REDAÇÃO PREMIADA NACIONALMENTE - PROGRAMA COOPERJOVEM


TEMA: Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente

O século sem sustentabilidade


E, infelizmente aconteceu... Os recursos da natureza estão quase esgotados e as palavras dos sábios se concretizaram.
A espécie incrível que pensava e tinha consciência, provou da própria carne a maior catástrofe de sua história.
No final do século XXI, a população ia crescendo, a era digital estava eufórica. Muitas pessoas estavam conectadas nas redes sociais, mas não conectavam-se consigo mesmas ou com o próximo.
Foram tempos tristes. Havia quem quisesse mudar os outros elevando a voz, mas ninguém é capaz de mudar o outro, temos o poder de influenciar as pessoas e não de mudá-las. A violência foi aumentando e o meio ambiente não foi poupado. Com os avanços tecnológicos, os humanos não foram capazes de preservar o seu bem maior, a natureza e os seus recursos. O resultado não foi dos melhores. A população entrava em um padrão ou consumo da classe média dos países ricos, seriam necessários três planetas Terra para suprir suas necessidades. Nós temos três planetas Terra? Temos algum outro lugar para ir quando sugarmos todos os recursos que existem onde moramos? A resposta é não.
As nações lutavam pelo seu próprio espaço, exercendo o direito de expandir sua economia, mas sem sustentabilidade, o que gerou o caos. A luta por água e alimento era constante, os agricultores aos quais não eram tão valorizados, passaram a ser as estrelas desse tempo difícil. O desafio era sempre o de viver mais um dia. A grande parte dos líderes das nações faziam discursos e promessas, mas nada saia do papel. Havia os bem intencionados e os que usavam sua fonte de poder para suprir suas próprias necessidades e não da sociedade. Tinha dificuldade na comunicação. Pensavam como classes e raças, mas não como humanidade.
Cometeu-se um grande crime contra as gerações futuras. A escassez da água e dos alimentos chegou a ser de um nível insuportável, houve revoltas nas ruas. Lideres com pensamentos psicopatas, entravam na mente das pessoas e as influenciaram. No fim, as armas saíram dos depósitos e ocorreu a temida da terceira guerra mundial. A mais brutal dentre todas. Povos e culturas foram extintos. E esse foi um período em que a humanidade se feriu.
Na guerra não há vencedores, há apenas os que perdem menos. Mas na maior guerra de todos os tempos, a humanidade inteira perdia, choravam como nunca, que se tamanhas lágrimas fossem somadas, formariam um rio. Um rio que denunciaria o egoísmo e o consumismo dos seres humanos.
O mundo era puro caos, escassez de água e alimentos. A humanidade matava a si mesma. Mas no meio de tanto horror e de pessoas mal intencionadas, há também os que se unem e procuram fazer a diferença.
No final da Terceira Guerra, um grupo de jovens reuniram suas ideias de cooperação e sustentabilidade. O grupo se nomeava sombra branca, eles combatiam as ideias dos líderes psicopatas e mostravam que se as pessoas se comovessem naquele momento, poderiam tornar o mundo melhor. Não foi uma tarefa fácil, foi trabalho árduo e puro de pessoas que pensavam nos cidadãos. As pessoas começaram a se sensibilizar com as palavras dos jovens. Trabalhavam juntos para derrubar os líderes mal intencionados, influenciavam as pessoas para o bem. O grupo que começou pequeno, agora era enorme. Começavam a preservar e cuidar dos poucos recursos que ainda restavam.
“Preservar, cuidar e reutilizar” era o lema que mais se ouvia naquele momento. O grupo de jovens mostrou que juntos eram mais fortes, e, por causa da cooperação e carinho ao próximo, as pessoas deixaram de pensar como classes e raças, e sim como seres humanos.

Nós, indivíduos, temos o poder de nos autodestruir ou salvar, a decisão está em nossas mãos.

Comentários