CONCURSO DA MASCOTE DOS JOGOS COOLÍMPICOS 2016 - EQUIPE AMARELA

COLABORADORES DA EQUIPE AMARELA
Catia Travassos
Cinthia Mara Friedmann Tomio
Clara Isabela Ferreira Bauer
Eloise Cristine Manchen Eichstaedt
Janette Kuczkowski Safanelli
Luciano Rietter
Maria Ester Moser
Norberto Ramalho
Salete Fátima de Oliveira

AVALIADORA RESPONSÁVEL : Cooperativa Juriti

OBJETIVO DO CONCURSO:  Desenhar um animal que coopera em prol do benefício mútuo do grupo com o qual vive, para ser a mascote dos jogos coolímpicos da escola no ano de 2016.

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO DESENHO:
a)  Criatividade;
b)  Originalidade;
c)  Clareza;
d)  Adequação ao tema (associação ao esporte).

Não serão permitidos desenhos que possuam conteúdos que:
a)  Possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;
b)  Sejam obscenos e/ou pornográficos;
c)  Contenham dados ou informação que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);
d)  Constituem ofensa à liberdade de crença e às religiões;
e)  Contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias;
f)   Violem qualquer Lei, ou sejam inapropriados;
g)  Tenham sido produzidos por terceiros.




1º ANO A, Professoras Ilinise e Sabrina – Abelha KAKAU
Justificativa: Se observarmos o trabalho das abelhas, podemos aprender como a união faz a força. Através desta união podemos perceber a cooperação delas umas com as outras. Trabalham de forma organizada e harmoniosa para o bem-estar do grupo. O auxílio mútuo e a soma de esforços garantem a sobrevivência e a prosperidade da colônia.
1º ANO B, Professora Carolina – Pombo PEDRO
Justificativa: O pombo é uma ave que simboliza a paz. Ambos, macho e fêmea, constroem o seu ninho, num trabalho diário e harmonioso. Ambos chocam os ovos de onde virão os seus filhotes. Ambos cuidam e alimentam os seus filhos. Não delegam no outro essa responsabilidade. Cooperam numa função que entendem como comum, sem entrar em conflito. No seu voo, na sua postura e no seu comportamento, o pombo é conhecido como uma ave simples, autêntica, verdadeira. Devido à sua visão excepcional, os pombos são por vezes utilizados como auxiliares na busca por pessoas perdidas e também em missões especiais de salvamento. Os pombos foram utilizados como meio de comunicação. Outro fato bastante peculiar é o de que o pombo é considerado uma ave sagrada em alguns povos e sua alimentação é considerada uma benção, que vai trazer alguns benefícios. Segundo as escrituras sagradas, Noé solta uma pomba para ver se as águas do dilúvio minguaram e esta volta com um ramo de oliveira que mais tarde nos jogos olímpicos se torna uma coroa (as folhas com os louros) para os atletas vitoriosos. Esta mascote que nos representa é chamada de PEDRO e traz o símbolo coolímpico e olímpico estampado em seu uniforme. A mascote PEDRO gosta de jogar com o outro BASQUETECOOP.
2º ANO A, Professora Cinthia – Abelha TOM
Justificativa: Escolhemos a abelha pelo motivo que elas trabalham de forma organizada e harmônica para o bem-estar geral da colmeia e por viverem em sociedade.
2º ANO B, Professora Cinthia – Abelha TONY
Justificativa: Escolhemos a abelha pelo motivo que elas trabalham de forma organizada e harmônica para o bem-estar geral da colmeia e por viverem em sociedade.
3º ANO A, Professora Tania e Eloise – Elefante KEVIN E MAX
Justificativa: Os elefantes aprendem rápido a cooperar entre si para resolver um problema. Ajudam uns aos outros em momento de adversidades. Parecem estar emocionalmente ligados. Os elefantes estão entre os mamíferos mais inteligentes, ao lado dos primatas e golfinhos. Demonstram sinal de sofrimento com a morte dos companheiros de manada e são capazes de se organizar em dupla, cooperando para que ambos obtenham comida.
3º ANO B, Professora Eloise – Pinguim GUGA
Justificativa: O pinguim imperador é uma espécie que para sobreviver a temperaturas de até - 80C, desenvolveram diversos mecanismos de cooperação e superação de dificuldades. Para se protegerem do frio e dos ventos, eles se agrupam próximos uns dos outros e fazem revezamento para o centro ficar mais aquecido. Todos passam pelo local mais quente e também pelas pontas, local mais frio. Outro exemplo de cooperação ocorre, quando as fêmeas colocam os ovos e os machos ficam responsáveis por chocar e alimentar os filhotes pela primeira vez. Depois que elas voltam do mar, onde foram buscar alimento, é a vez dos machos irem fazer o mesmo.
         Há também a “marcha dos pinguins”, onde centenas de pinguins, fazem uma jornada de milhas de distância pelo continente a pé, enfrentando muitas dificuldades. Tudo para encontrar seu amor verdadeiro. Esta marcha é feita em conjunto e também é um exemplo de cooperação.
4º ANO A, Professora Berenice e Sandra – Castor MIA
Justificativa: O castor trabalha em equipe, cooperando na construção de grandes represas.

