VIAGEM DE ESTUDOS A FLORIANÓPOLIS


As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
Sendo assim, sentimos a necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à Capital do Estado de Santa Catarina, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de Florianópolis após terem estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre a nossa capital e estado, tendo em vista que para muitos esta talvez seja a única oportunidade de fazê-lo.


Para desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Florianópolis o dia todo, e sendo assim, necessitaremos levar alimentos, bebida e dinheiro para pagar as despesas de almoço e materiais básicos para suprir as necessidades dos alunos.

OBJETIVO GERAL:

§  O Projeto Viagem à Capital de Santa Catarina tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternização que envolvam temas e processos históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§  Conhecer a base do projeto Tamar em Florianópolis na Barra da Lagoa (Leste da Ilha);
§  Conhecer algumas praias catarinenses;
§  Estimular a consciência ecológica;
§  Conhecer alguns pontos turísticos, históricos e geográficos da ilha;
§  Conhecer armas, fardamentos e munições utilizadas principalmente a partir da 2ª Guerra Mundial;
§  Conhecer a realidade do litoral.

LOCAIS VISITADOS:
§  Ponte Hercílio Luz
§  Forte Sant’Anna
§  Museu de Armas “Major Lara Ribas”
§  Praça XV de Novembro
§  Museu Cruz e Souza
§  Figueira Centenária e Catedral
§  Mercado Público
§  Assembleia Legislativa
§  Visita ao Projeto Tamar
§  Praia da Joaquina
§  Aeroporto  

Turmas participantes:
§  4º ano A: 18 alunos
§  4º ano B: 17 alunos
§  4º ano C: 25 alunos

Professoras responsáveis:

Rosemeri T.Tomio Zenevisch
Berenice Kucarz
Sandra Morsch
Maria Raquel Chiodini Feder

Data: 15 de setembro de 2016.

Horário saída: 05h00.
Retorno previsto: 22h00.









































































































































                                       


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