ATIVIDADES MANUAIS E A MATEMÁTICA: REFORÇANDO A AFETIVIDADE, ESTIMULANDO A CIDADANIA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

As atividades manuais são importantes porque possibilitam que o aluno crie com diferentes materiais. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade. Os alunos do 4º ano B (professora Rosemeri) e o 5º ano B (professora Carolina) estão experimentando a arte dos trabalhos manuais, em especial, o tricotin e a tapeçaria.





Além das qualidades já citadas, os trabalhos manuais também trabalham o lado psicomotor do aluno. O trabalho manual também ajuda na aceitação de forma que ele passe a ter confiança em si mesmo.  “Como professoras, percebemos que muitos alunos não se acham capazes de fazer uma determinada coisa, muitas vezes já desistem logo na primeira vez por achar que não vão conseguir e com os trabalhos manuais isso não foi diferente, mas com nossa persistência e intervenção eles foram percebendo que são capazes. O primeiro objetivo foi mostrar para eles que são capazes sim. Isso vai trabalhando a autoestima, a socialização do aluno, além da concentração. Durante os trabalhos manuais estimulados e direcionados, o aluno aprende que seus trabalhos têm começo, meio e fim, e não abandonam seus projetos, pelo contrário, orgulham-se deles ”.





Em uma era em que crianças têm acesso cada vez mais cedo às tecnologias - aprendendo, por vezes, a escrever em teclados antes mesmo do que à mão - o incentivo ao trabalho manual torna-se ainda mais importante para garantir o desenvolvimento psicomotor e intelectual.

"Vivemos em plena era digital e nela as atividades manuais como escrever, desenhar, pintar, colorir, recortar, colar, montar são de suma importância", informa a professora e coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Márcia Braga.

As atividades psicomotoras aliadas aos conteúdos propiciam o desenvolvimento da autenticidade, da personalidade, treinar o foco, a atenção, o autocontrole e, consequentemente, ganha-se na participação, interatividade, na disciplina, na criatividade, sempre indo ao encontro das necessidades de formação do aluno, oferecendo, em paralelo, a possibilidade de valorização do ser, inserindo-os no ambiente e retirando deles potenciais significados para a vida.






Desde o início do 2º bimestre do ano letivo de 2018 os alunos do 4ºB (matutino) e do 5º B (vespertino) estão tendo a oportunidade de aliar algumas disciplinas do currículo, em especial a Matemática, com os trabalhos manuais. Também já tiveram a oportunidade de entrevistar duas pessoas muito especiais. Nossa primeira entrevistada foi a senhora Jovita Alves Mueller, conhecida por grande parte dos alunos, pois sempre foi atuante na área da educação e veio até a escola mostrar aos alunos seus dotes manuais na arte do tricô. Nossa segunda entrevistada foi a senhora Rosy Nery também conhecida por alguns alunos em especial os alunos do 5º ano B, onde também estuda seu neto Deyvid Barcellos, ela nos mostrou seus dotes manuais na arte da tapeçaria. As duas muito atenciosas e queridas responderam as dúvidas dos alunos e também ensinaram suas técnicas, despertando a curiosidade, o interesse e o desejo de querer fazer.






Em contato com outras pessoas, os alunos são capazes de adquirir habilidades que complementam o seu desenvolvimento integral. Nessa troca entre o encontro das gerações alguns valores humanos podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:

Cooperação: o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado.
















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