HOMENAGEM DO MÊS DE ABRIL


Bom dia / Boa tarde!!!



01 - Dia da Mentira
Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1º de janeiro. Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades…
Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de “Feliz Ano Novo”. O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras.


02 - Dia Mundial de Conscientização do Autismo


07 - Dia Mundial da Saúde
Tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Este ano o Brasil tem a missão de combater o mosquito Aedes.
Deveria ter uma placa como essa em cada terreno baldio ou em cada casa para advertir a população dos riscos de uma simples picada de mosquito. Nunca estivemos tão vulneráveis as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Zica e febre chikungunya.
Febre Zica: causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, seus sintomas são brandos e duram pouco tempo. Os maiores incômodos são febre baixa, coceira, além de manchas avermelhadas.
Febre Chikungunya: causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. mal-Seus sintomas parecem muito com os da dengue: Febre, mal estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço.Além do acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações.
Dengue: causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4).
Sintomas da dengue clássica
•          Febre alta com início súbito;
•          Forte dor de cabeça;
•          Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
•          Perda do paladar e apetite;
•          Manchas e erupções na pele;
•          Náuseas e vômitos;
•          Tonturas;
•          Extremo cansaço;
•          Moleza e dor no corpo;
•          Muitas dores nos ossos e articulações.


08 - Dia Mundial do Combate ao Câncer


18 - Dia de Monteiro Lobato / Dia Nacional do Livro Infantil
A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.


19 - Dia do Índio
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas.


21 - Dia de Tiradentes
O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de abril. Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. A Rede Globo está apresentando na novela das 23 horas uma história baseada neste acontecimento histórico.


21 – Aniversário de Brasília
Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com este propósito: ser a sede do governo brasileiro.


22 – Dia do Descobrimento do Brasil (1500)
Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás dessa versão da história que marcou o ano de 1500.


22 – Dia do Planeta Terra
Também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger a Terra.


28 – Dia Internacional da Educação



Agradecemos a atenção de todos e para finalizarmos esta homenagem, cantaremos juntos o Hino Nacional Brasileiro.


Equipe Responsável:
Murilo Demarchi Formigari
Marcio José de Aviz
Matheus Carboni Machado
Luciano Rietter
Adriano Dias Furtado
Fernada de Oliveira Ferreira
Maria Auxiliadora Abelino
Clara Isabela Ferreira Bauer



Comentários