As viagens pedagógicas são
tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar
aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de
se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e
cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam
na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o
amanhã. A visita pedagógica monitorada tem como objetivo contribuir no processo
de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a
observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira
geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
Porém, para que esse potencial
seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional e não
sejam consideradas apenas como um passeio para lazer. Para tanto, propomos uma
série de locais e eventos que proporcionarão a nossos alunos vivenciar
realidades e situações diversificadas.
A escola é um local
imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de
comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões
socioculturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os
conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance
dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos
alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de
consciências mais vigorosas porque alimentadas no saber.
Sendo assim, sentimos a
necessidade de desenvolver o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e
cultural à Capital do Estado de Santa Catarina, a fim de proporcionar aos
educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de Florianópolis após terem
estudado fatos históricos e demais conhecimentos relevantes sobre a nossa
capital e estado, tendo em vista que para muitos esta talvez seja a única
oportunidade de fazê-lo.
Para
desenvolver todas as atividades acima descritas, permaneceremos na cidade de Florianópolis
o dia todo, e sendo assim, necessitaremos levar alimentos, bebida e dinheiro
para pagar as despesas de almoço e materiais básicos para suprir as
necessidades dos alunos.
OBJETIVO GERAL:
§ O Projeto
Viagem à Capital de Santa Catarina tem como objetivo propiciar aos alunos
conhecimento educacional através de visitas a pontos turísticos, bem como
motivá-los com passeio e confraternização que envolvam temas e processos
históricos explorados nas disciplinas da série em que se encontram.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
§ Conhecer
a base do projeto Tamar em Florianópolis na Barra da Lagoa (Leste da Ilha);
§ Conhecer
algumas praias catarinenses;
§ Estimular
a consciência ecológica;
§ Conhecer
alguns pontos turísticos, históricos e geográficos da ilha;
§ Conhecer
armas, fardamentos e munições utilizadas principalmente a partir da 2ª Guerra
Mundial;
§ Conhecer
a realidade do litoral.
LOCAIS VISITADOS:
§ Ponte
Hercílio Luz
§ Forte
Sant’Anna
§ Museu de
Armas “Major Lara Ribas”
§ Praça XV
de Novembro
§ Museu
Cruz e Souza
§ Figueira
Centenária e Catedral
§ Mercado
Público
§ Assembleia
Legislativa
§ Visita ao
Projeto Tamar
§ Praia da
Joaquina
§ Aeroporto
Turmas participantes:
§ 4º ano A:
18 alunos
§ 4º ano B:
17 alunos
§ 4º ano C:
25 alunos
Professoras responsáveis:
Rosemeri
T.Tomio Zenevisch
Berenice Kucarz
Sandra Morsch
Maria
Raquel Chiodini Feder
Data: 15 de setembro de 2016.
Horário saída: 05h00.
Comentários
Postar um comentário