CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

DIRETORA MARIA AUXILIADORA: Uma celebração Pascal, é sem dúvida, uma das maiores celebrações de nossa fé com a vida. Nossa fé está fundamentalmente alicerçada sobre a ressurreição. Neste momento, acolhemos alunos, alunas, professores, funcionários para esta data tão importante aqui na Escola Municipal Ministro Pedro Aleixo.
Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de uma maneira diferente, tendo a certeza de que o Cristo ressuscitado permanece vivo entre nós!

Professor Marcio: Queridos alunos, estamos reunidos para celebrar a festa da páscoa. Uma festa essencialmente religiosa, motivada por diferentes fatos, mas que convergem para um mesmo significado: vida nova!

Para os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.
Já para os cristãos, a páscoa tem origem na mesma festa judaica, mas passa a representar a morte e ressurreição de Cristo.
Entre os cristões ainda, a semana que antecede a Páscoa, também assume um significado muito especial: ela tem início no domingo de ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, momento que marca a última etapa, os últimos episódios da profecia, da morte e ressurreição.
Por isso não importa se somos desta ou daquela religião, o que vale de fato, é que essa festa representa algo muito além do qualquer crença religiosa em particular. Ela é o convite que se renova todos os anos para uma vida nova, uma vida diferente e infinitamente melhor.

Professor Matheus: Na atualidade, alguns símbolos são muito presentes nesta época. E fatalmente fazemos sempre uma relação direta entre tais símbolos e Páscoa. 









Teatro: O Roubo dos Coelhos com alunas do 6º Ano B;

Professor Marcio: Campanha da fraternidade: Também nesse período que antecede a Páscoa, tradicionalmente ocorre a campanha da fraternidade. Tal campanha, na maioria das edições é promovida pela igreja católica. Porém, em diversos anos, como no ano passado, por exemplo, ela assume o caráter de Ecumênica, ou seja, abrange várias outras religiões.
O intuito da campanha sempre é o de chamar a atenção e propor ações para temas que atingem a toda a sociedade. Por esse motivo, ela extrapola os limites da crença religiosa e busca envolver a todos: cristãos, não cristãos e até mesmo pessoas que não compartilham de nenhuma crença.

Neste ano, a campanha vem chamar a atenção para os biomas brasileiros e a forte ameaça que ação do homem vem causando.


          
Professor Matheus: Apresentação dos cartazes, representando os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa).

Canto: Porque Ele vive com todos os alunos do 1º ao 9º ano.



Professor Adriano: Neste espírito pascoal, de passagem do velho para o novo, convido a todos para assistirem o Vídeo : A verdadeira páscoa


Reflexão feita pelo Professor Adriano.
... Queremos nesse momento acolher carinhosamente os líderes de cada turma, que trazem no envelope os desejos de Páscoa de cada um de seus colegas de sala e os colocarão na urna para mais tarde serem incinerados, ou seja, queimados.


Gabriel/ Nicomar: Reafirmamos, assim, que é hora de transformação, de mudança, de vida nova, de vida em abundância. Hoje, cada um de nós é chamado a “nascer de novo”, isto é, nascer para uma vida melhor, com respeito e amor uns pelos outros. Páscoa é tempo de amor, de família e de paz. É tempo de agradecermos por tudo o que temos e por tudo que teremos. É um sentimento de esperança, fé e confiança que deve existir em nossos corações. Peçamos pela união e que a Paz prevaleça em cada Turma de nossa Escola.

Diretora Nise: Celebrar a Páscoa significa celebrar a “Vida”. Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que há de “menor” em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor...) e deixar “ressurgir, ressuscitar” tudo que temos de bom, de grandioso em nós.

Orientadora Dayane: Comecemos agora a cultivar o amor, o respeito, o perdão e a sinceridade, e a alegria invadirá nossos corações.

Orientadora Jaqueline: Comecemos agora a aceitar as pessoas como elas são, a tratá-las com respeito e amor, cultivemos em nós a compreensão, a confiança e nos sentiremos melhor.

Orientadora Dayane: Comecemos a crer no outro, a sermos bondosos, pacientes, humildes e amorosos uns com os outros.

Orientadora Jaqueline: Comecemos agora a perdoar de coração, e a ter coragem de também, pedir perdão!

Diretora Nise: Comecemos agora a nos alegrarmos com a verdade, a desculpar os erros dos outros, a crer, a realizar dias melhores e promover a paz.

Com os comentários finais a Diretora Maria Auxiliadora.
A oração é o elo entre nós e Deus, ela é fonte de encorajamento e fortaleza na nossa caminhada diária. Ela é fonte de luz em nossa vida e nos enche de amor, fé e esperança. Juntos, como irmãos, vamos rezar o Pai Nosso...

>>>FOTOS DO PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO<<<
















































Comentários