2º CIRCUITO FÓRMULA DA APRENDIZAGEM


DESAFIOS MATEMÁTICOS NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM

O aluno só constrói o conhecimento quando se envolve pessoalmente com os desafios propostos, e esta foi a proposta do 2º Circuito Fórmula da Aprendizagem.  O ápice do Circuito foi de fazer com que os alunos brincassem com os conceitos matemáticos e depois relacionassem a teoria à prática. O desenvolvimento de atividades lúdicas representa um importante passo no reconhecimento do maravilhoso mundo da Matemática.

Etapa 1 - Memorização de objetos

As dinâmicas para fazer com os alunos trazem diversos benefícios. Dentre eles, podemos citar: socialização, desenvolvimentos cognitivos, concentração e estímulo de diferentes habilidades. A dinâmica de memorizar objetos, como já diz o nome, consiste em apresentar uma série de itens e fazer com que os alunos os memorizem. 











Etapa 2 - Relacionar a cor do gato com a história

Oferecer momentos lúdicos ao aluno para o aprimoramento da sua oralidade, memória, leitura e para que este se sinta como autor de sua própria aprendizagem, foi assim,  participando da contação da história do GATO XADREZ e em seguida colocar as palavras em ordem com as cores (rimas).
























Etapa 3 - Montar a imagem do gato com o auxílio do tangram

O jogo Tangram torna possível o desbloqueio em alunos que não gostam da matemática e se sentem incapazes de compreendê-la, é a mola impulsora para compor e decompor as figuras.  É um jogo que prescreve esperteza e reprodução da imagem, na qual é eficiente para o ensino da Geometria Plana também.




























Etapa 4 -  Uso da régua 

Muitos alunos apresentam dificuldade em saber usar a régua. O desenvolvimento de trabalhos voltados para o ensino da Matemática utilizando materiais concretos é de extrema importância para melhorar a aprendizagem, pois permite ao aluno visualizar e relacionar os conteúdos aprendidos com situações cotidianas. Cada aluno utilizará a régua para fazer a medição da quantidade de lã que servirá para contornar o gato.














Etapa 5 - Calculando o tempo de travessia na cama de gato

Utilizamos para medir o tempo uma medida chamada hora. O relógio é o equipamento que marca as horas. A atividade consiste em calcular o tempo que cada grupo de alunos levou para fazer a travessia na cama de gato (circuito anterior).





Etapa 6 - Ler e interpretar as informações contidas em uma imagem

Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas têm por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual.




Etapa 7 - Jogo do Dominó

As interações desenvolvidas durante o jogo do dominó, permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas entre os alunos. Jogar dominó tem correlação direta com o pensamento matemático. Pois tem-se regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações.





Projeto Criativo Ecoformador: Curiosidade sobre os gatos

Com a divulgação da crescente adoção dos gatos como pets de milhares de casas, superando até a adoção de cães, temos atualmente uma maior compreensão desse bichano em nossas vidas. Por muitos anos, os gatos foram alvos de preconceitos e, até, de questões religiosas, gerando nas pessoas uma forte aversão aos felinos. Atualmente, o cenário já está consideravelmente melhor. Quem se abre a convivência com os gatos, consegue facilmente perceber e sentir que há um mistério por trás daqueles belos olhos. Entre “ronrons”, carinhos, amorosidade e tudo mais de bom que envolve esses peludos de 4 patas, os gatos são capazes de tornar a nossa vida e as energias nossas e de nossas casas muito melhores. Os gatos têm a capacidade de absorver e transmutar energias nocivas no lar, proporcionando limpeza e purificação no ambiente.

Fonte: https://osgatos.com.br/gatos/

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