ENTREVISTA COM A DIRETORA MARIA AUXILIADORA ABELINO

Quanto mais se faz com amor, mais coisas boas acontecem.....
Dona Maria e a Escola
“Ser feliz e fazer tudo com amor.” Essa foi a frase que mais ouvimos de Dona Maria. Seu carinho e dedicação para com a nossa escola estão presentes no texto que elaboramos através da entrevista que realizamos dentro das festividades dos cinquenta anos de fundação da nossa querida escola.
Dona Maria Auxiliadora Abelino, atual diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, é natural de Presidente Nereu. É Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Supervisão Escolar. Atuou como diretora nos anos de 2009 e 2010. Neste ano assumiu o cargo novamente.
Escolheu ser professora porque sempre gostou de estar junto com crianças e jovens. Tem paixão pelo trabalho que desenvolve na educação, apesar de seus pais preferirem que ela fosse advogada.
Uma das funções enquanto diretora é verificar se o espaço físico está em ordem para o melhor conforto dos alunos e professores. Outra responsabilidade importante é estabelecer um bom diálogo entre a família e a escola.
Sua primeira atuação como professora foi na escola Nicolau Jensen trabalhando com a turma da 4ª série. Já na escola Pedro Aleixo lecionou para as turmas de 1ª e 4ª série, hoje nominado de “ano”. Nessa escola também exerceu a função de Orientadora Pedagógica nas séries finais por 23 anos.
De acordo com a D. Maria, um dos obstáculos da carreira é a questão do “tempo”, mas sempre acaba-se encontrando uma solução. É preciso estar sempre lendo e se atualizando. Acredito que seria necessário ter momentos destinados aos estudos em grupo. Discutir, pesquisar, trocar ideias...
Quanto ao nome escolhido para a nossa escola foi em homenagem ao Político Pedro Aleixo que nasceu em Mariana, Minas Gerais em 1901. Ele era advogado, professor e jornalista. Tinha a nítida noção de que a educação deve ser colocada em primeiro lugar para o desenvolvimento do país. Nossa escola foi fundada em 1966, iniciando suas atividades em 1967.
Em relação a comemoração dos cinquenta anos da escola, a diretora tem muitos objetivos em mente. O SARAU marca o início das festividades e há um cronograma recheado de atrações, entre eles: um luau.
Um dos maiores sonhos de Dona Maria é que funcionários e alunos façam as coisas com amor, tanto dentro como fora da escola. Que os valores estejam presentes. Uma vez aprendido que coloquem em prática.
Aos que um dia pensam em ser Diretores ela diz que precisam gostar de pessoas e amar o que irão fazer. Sem envolvimento as coisas não acontecem.
Ao terminar a entrevista Dona Maria nos deixou uma mensagem: “O mais importante na vida é ser feliz, porque quando somos felizes realizamos tudo com amor. Pequenas ações fazem a diferença”.









Comentários