CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV E MENINGITE "C" NAS ESCOLAS

VACINAÇÃO CONTRA HPV e MENINGITE “C” NAS ESCOLAS

Carta aos pais / responsáveis

EMEF Ministro Pedro Aleixo
  
            A Secretaria de Saúde, por meio de Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização de DTHA (GEVIM) promove uma Intensificação Estadual da Vacina HPV e contra a Meningite C nas escolas públicas e privadas do Estado no período de 01 a 30 de junho de 2017.
Devem receber a vacina contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos de idade. Na ocasião será ofertada também a vacina Meningocócia "C"para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade.
Do total de cânceres no mundo, 4,5% são causados pelo HPV. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e mil óbitos de mulheres devido à doença. A vacina contra HPV também previne os cânceres de pênis, ânus, verrugas geniais, boca e orofaringe.
Para que os adolescentes estejam devidamente protegidos contra HPV recomenda-se esquema de duas doses com intervalo mínimo de 6 meses entre ela.
Em relação à vacina contra meningite C, importante lembrar que em longo prazo, vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância. Uma nova dose dessa vacina nos adolescentes proporciona proteção direta desses grupos etários e estende a proteção a indivíduos não vacinados (efeitos rebanho).
Para que a criança/adolescente receba a vacina é necessário que o “Termo de Autorização” esteja assinado pelos pais ou responsáveis, conforme foi entregue, nenhum aluno será vacinado sem estas autorizações. 

Data da vacinação na escola:
29/06/2017 e 30/06/2017

Observação: levar o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente juntamente com as autorizações no dia da administração da vacina.



Comentários