OS GATOS DA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM 2019


Todos os anos diferentes temas de decoração fazem parte da Sala de Apoio à Aprendizagem da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, e no ano de 2019 os GATOS são o tema escolhido pelas professoras Carolina (matunino) e Rosemeri (vespertino).
O gato como objeto de estudo central encanta com sua potencialidade e inúmeras possibilidades, pois existe um acervo grande de histórias, músicas, dinâmicas e atividades sobre este tema.
Alguns amam os animais. Outros são indiferentes. Outros ainda não gostam. Independente disto, eles têm bastante a nos ensinar. Durante o ano letivo e durante os atendimentos na Sala de Apoio vamos verificar o que o animal pode nos ensinar, tanto na vida pessoal como estudantil.




Projeto Criativo Ecoformador: A diversidade deveria ser algo normal, já que todos somos pessoas diferentes umas das outras, porém nem sempre é fácil explicar isso aos alunos, principalmente quando algum ensino vindo de casa e que fere o relacionamento com as diferenças aparece.
Estamos vivendo um mundo novo, onde estamos aprendendo todos os dias a lidar com as diferenças. Não que a diversidade nunca tenha existido, mas hoje em dia ela está muito mais explícita, como por exemplo, a diferença na tonalidade da pele, na opção sexual e de gênero, além de outras como a escolha de religiões distintas e classe social.
Costumamos pensar que os seres humanos são diferentes dos outros animais e acreditamos que nós somos os encarregados de ensinar a eles, mas na verdade é exatamente o contrário. As lições que podemos aprender com os animais, não só de estimação, mas de qualquer espécie, são muitíssimos valiosas.
Com o gato (e outros animais), o aluno também passa a aprender o ciclo da vida, como o nascer, o crescer e o morrer, e novos vínculos de afeto. Como seres vivos, precisam ser tratados como tal: espaço e alimento próprios e interação com a família, sem que, no entanto, sejam vistos como humanos, mas sim como animais, cujo tratamento deve lhes garantir dignidade. 
Na Sala de Apoio à Aprendizagem os alunos são agrupados em diferentes níveis. Nível 1, os alunos que precisam ser alfabetizados. Nível 2, os alunos que estão alfabetizados, mas que requerem um reforço na escrita, na leitura e interpretação, nos cálculos. Nível 3, os alunos que são alfabéticos, mas que requerem um tempo maior para a apropriação do conhecimento nos diferentes cálculos, na produção textual e no entendimento da gramática.

CIRCUITO FÓRMULA DA APRENDIZAGEM
Por meio da elaboração dos circuitos, busca-se organizar um ambiente favorável ao estabelecimento de interações entre pares, incentivando a construção coletiva de conhecimentos ao longo do desenvolvimento das atividades. Compreende-se, dessa forma, que a aprendizagem não é um processo isolado de apropriação do conhecimento, mas sim uma construção que se dá coletivamente, através das relações que o sujeito estabelece com o meio em que vive.








Data da aplicação do Circuito: 1ª semana de abril de 2019
ETAPA 1- ASSISTIR A HISTÓRIA DO GATO DE BOTAS (nível 1-2-3)
Ouvir e ler histórias é também desenvolver todo o potencial crítico do aluno. É poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar.... É se sentir inquieto, cutucado, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de ideia. Literatura é arte, literatura é prazer. Uma das atividades mais significativas, mais abrangentes e mais suscitadoras de tantas outras, é a que decorre do ouvir e do ler uma boa história.







ETAPA 2 - PASSAR NA CAMA DE GATO PARA PEGAR O PERSONAGEM (nível 1-2-3)
É uma atividade em que o aluno testa o corpo no sentido espacial, ótimo incentivo para exercitar o corpo. O desafio é explorar o espaço de um lado para outro, por cima e por baixo.













ETAPA 3-
OUVIR ATENTAMENTE O DITADO DA POESIA: EU QUERO UM GATO- Rosangela Trajano (nível 1)
OUVIR ATENTAMENTE O DITADO DE UMA PARTE DA HISTÓRIA DO LIVRO: GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ -Sylvia Orthof (nível 2)
OUVIR ATENTAMENTE O DITADO DE UMA PARTE DA HISTÓRIA DO LIVRO: BALAIO DO GATO -Mary França e Eliardo França (nível 3)
O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Funciona como um mapa de possíveis dificuldades ortográficas.





ETAPA 4 - COMPLETAR A CRUZADINHA COM BANCO DE PALAVRAS (nível 1)
Desenvolve o raciocínio lógico de forma lúdica. Auxilia no desenvolvimento da memória, enriquece o vocabulário e propicia aos alunos momentos de reflexão sobre erros e acertos.
DESCOBRIR A DIFERENÇA ENTRE OS GATOS E QUAL A COMIDA PREFERIDA (nível 2)
O jogo dos 7 erros ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno. A atenção e o cuidado dispensados com as figuras dos jogos, também contribui para uma melhor avaliação do professor sobre o desempenho do aluno em solucionar problemas práticos de observação e entendimento sobre as atividades.
SOLETRANDO PALAVRAS DA HISTÓRIA (nível 3)
Despertar um maior interesse pela Língua Portuguesa, aumentando o vocabulário de forma criativa, proporcionando-lhes o conhecimento de novas palavras e o emprego correto das palavras aprendidas. 










ETAPA 5 – PINTAR O GATO COM AS CORES SOLICITADAS (nível 1)
PINTAR OS GATOS FORMANDO NOVAS CORES (nível 2)
Através da pintura o aluno descobre um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos, imaginação e experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão.
SEPARAR PALAVRAS EM SÍLABAS (nível 3)
Não se pode “cortar” a palavra como bem entender, é necessário fazê-lo respeitando a separação silábica. E é essa uma das utilidades de saber separar sílabas. Entender a estrutura das sílabas nas palavras é essencial para saber acentuá-las, já que as regras de acentuação estão ligadas às sílabas tônicas das palavras.






ETAPA 6 - JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS (nível 1)
Por incentivar a relação entre os objetos e posições, o jogo é um ótimo artifício para desenvolver a concentração e a capacidade de memorização, benefícios que vão ser levados para toda a vida. O raciocínio lógico também é uma outra grande vantagem do jogo da memória, que vai ajudar os pequenos até mesmo no pensamento mais rápido durante as provinhas de matemática na escola.
JOGO MINI CRIATIVO VOLUME DOIS (nível 2)
JOGO MINI CRIATIVO VOLUME TRÊS (nível 3)
Em cada página o aluno desempenha uma atividade diferente e desenvolve a habilidade motora, raciocínio lógico, concentração e paciência. As atividades são motivadoras para aprendizagem, com atividades autônomas. Ao final da atividade a criança deverá realizar a autocorreção, verificando se a imagem formada no verso do painel corresponde à imagem ilustrada no livro. 











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