4º ANO B, Professora Roberta – Abelha YARABELLA
Justificativa: A abelha está sempre em cooperação com as demais. Qualquer atividade é feita em grupo, principalmente na produção do mel.
4º ANO C, Professora Roberta – Pinguim PÓLOGUIM
Justificativa: Os pinguins cooperam e se ajudam no dia a dia. Quando é frio o grupo se junta para se aquecer. São os machos que chocam os ovos.
5º ANO A, Professora Carolina – Golfinho ALEIXA
Justificativa: O golfinho foi declarado a segunda criatura mais inteligente do planeta, após os seres humanos, e os cientistas sugerem que estes seres são tão brilhantes que devem ser tratados como “pessoas não humanas”. Os golfinhos que vivem em estado silvestre cooperam em formas que implicam estruturas sociais complexas e um alto nível de sofisticação emocional. Os golfinhos cooperam com precisão em estratégias para encurralar bancos de peixes que lhes servirão de alimento. Os golfinhos de Laguna nunca se enganam: sempre que dão o “sinal” há tainha por perto. Em uma relação próxima com os pescadores, que beira à amizade, os golfinhos seguem um ritual centenário capaz de tocar qualquer pessoa: em um movimento sincronizado, ainda inexplicado pela ciência, eles cercam o cardume de tainhas e emitem um sinal, um comportamento sutil, cada um a seu modo, do momento certo de o pescador lançar a tarrafa ao mar, fazendo com que capture mais peixes que o normal. A pesca cooperativa, como é chamada a interação entre o golfinho e os pescadores, é única no mundo por envolver a tradição da pesca da tainha. Existem exemplos parecidos em outros lugares no mundo, mas nenhuma delas se compara à de Santa Catarina por se tratar de peixes e golfinhos de espécies diferentes. Esta mascote que nos representa é chamada de ALEIXA e traz o símbolo coolímpico estampado em seu uniforme. A mascote ALEIXA nos Jogos Coolímpicos participará da modalidade BASQUETECOOP.

5º ANO B, Professora Berenice – Abelha ZEEB
Justificativa: As abelhas cooperam umas com as outras fazendo o mel.

5º ANO C, Professora Arabele – Formiga BOB
Justificativa: As formigas são um exemplo perfeito de cooperação. Elas são insetos sociais e trabalham juntas para levar objetos muito maiores do que elas até o formigueiro. Tarefas como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas, são divididas entre todos os membros.
         Seu comportamento cooperativo é extremamente eficiente na busca, transporte e armazenamento de alimentos, assim como na reprodução e na defesa do grupo. E essa cooperação é a base da sua sobrevivência.


