PALESTRA COM OS 9º ANOS SOBRE RECICLAGEM

ENCONTRO DOS 9° ANOS DA ESCOLA PEDRO ALEIXO 
NO PERÍODO VESPERTINO NO DIA 01/06/2017

Tema do encontro: Reciclagem na disciplina de matemática com o   Professor Marcio José de Aviz.
Palestrante convidado: Engenheiro Civil e Mestre em engenharia ambiental e doutorando em Engenharia Ambiental na FURB – João Marcos B. M de Moura.
               Recebemos com muita alegria, os alunos dos quatro nonos anos, que se despedirão da escola esse ano e nesse momento raro, puderam se abraçarem e confraternizar – se entre si.
               Após toda essa movimentação, a Diretora Maria Auxiliadora Abelino, falou da importância da leitura, tomando como base a prova da OBA. Salientando que a leitura é fundamental em todas as áreas e que os momentos feitos de leitura na biblioteca principalmente, devem ser aproveitados ao máximo, pois além de um acervo excelente quanto a qualidade e quantidade, temos também um espaço agradável e adequado para esse fim. Diz ainda que o resultado da falta de leitura aparece na prova da OBA, em não saber interpretar as questões; dificultando as respostas tanto de múltiplas escolhas como os cálculos matemáticos. Isso é decorrente da falta de interesse pela leitura, que deveria ser prazerosa, produtiva o que na maioria das vezes não acontece.
               Na oportunidade, envolvendo o tema da reciclagem e atitudes sustentáveis, os alunos receberam um livro contendo textos dos finalistas de 2016 do programa Cooperjovem; oportunizando o contato com diversos textos sobre a sustentabilidade, tema que faz parte do projeto de matemática, os alunos acompanharam a leitura em que a professora Gracielle Martins Krieger fez da página vinte e dois “ O século sem sustentabilidade” da ex-aluna 2016, Andressa do Couto, classificada a nível estadual e nacional.
               O professor de matemática Marcio José de Aviz deu continuidade as atividades planejadas para essa tarde, colocando de como receberem o palestrante e o resultado da coleta seletiva feita pelas turmas. Ressaltou que mesmo o resultado tendo sido positivo, houve ainda uma porcentagem de participação dos alunos que poderia ser melhor.   Na sequência a diretora Maria Auxiliadora Abelino apresentou o palestrante engenheiro civil, mestre em engenharia ambiental João Marcos B. M. de Moura e doutorando em engenharia ambiental pela FURB, com o  tema - Reciclagem: um novo olhar sobre o lixo. Palestra envolvente e de muita aprendizagem. Destacamos a presença da engenheira ambiental de Massaranduba, Sra. Mariléia Selonke Sasse.
           Os funcionários da Secretaria de Educação Ariane Riegel e Simão Jacobowisk, repassaram sobre o menor aprendiz e de como conseguir uma vaga como estagiário. A orientadora Dayane Michelle Thom Mueller  falou em seguida da festa junina (casamento caipira e quadrilha) em que os nonos anos se apresentarão juntos.

               Parabéns à  todos que participaram!






















Comentários