SARAU EM COMEMORAÇÃO AO CINQUENTENÁRIO DA ESCOLA MINISTRO PEDRO ALEIXO

Sarau em comemoração ao cinquentenário da Escola . M.E.F. Ministro Pedro Aleixo

Bom dia/Boa tarde!! Sejam todos bem-vindos ao SARAU em comemoração ao cinquentenário da Escola Ministro Pedro Aleixo. Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social. Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.
Neste ano de 2017 estamos vivendo o cinquentenário da Escola Ministro Pedro Aleixo! Essa mesma escola que não é somente um prédio, mas sim uma instituição viva, onde as pessoas convivem, buscam o conhecimento e trabalham para proporcionar esse conhecimento. A escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo tem como missão: “Promover um espaço social e educativo capaz de inovar e contextualizar conhecimentos indissociáveis da realidade, levando a comunidade escolar a desenvolver os valores com equilíbrio e responsabilidade por meio de uma consciência global e respeitada”.
Convido a Diretora Maria Auxiliadora para fazer a abertura do Sarau em comemoração ao Cinquentenário da nossa escola.

A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores.  A maioria dos países tem sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios.
A Escola Ministro Pedro Aleixo foi autorizada a funcionar em 01 de março de 1967, de 1ª a 4ª séries, por iniciativa do governo municipal. Situava-se na Rua 11 de Novembro, s/nº, Centro, numa área construída de 80m em alvenaria. Em 1991 iniciou suas atividades com ensino de 5ª a 8ª séries. A escola recebeu este nome em homenagem ao político Pedro Aleixo, mineiro, advogado, professor universitário e jornalista. Pedro Aleixo preocupava-se com a educação e lutava para que ela fosse colocada sempre em primeiro lugar.
Hoje, nossa escola tem aproximadamente 510 alunos matriculados de 1º ao 9º ano entre os períodos matutino e vespertino e 54 funcionários que colaboram para seu crescimento.



Neste momento, Convido o maestro Frank e seus alunos para fazerem três apresentações: tema performance/desfile, trio de flauta doce e para finalizar a música Have you ever seen de rain.

Convido os alunos do 4º ano A das professoras Janette e Eloíse para apresentarem uma entrevista com uma ex-diretora que trabalhou em nossa escola, e logo após a poesia “O caderno” de Antonio Pecci Filho, pelo aluno Guilherme Araújo.

Convido os alunos do 4º ano B da professora Roberta para apresentarem a música Como eu amo a minha escola e logo após declamarem a poesia “Escola” de Thiago Assed.

Convido os alunos do 6º ano A da professora regente Tamires para apresentarem o teatro Sítio do Pica Pau Amarelo, e em seguida cantarem a música Aquarela do músico Toquinho.

Convido os alunos do 6º ano B a apresentarem o jogral “Os professores da minha escola”, uma adaptação do texto de Clarice Pacheco e em seguida uma paródia com a melodia da música “Tragédia” de MC Moreno.

O espaço escolar deve sempre contribuir para a curiosidade, a criatividade, o raciocínio lógico, o estímulo à descoberta. Paulo Freire acreditava que a Educação é um processo humanizador, social, político, ético, histórico, cultural e afirmava: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Convido os alunos do 2º ano A das professoras Cinthia e Sabrina para fazerem a apresentação da música, Sou escola e logo após a declamação da poesia Minha Escola da autora Jane Emirene.

Convido os alunos do 3º ano B da professora Marlene para declamarem a poesia Minha Escola de Jane Emirene.

Convido os alunos do 7º ano A do professor regente Éder para apresentarem as paródias A vegetação brasileira e o Rock das placas tectônicas e a poesia “A escola” de Maria Fagundes N. Pereira.

Convido os alunos do 7º ano B da professora regente Gracielle para apresentarem a música Sou a Escola e logo após a leitura da redação Minha vida na escola.

A escola é o lugar que frequentamos para estudar e aprender vários conteúdos, além de proporcionar o convívio em grupo e fazer amizades. Antes de existir a escola, as pessoas aprendiam através da troca de experiências, por imitação. Os pais ensinavam coisas aos filhos e isso ia passando por várias gerações. As igrejas também eram responsáveis pela educação. Nelas, ensinavam-se os Salmos bíblicos. No Brasil, os padres Jesuítas foram os primeiros educadores, eles ensinavam os índios. Aos poucos a educação foi sendo valorizada e as escolas sendo construídas.

Convido os alunos do 1º ano A da professora Rosemeri para apresentarem o teatro A história do alfabeto e logo após a música Abecedário da Xuxa.

