PROJETO MATEBÓBORA, 3º ANO A - PROFESSORA TANIA

PLANO DE TRABALHO COM PROJETO


1. Identificação: MATEBÓBORA

Escola: Escola Básica Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo
Professor (a) orientador (a): Tania Maria Ranghetti Sasse
Período de realização: Abril a julho


2. Tema (assinale que opção será adotada neste plano de trabalho)



         Escolhidos pelos alunos


X
         Definido pelo professor /turma

Qual tema: Contagem por estimativa.

3. Apresentação
                                                                                                                    
Foi pensando na participação ativa dos educandos na construção do conhecimento e intercalando a vivência prática com a teoria, que surgiu a ideia de desenvolver o trabalho da contagem por estimativa.
Ensinar matemática envolve formular perguntas, buscar soluções, errar, propor caminhos para novas descobertas. Sendo assim, as investigações por números contribuem para o desenvolvimento da compreensão global, bem como as capacidades matemáticas importantes na formulação dessas descobertas vivenciadas dentro e fora da sala de aula. Estabelecer o conceito do número é fundamental para que se possam fortalecer as próximas atividades.
No decorrer deste projeto o aluno foi desafiado constantemente a fazer estimativas e a verificar se essa estimativa está dentro do aceitável para essa situação. Assim os alunos passam a aprender a justificar suas ideias e opiniões utilizando um raciocínio lógico criativo.

4. Objetivo Geral:

Conhecer as transformações no processo da construção do número, respondendo as necessidades humanas, a fim de identificar e compreender a função do número na sociedade.

5. Objetivos específicos:

·         Conhecer diferentes agrupamentos com diferentes bases, a fim de entender que o nosso sistema de numeração atual é um produto histórico;
·         Conhecer o processo de formação do número, a fim de registrar diferentes quantidades;
·         Entender que os números possuem uma estrutura definida (ordens e classes), para o entendimento da leitura, escrita e representação de diferentes quantidades;
·         Compreender a sequência temporal e sua forma de organização como uma construção histórica da humanidade, a fim de entender a organização das medidas de tempo nas atividades diárias;

6. Conteúdos curriculares, disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa:
·         Leitura, produção de texto e interpretação;
·         Pesquisa da região do Brasil maior produtora de abóbora;
·         Pratos feitos à base de abóbora (receitas);
·         Produção da receita do pão e bolo;
·         Pontuação;
·         Uso do dicionário.
Matemática:
·         Função social do número;
·         Construção do conceito do número: antecessor e sucessor, composição e decomposição, unidade, dezena e centena, sequência numérica e escrita numérica, maior e menor;
·         Contagem por estimativa;
·         Adição e subtração.
Ciências:
·         Alimentação e saúde;
·         Função dos nutrientes encontrados na abóbora.
·         Degustação da receita do pão e do bolo.
Geografia:
·         Localização no mapa do Brasil da região que mais produz abóboras.
História:
História do cultivo de algumas espécies de abóbora no Brasil.

7. Parceiros envolvidos no projeto:
Panificadora do alemão;
Mercado Bogo;
APP da Escola;
Direção e orientação da escola;
Professora orientadora e segunda professora.

8. Plano de ações:
Ação 1:
Descrição: Leitura do texto:

O Reformador do Mundo
(Monteiro Lobato)

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.
– Asneiras, Américo?
– Pois então?!… Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem que ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
 Mas o melhor – concluiu – não é pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
E Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!
De repente, no melhor da festa, plaf! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio no nariz.
Américo desperta de um pulo; pisca, pisca; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não era tão mal feito assim. E segue para casa refletindo:
– Que espiga! Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim a primeira vítima teria sido eu? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum!
Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está, que está tudo muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida a fora, mas já sem cisma de corrigir a natureza. 

Tempo previsto: 03 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras e alunos.

Ação 2:
Descrição: Realizada em sala uma comparação entre o tamanho da Jabuticaba e da Abóbora trazidas pela Professora Orientadora.

Tempo previsto: 02 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras e alunos

Ação 3:
Descrição: Por estimativa os estudantes tentaram acertar o número de sementes que uma abóbora possui.
Após a realização da atividade a abóbora foi utilizada na cozinha para complementar a merenda.

Tempo previsto: 01 aula

Profissionais envolvidos: Professoras e alunos.

Ação 4:
Descrição: Realizado o corte da abóbora, é feito a divisão da turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo recebeu um montinho de sementes da abóbora cortada. Eles realizaram a contagem real das sementes por divisão em dezenas (decomposição), e realizada a contagem total.

