos para a dona de casa que já não sabe mais o que fazer.
Em um ato de solidariedade na tentativa de amenizar o problema, uma vizinha de Teresinha, Maria Cristina Sansão, recolheu cerca de quarenta animais que estavam invadindo as residências do bairro e circulando pelos telhados em busca de comida. Em um ano, apareceram mais de 200 animais.
No início, Maria dava conta de cuidar dos felinos, mas a situação foi piorando progressivamente. "Minha casa é muito pequena e não tenho condições financeiras e nem psicológicas para ficar com esses animais", lamenta. "Muitos deles estão cegos e doentes", completa.
Segundo Maria, depois de um contato com o Centro de Zoonose do município, dez animais que ela havia recolhido foram castrados. Entretanto, os responsáveis pelo órgão, conforme conta a dona de casa, possuíam recursos limitados para ajudar. "Eles me disseram que era necessário procurar uma ONG protetora dos animais", afirma.
Maria explica que chegou a pedir ajuda nas redes sociais e em associações, mas o problema ainda não foi resolvido. "Ninguém vem aqui e já me chamaram de mentirosa, falando que é impossível ter aparecido tantos filhotes", dispara.
A situação está preocupando ainda mais a moradora devido a uma ninhada que apareceu aos fundos do terreno recentemente. Ela revela que gasta cerca de R$ 900 por mês com ração, além de ter um cuidado especial com os animais que aparecem doentes.

PCE:     Principais causas do abandono de gatos

Infelizmente muitas pessoas acabam abandonando seus gatinhos porque surgiu uma gravidez na família, alguém com alergia, outros alegam que os gatos não são carinhosos porque esperam na verdade que eles hajam como cães, mas muitas vezes o motivo é a falta de informação. Muitas crias e ninhadas surgem porque algumas pessoas acreditam, erroneamente, que a gata tem que ter ao menos uma cria, o que é um absurdo, pois o ideal é que as gatas sejam castradas antes do primeiro cio, assim evita-se a chance de adquirirem tumores de mama.
Desta forma, quanto maior o número de crias, maior será o número de gatos abandonados, já que alguns seres humanos são incrivelmente criativos na hora de “justificar” o abandono de seus felinos, embora todos já saibam que MALTRATAR E ABANDONAR ANIMAIS É CRIME previsto nas leis: Federal 9.605/98 artigo 32 
O ato de adotar um gato é nobre, mas antes de adotar tenha certeza de que é isso que você realmente quer e só então adote.
Alguns casos em que a adoção de gatos pode não ser uma boa ideia: Quando a adotante mora com outras pessoas que não estão de acordo com a adoção, ou que não tenham ainda condições financeiras para cuidar do gato; quando tiver perspectiva de mudar de casa e não sabe se poderá levar o animal para a nova casa; se houver alguém alérgico a pelos de gato na casa, enfim. Se depois de saber disso tudo, você ainda quiser ter um gatinho, tenha-o com muito amor exercendo os princípios básicos da POSSE RESPONSÁVEL. NÃO ABANDONE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.
https://www.gazetadacidade.com/colunistas/principais-causas-do-abandono-de-gatos/


Comentários