Convido os alunos do 8º ano A da professora regente Daniela para apresentarem a música Caderno e logo após o teatro Shakesperando.

Convido os alunos do 9º ano D do professor regente Rodolfo para cantarem a música Anunciação e logo após a música Valeu amigo.

Convido os alunos do 5º ano C da professora Claudete para cantarem a música Como eu amo a minha escola e logo após apresentarem o jogral Escola.

Uma escola sem pessoas seria um edifício sem vida. Quem a torna viva são as pessoas: os alunos, os professores, os funcionários e os pais que, não estando lá permanentemente, com ela interagem. As pessoas são o sentido da sua existência. Para elas existem os espaços, com elas se vive o tempo. As pessoas socializam-se no contexto que elas próprias criam e recriam. É o recurso sem o qual todos os outros recursos seriam desperdícios. Têm o poder da palavra através da qual se exprimem, confrontam os seus pontos de vista, aprofundam os seus pensamentos, revelam os seus sentimentos, verbalizam iniciativas, assumem responsabilidades e organizam-se. As relações das pessoas entre si e de si próprias com o seu trabalho e com a sua escola são a pedra de toque para a vivência de um clima de escola em busca de uma educação melhor a cada dia.

Convido os alunos do 5º ano A das professoras Claudete e Carla para cantarem a música Como eu amo a minha escola e logo após apresentarem o jogral Escola.

Convido os alunos do 9º ano A da professora regente Adriana para cantarem a música Aquarela do músico Toquinho e logo após declamarem a poesia A escola de autoria da aluna Luana Horzec
Convido os alunos do 2º ano B da professora Cinthia para fazerem a apresentação da música, Sou escola e logo após a declamação da poesia Minha Escola da autora Jane Emirene.

Convido os alunos do 9º ano C da professora regente Marizete para apresentarem depoimentos sobre a escola e logo após a poesia Escola de Paulo Freire.

Ensinar é uma especificidade humana como nos deixou bem claro Paulo Freire em suas obras, mais especificamente no livro A Pedagogia do Oprimido. Sendo uma especificidade humana, entende-se que ensinar deve ser um ato de paixão, amor, dedicação, competência e comprometimento. Atualmente há uma grande preocupação para que a educação chegue para todos, e proporcione condições para que os indivíduos atuem como sujeitos na sociedade. Com isso se percebe que a educação deve preparar os indivíduos para as transformações que estão ocorrendo nessa sociedade.

Convido os alunos do 5º ano B da professora Tania para declamarem a poesia Escola é... de Paulo Freire, em seguida apresentarão o teatro Era uma vez um filho, uma família e uma escola com a participação especial da professora Karina e para finalizar apresentarão a música Aquarela do músico Toquinho.

Convido os alunos do 9º ano B do professor regente Márcio para apresentarem a paródia pegando o ônibus e logo após declamarem a poesia A escola é de... Paulo Freire.

Convido os alunos do 8º ano C para apresentarem a poesia A escola é...de Paulo Freire.

Vive-se um momento transitório na sociedade e cabe a escola rever/repensar o seu papel enquanto instituição formadora de sujeitos que sejam capazes de intervir/transformar essa sociedade. Esse novo olhar para a instituição, chamada escola, deve se dar de maneira coletiva onde seus atores sejam capazes de repensá-la de forma coletiva.

Convido os alunos do 3º ano A da professora Marlene para declamarem a poesia Minha Escola de Jane Emirene.

Convido os alunos do 1º ano B da professora Carolina para apresentarem o teatro A história do alfabeto e logo após a música O Amor.

Convido os alunos do 8° ano B para apresentarem o teatro “ A escola não resolve tudo” e após, o jogral “A escola nossa de cada dia”.

Na escola a gente sempre aprende, aprende que não é ilha, aprende que precisamos estar todos juntos, aprende o valor do silêncio, aprende sobre determinação, amizade, sonhos e todos os dias essas aprendizagens nos fazem melhor! Somos sempre seres em construção, precisamos evoluir e muito, mas usar as lições de uma escola deixa na gente sempre um sentimento de aluno...Que possamos ao longo do tempo em que estivermos nessa escola contribuir de forma significativa para fazê-la melhor e, o mais importante, nos tornarmos melhor como ser humano que somos!  

Convido, então, as diretoras Maria Auxiliadora e Nise para fazerem o encerramento do Sarau em comemoração ao cinquentenário da nossa escola.

>>>FOTOS ANOS INICIAIS<<<






















































































































 >>>FOTOS ANOS FINAIS<<<





















































































































































































Comentários