ASSEMBLEIA DE PAIS - RESUMO


ASSEMBLEIA DE PAIS (RESUMO)

Palavras de boas vindas. "Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema... Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir...
Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem! Tudo ilusão! Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir. Enfim, receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. Muita coisa se perde na lembrança. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete!
Família: Feliz quem tem e sabe curtir, aproveitar e valorizar..."          
Família é projeto de Deus... Então...
Amem-se, Perdoem-se, Aceitem-se, Tolerem-se e vivam como se hoje fosse o último dia que vocês vão estar com a sua família... Deus o abençoe toda família “Pedro Aleixo”!!! (Francisco Azevedo).

No dia 11 de março, sábado aconteceu a ASSEMBLEIA DE PAIS. Na ocasião foram feitos os seguintes repasses:
PRESTAÇÃO DE CONTAS: a APP (2015-2016) realizou a prestação de contas e os investimentos realizados na escola.
• ELEIÇÃO: na assembleia de pais foi eleita e empossada a nova Associação de Pais e Professores e Funcionários, com gestão para os anos de 2017-2018.
A equipe de trabalho que compõe a escola, foi mostrado no telão e apresentados pela Diretora aos presentes.
• A escola durante o ano de 2017  desenvolverá o Projeto:
 Juntos, resgatando a história da escola - Meio século de história. Eu faço parte.
O projeto visa oportunizar a comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração e a valorização dos 50 anos de história da escola na formação intelectual, física e cívica dos educandos... resgatar a memória da escola e preservar essa biografia às gerações futuras, além de acolher a comunidade que de alguma forma participou dessa história, para fortalecer esse vínculo com quem ajudou a construir esses 50 anos.

Avaliação
A avaliação escolar tem o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
São utilizadas diferentes estratégias de avaliação, como: trabalhos, provas, pesquisas, atividades, deveres, etc.  Para os alunos que estudam nos 1º e 2º anos, esta avaliação será trimestral e descritiva, e aos demais, dos 3º aos 9º anos, serão atribuídas notas; Aguardando confirmação que sistema iremos adotar. A avaliação permanecerá com 7,0 para aprovação direta e 5,0 após a recuperação.

Conselho de Classe
A finalidade é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos professores. “O Conselho de Classe é soberano em suas decisões”.

Sala de Apoio Pedagógico
Tem como finalidade oferecer subsídios para que os alunos com dificuldades de aprendizagem superem suas dificuldades e tenham oportunidade de acompanhar, de maneira mais significativa, a turma que frequentam no ensino regular.

Reunião Pedagógica
Momento de parada em que professores, orientadores e gestores planejam suas atividades, trocam ideias, planejam suas ações para desenvolver uma melhor prática pedagógica em sala de aula.

Viagens de Estudos
As viagens de estudos são importantíssimas  para aliar teorias à prática de sala de aula, proporcionar e/ou afirmar novos conhecimentos e integrar alunos e professores. (uma viagem por turma conforme projeto encaminhado pelos professores).

Italiano
Oportuniza o contato dos alunos com uma segunda língua estrangeira. Aulas todas as quartas feiras (15h30min às 17h) e das (17h às 18h30min.)

LEMIN
O LEMIN é um ambiente diferenciado que oferece atividades concretas e lúdicas que possibilitam uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos estudados, associando-os a contextos e situações reais que coloquem o estudante frente a desafios e problemas. Já está em andamento trabalho com os professores do 5º ano e professores de Matemática. Demais projetos a partir de abril.
Os alunos receberão cronograma de atividades e horários assim que iniciarem os trabalhos.

Esporte extraclasse 
É o instrumento para construção de novos conceitos de cidadania, de envolvimento e participação social, incentivando o esporte como uma prática de lazer. Está sendo oferecido na escola, além das aulas de Educação Física, o esporte extraclasse com os professores Gustavo Rietter (Handebol) e Anderson Marcelino (Voleibol);

Cooperjovem
O Programa Cooperjovem está na escola desde 2010 e tem como objetivo disseminar os valores cooperativistas, por meio da educação escolar, o qual ambiciona uma sociedade mais solidária, justa, autônoma, democrática e participativa. Parceria 2017 entre escola e Cooperjuriti.

PROERD
Objetivo do PROERD: Fortalecer a autoestima das crianças e adolescente; valorizar a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência; O projeto será aplicado com os alunos do 5º ano e terá início no dia 04.04.2017.

Programa de Óleo no Futuro 
Programa de Óleo no Futuro visa o recolhimento do óleo vegetal utilizado em cozinhas domésticas e industriais. A escola é um ponto de coleta, portanto, solicitamos às famílias que encaminhem este óleo de cozinha dentro de garrafas pet. O óleo coletado será encaminhado para uma empresa, que devolverá em produtos de limpeza.

Câmara de Vereadores Mirins
Tem como objetivo despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da população.

Banda Marcial
A ideia do projeto surgiu com a necessidade de trazer a música não como um método apenas cultural, mas também como uma proposta pedagógica, estimulando a permanência do aluno na escola, uma vez que, para participar das Bandas Escolares, é preciso que o aluno frequente as aulas regularmente, tenha disciplina e comprometa-se com os ensaios e apresentações.  (Banda  toda terça e quinta-feira nos dois períodos e flauta doce às quartas- feiras) e em andamento projeto com uma turma dos anos iniciais.

Diversos assuntos ainda foram colocados: Regras da escola; recreio monitorado; peso das mochilas... A diretora pediu ajuda aos pais para que armários das salas fossem feitos e alguns pais que trabalham com marcenaria e outros já  se manifestaram  para ajudar.
Após a assembleia houve uma reunião por turma com os pais dos anos iniciais e com os pais dos nonos anos.

Estamos (gestoras, orientadoras, professores e colaboradores) sempre de braços abertos para acolher as famílias, qualquer dúvida, sugestão, reclamação procurem a escola e sua equipe.













































Comentários