6º ANO A, Professores Éder, Fabiane e Gustavo – Quero-quero CHIQUINHO
Justificativa: O quero-quero é comum em muitos países. É a ave símbolo dos campos gaúchos, sempre avisa que alguém vem chegando. Em seu redor se formaram várias lendas, aparece em cantigas tradicionais e se tornou personagem literário e dramatúrgico. Segundo uma lenda, até hoje este pássaro chamado quero-quero vive alegremente nos campos. Dizem que o seu canto é para lembrar a todos os que escutam que é preciso querer duas vezes: querer o bem para si, mas também querer para os outros.
6º ANO B, Professores Éder e Luciana – Formiga BR
Justificativa: As formigas andam em grupos. Elas têm uma união muito forte. Sempre cooperam umas com as outras e com certeza também com o meio ambiente. Levam nutrientes para o fundo do solo. A sua função na natureza é muito importante. Deixa a terra saudável, também removendo carcaças de animais que morreram as levando para o formigueiro.
6º ANO C, Professores Arline, Marcela e Rafael – Arara Azul COARARA
Justificativa: A arara azul vive em bando, o que significa que cooperam entre si. Quase nunca se vê uma arara sozinha. Alimentam-se de insetos, larvas, brotos, frutas e sementes. Seu peso varia de 1,7kg – 2kg, o comprimento até 1m, põe de 2 a 3 ovos demorando 35 dias para os filhotes nascerem.
7º ANO A, Professores Dayane e Matheus – Golfinho ZIC
Justificativa: Os golfinhos vivem em grandes grupos constituídos por animais de ambos os sexos e todas as idades. Eles vivem juntos para além de procurar alimento, ajudar a proteger uns aos outros. Eles possuem uma “linguagem” que em certos casos, usam para evitar violência ou confronto. Apresentam fortes vínculos sociais.
7º ANO B, Professores Marli e Rosane – Esquilo SQUILPORTS
Justificativa: Os esquilos são um exemplo de grupo de animais que convivem em cooperação pois ajudam uns aos outros, tanto para alertar o outro quando há perigo, quanto para achar alimento ou até mesmo um lar.
7º ANO C, Professores Marli e Simão – Abelha TOBELHA
Justificativa: As abelhas trabalham juntas para satisfazer as necessidades básicas do grupo, de forma organizada e harmônica, além de morrer pelo bem comum do grupo, salvando suas companheiras.
8º ANO A, Professores Arabele, Norberto e Tamires – Elefante PHANT
Justificativa: O elefante é um animal cooperativo. Quando uma fêmea tem seu filhote, toda a manada ajuda a cuidar do bebê. Quando um predador tenta atacar, todos os elefantes se unem contra ele.
8º ANO B, Professores Marcio e Marizete – Formiga FORBRA
Justificativa: A formiga é uma das espécies de animal que mais coopera. E ainda o faz de forma extremamente organizada. Tudo em um formigueiro é criteriosamente orquestrado.
8º ANO C, Professores Norberto e Marizete – Lobo THÉO
Justificativa: Cada animal dentro da alcateia, ajuda na sobrevivência do grupo, como na caça, procura de abrigo, água, proteção de filhotes e do próprio grupo. A possibilidade de um logo solitário morrer é alta.

8º ANO D, Professores Cátia e Murilo – Beija-flor OLIMPIO
Justificativa: O beija-flor representa a cura. Ele é simbolizado pela alegria. O beija-flor é importante na natureza porque poliniza muitas plantas. Ele é um grande responsável na distribuição de novas espécies de plantas e flores, deixando o nosso Brasil mais bonito para as olimpíadas.
9º ANO A, Professores Marcela e Nise – Lobo BIBOU
Justificativa: Desde filhote, o lobo vive na alcateia, ou seja, em grupo. Sempre coopera e protege os outros lobos. Respeita com fidelidade os seus iguais. Os lobos se organizam em matilhas para manter estabilidade e se ajudarem na caçada.
9º ANO B, Professores Adriana e Jessica – Elefante PENELOPE
Justificativa: Os elefantes ajudam uns aos outros em momentos de adversidade. Eles parecem estar emocionalmente ligados, então é de se esperar algum nível de cooperação.
9º ANO C, Professores Adriana e Jessica – Ararinha Azul ZEZINHO

Justificativa: Ambos, macho e fêmea, colaboram para alimentar o filhote e a caçar alimento para eles mesmos. Também cooperam com o ambiente onde vivem e com suas futuras gerações, consumindo as frutas locais e defecando suas sementes pela mata toda, assim fazendo com que cresçam novas árvores.



Comentários