HISTÓRIA DO CALENDÁRIO DE NATAL

Os alunos do 5º ano B, juntamente com a professora Carolina Scaburri realizaram a confecção do Calendário de Natal, baseado na história do Filme Feitiço de Natal.


HISTÓRIA DO CALENDÁRIO DE NATAL

O primeiro calendário do Natal conhecido foi manufaturado em 1851.
De acordo com o Austrian Landesmuseum, o primeiro calendário de Natal impresso foi produzido em Hamburgo em 1902 ou 1903. Outras fontes afirmam que o pároco Gerhard Lang foi responsável pelo primeiro calendário impresso em 1908.
Lang certamente foi o pai do calendário de Natal moderno. Ele era um tipógrafo na Reichhold & Lang de Munique que, em 1908, fez 24 figuras coloridas que poderiam ser coladas em um cartão. Alguns anos depois ele lançou um calendário com 24 pequenas janelas.
A prática desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, aparentemente para economizar papel. Após a Guerra, Richard Sellmer de Stuttgart relançou o calendário de Natal comercial e é o responsável por sua abrangente popularidade. Sua companhia, a Richard Sellmer Verlag, já lançou até hoje mais de 1 milhão de calendários. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas.
FONTE: https://www.dw.com/pt-br/a-história-do-calendário-de-advento/















PASSO A PASSO PARA A CONFECÇÃO DO CALENDÁRIO DE NATAL
Material: cartolina, tinta guache, pincel, tesoura, cola, régua, lápis de cor, lápis, debrum, grampeador.
  • Dividir a cartolina ao meio,
  • Utilizar a metade e fazer a desenho da frente de uma casa,
  • Pintar com tinta guache,
  • Dividir a outra metade da cartolina em pedaços de 5cm x 5cm (24 janelas),
  • Colar na frente de cada janela um desenho natalino com o dia da semana,
  • Colar as janelinhas na frente da casa,
  • Com três tiras de um metro de debrum fazer uma trança que será utilizada como suporte para pendurar.




















CALENDÁRIO DE NATAL - BASEADO NO FILME: FEITIÇO DE NATAL
Após a confecção do calendário de Natal, diariamente o (a) aluno (a) deverá abrir uma janela e realizar a atividade/ desafio que está sempre proposto. No dia 25 de dezembro o (a) aluno (a) deverá abrir a porta do calendário.
Bom trabalho!!! Que ele se torne mágico para você também!








Comentários