Tempo previsto: 03 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos.

Ação 5:
Descrição: Fomos até a horta e plantamos as sementes da abóbora pescoço. O acompanhamento do desenvolvimento da planta se dá através da observação diária.

Tempo previsto: 01 aula para o plantio.

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos e zelador da escola.

Ação 6:
Descrição: Aula no laboratório de informática, para pesquisa das espécies de abóboras cultivadas no Brasil e a região que mais produz.

Tempo previsto: 02 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos e estagiária de informática.

Ação 7:
Descrição: Interpretação dos rótulos de doce de abóboras, observando ingredientes utilizados, nome da indústria, cidade e estado de localização, data de fabricação e de validade, valores calóricos. Com os itens pesquisados elaboração e resolução de situações problemas.

Tempo previsto: 04 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras e alunos

Ação 8:
Descrição: Ida ao mercado para observar e comprar os tipos de abóboras que ali são vendidas.

Tempo previsto: 01 aula

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos, orientadora, proprietária do mercado.

Ação 9:
Descrição: Um dos estudantes da turma foi a Padaria do Alemão, da Cidade de Massaranduba – SC, e viu que lá tinha Pão de Abóbora. Comunicando a professora, está foi até a padaria e convidou o Padeiro para vir ensinar a receita e a forma de fazer o Pão de Abóbora para toda a turma. No dia 25/06 o padeiro veio, passou a receita para os alunos, que copiaram no caderno e levaram para casa para mostrar aos pais. Foram produzidos dois pães com os estudantes e depois todos experimentaram um pedaço.

Ingredientes para o pão de abóbora moranga e cabotiá:

1 abóbora moranga cabotiá;
1 litro de água;
5 kg de farinha de trigo;
100 gr de sal;
500 gr de açúcar;
300 gr de margarina;
5 ovos;
2 colheres de fermento para pão.

Modo de preparo:
Cozinhar a abóbora com casca e sementes em um litro de água por uma hora.
Deixar esfriar.
Moer no liquidificador com a casca e a semente e misturar com os demais ingredientes.
Sovar a massa no cilindro e dividir em 15 pedaços.
Deixar crescer até o ponto de assar.
Aquecer o forno em temperatura média de 180 graus e assar por uma hora.
Deixar esfriar e servir.

Tempo previsto: 04 aulas

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos, padeiro, orientadora e merendeira da escola.

Ação 10:
Descrição: Através da pesquisa realizada pelos alunos escolhemos uma das receitas para realizarmos com a turma. A receita escolhida foi: Bolo de abóbora pescoço com coco.

Ingredientes:

4 ovos;
 4 colheres de margarina;
  2 xícaras de açúcar;
  2 xícaras de abóbora cozida;
 1 xícara de farinha de trigo;
 1 xícara de amido de milho;
1 xícara de coco;
1 colher de fermento químico.

Modo de preparo:
Aqueça o forno em temperatura média de 180° C.
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com a margarina e o açúcar.
Misture a abóbora, a farinha de trigo, o amido de milho, o coco ralado e o fermento. Por último acrescente as claras em neve.
Coloque em uma forma com furo central e untada com margarina. Leve para assar durante 40 minutos ou até que, espetando um palito saia seco.

Tempo previsto: 02 aulas de 45 minutos.

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos e merendeira da escola.


Ação 11:
Descrição: Para finalizarmos o projeto os alunos foram na sala de informática, realizar uma pesquisa sobre os nutrientes e vitaminas que encontramos nas abóboras.

Tempo previsto: 01 aula de 45 minutos.

Profissionais envolvidos: Professoras, alunos e estagiária da sala de informática.


9. Tempo total de realização do projeto:  04 meses

10. Material e suporte necessários:
·         Receita pão: abóbora cabotiá, farinha de trigo, ovos, fermento biológico, açúcar, sal, margarina Qualy, água morna.
·         Receita bolo: abóbora de pescoço, açúcar, farinha de trigo, ovos, margarina, coco ralado, fermento químico.
·         Jabuticaba
·         Abóboras: Cabotiá, moranga, de pescoço e abobrinha.


11. Produto final: O projeto desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental superou as expectativas, pois abriu caminhos para a busca de novas estratégias de análise, interpretação, envolvendo situações diárias do contexto dos alunos.

12. Instrumento(s) e critérios de avaliação:
·         Leitura e interpretação do texto e do rótulo;
·         Pesquisa;
·         Registros avaliativos;
·         Envolvimento de atividades práticas.


































Comentários