SENSIBILIZAÇÃO DOS COLABORADORES PARA OS JOGOS COOLÍMPICOS

Os colaboradores da Escola Pedro Aleixo, em parceria com o Programa Cooperjovem, se reuniram no Parque da Malwee, no dia 01 de agosto de 2016, para definirem propostas de atividades para as Coolimpíadas da Escola Pedro Aleixo, que em parte acontecerão em paralelo as Olimpíadas do Rio de Janeiro e terão continuidade ao longo do II Semestre. O objetivo principal é incentivar a prática da cooperação na sala de aula, na escola e comunidade através de jogos e atividades diversificadas de forma cooperativa.
Os jogos cooperativos investem na convivência pacífica e na aproximação das pessoas. Também são chamados de exercícios de convivência. Ajudam as pessoas a recuperarem atitudes de confiança, colaboração, solidariedade, amizade, cooperação entre outros valores. São jogos onde todos se divertem, lembrando que a felicidade só é real quando é compartilhada entre todos e não somente para os mais fortes, com notas mais altas ou mais ágeis. Os jogos cooperativos são jogos para compartilhar, unir grupos e propor desafios, ensinar a quem joga a participar com os outros e não contra os outros. Com a cooperação aprendemos a superar desafios e não as pessoas. Aprendemos a olhar os outros com suas qualidades e auxiliando-os nas dificuldades.
O mais importante nesta dinâmica é que todos ganham ou perdem juntos, não existindo a possibilidade de ganhar ou perder sozinho. São oportunidades de eliminar o medo do fracasso e ganhar ou perder passa a ser apenas uma referência para um aprender constante, reforçando a confiança em si mesmo e nos outros. As atividades proporcionam alegria, motivação e respeito. Os participantes, sempre são mais importantes e a ênfase é dada ao processo e não ao resultado final. Os envolvidos ampliam os laços de amizade e convivência.


Tudo é possível se for possível para todo o Mundo!












































Comentários