COLABORADORES DA EQUIPE AMARELA
Catia Travassos
Cinthia Mara Friedmann Tomio
Clara Isabela Ferreira Bauer
Eloise Cristine Manchen Eichstaedt
Janette Kuczkowski Safanelli
Luciano Rietter
Maria Ester Moser
Norberto Ramalho
Salete Fátima de Oliveira
AVALIADORA
RESPONSÁVEL : Cooperativa Juriti
OBJETIVO DO CONCURSO: Desenhar
um animal que coopera em prol do benefício mútuo do grupo com o qual vive, para ser a mascote dos jogos coolímpicos da escola no ano de 2016.
CRITÉRIOS
PARA ESCOLHA DO DESENHO:
a) Criatividade;
b) Originalidade;
c) Clareza;
d) Adequação
ao tema (associação ao esporte).
Não
serão permitidos desenhos que possuam conteúdos que:
a) Possam causar danos a terceiros, seja através de
difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;
b) Sejam obscenos e/ou pornográficos;
c) Contenham dados ou informação que constituem ou
possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos
como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);
d) Constituem ofensa à liberdade de crença e às
religiões;
e) Contenham dados ou informações racistas ou
discriminatórias;
f) Violem qualquer Lei, ou sejam inapropriados;
g) Tenham sido produzidos por terceiros.
1º ANO A, Professoras Ilinise e Sabrina – Abelha KAKAU
Justificativa:
Se observarmos o trabalho das abelhas, podemos aprender como a união faz a
força. Através desta união podemos perceber a cooperação delas umas com as
outras. Trabalham de forma organizada e harmoniosa para o bem-estar do grupo. O
auxílio mútuo e a soma de esforços garantem a sobrevivência e a prosperidade da
colônia.
1º
ANO B, Professora Carolina – Pombo PEDRO
Justificativa:
O pombo é uma ave que simboliza a paz. Ambos, macho e fêmea, constroem o seu
ninho, num trabalho diário e harmonioso. Ambos chocam os ovos de onde virão os
seus filhotes. Ambos cuidam e alimentam os seus filhos. Não delegam no outro
essa responsabilidade. Cooperam numa função que entendem como comum, sem entrar
em conflito. No seu voo, na sua postura e no seu comportamento, o pombo é conhecido
como uma ave simples, autêntica, verdadeira. Devido à sua visão excepcional, os
pombos são por vezes utilizados como auxiliares na busca por pessoas perdidas e
também em missões especiais de salvamento. Os pombos foram utilizados como meio
de comunicação. Outro fato bastante peculiar é o de que o pombo é considerado
uma ave sagrada em alguns povos e sua alimentação é considerada uma benção, que
vai trazer alguns benefícios. Segundo as escrituras sagradas, Noé solta uma
pomba para ver se as águas do dilúvio minguaram e esta volta com um ramo de
oliveira que mais tarde nos jogos olímpicos se torna uma coroa (as folhas com
os louros) para os atletas vitoriosos. Esta mascote que nos representa é
chamada de PEDRO e traz o símbolo coolímpico e olímpico estampado em seu
uniforme. A mascote PEDRO gosta de jogar com o outro BASQUETECOOP.
2º
ANO A, Professora Cinthia – Abelha TOM
Justificativa:
Escolhemos
a abelha pelo motivo que elas trabalham de forma organizada e harmônica para o
bem-estar geral da colmeia e por viverem em sociedade.
2º ANO B, Professora Cinthia –
Abelha TONY
Justificativa: Escolhemos
a abelha pelo motivo que elas trabalham de forma organizada e harmônica para o
bem-estar geral da colmeia e por viverem em sociedade.
3º ANO A, Professora Tania e Eloise
– Elefante KEVIN E MAX
Justificativa: Os
elefantes aprendem rápido a cooperar entre si para resolver um problema. Ajudam
uns aos outros em momento de adversidades. Parecem estar emocionalmente
ligados. Os elefantes estão entre os mamíferos mais inteligentes, ao lado dos
primatas e golfinhos. Demonstram sinal de sofrimento com a morte dos
companheiros de manada e são capazes de se organizar em dupla, cooperando para
que ambos obtenham comida.
3º ANO B, Professora Eloise –
Pinguim GUGA
Justificativa: O
pinguim imperador é uma espécie que para sobreviver a temperaturas de até - 80⁰C, desenvolveram
diversos mecanismos de cooperação e superação de dificuldades. Para se
protegerem do frio e dos ventos, eles se agrupam próximos uns dos outros e
fazem revezamento para o centro ficar mais aquecido. Todos passam pelo local
mais quente e também pelas pontas, local mais frio. Outro exemplo de cooperação
ocorre, quando as fêmeas colocam os ovos e os machos ficam responsáveis por
chocar e alimentar os filhotes pela primeira vez. Depois que elas voltam do
mar, onde foram buscar alimento, é a vez dos machos irem fazer o mesmo.
Há também a “marcha dos pinguins”, onde
centenas de pinguins, fazem uma jornada de milhas de distância pelo continente
a pé, enfrentando muitas dificuldades. Tudo para encontrar seu amor verdadeiro.
Esta marcha é feita em conjunto e também é um exemplo de cooperação.
4º
ANO A, Professora Berenice e Sandra – Castor MIA
Justificativa:
O
castor trabalha em equipe, cooperando na construção de grandes represas.
4º
ANO B, Professora Roberta – Abelha YARABELLA
Justificativa:
A
abelha está sempre em cooperação com as demais. Qualquer atividade é feita em
grupo, principalmente na produção do mel.
4º
ANO C, Professora Roberta – Pinguim PÓLOGUIM
Justificativa:
Os
pinguins cooperam e se ajudam no dia a dia. Quando é frio o grupo se junta para
se aquecer. São os machos que chocam os ovos.
5º
ANO A, Professora Carolina – Golfinho ALEIXA
Justificativa: O
golfinho foi declarado a segunda criatura mais inteligente do planeta, após os
seres humanos, e os cientistas sugerem que estes seres são tão brilhantes que
devem ser tratados como “pessoas não humanas”. Os golfinhos que vivem em estado
silvestre cooperam em formas que implicam estruturas sociais complexas e um
alto nível de sofisticação emocional. Os golfinhos cooperam com precisão em
estratégias para encurralar bancos de peixes que lhes servirão de alimento. Os
golfinhos de Laguna nunca se enganam: sempre que dão o “sinal” há tainha por perto.
Em uma relação próxima com os pescadores, que beira à amizade, os golfinhos
seguem um ritual centenário capaz de tocar qualquer pessoa: em um movimento
sincronizado, ainda inexplicado pela ciência, eles cercam o cardume de tainhas
e emitem um sinal, um comportamento sutil, cada um a seu modo, do momento certo
de o pescador lançar a tarrafa ao mar, fazendo com que capture mais peixes que
o normal. A pesca cooperativa, como é chamada a interação entre o golfinho e os
pescadores, é única no mundo por envolver a tradição da pesca da tainha.
Existem exemplos parecidos em outros lugares no mundo, mas nenhuma delas se
compara à de Santa Catarina por se tratar de peixes e golfinhos de espécies
diferentes. Esta mascote que nos representa é chamada de ALEIXA e traz o
símbolo coolímpico estampado em seu uniforme. A mascote ALEIXA nos Jogos
Coolímpicos participará da modalidade BASQUETECOOP.
5º
ANO B, Professora Berenice – Abelha ZEEB
Justificativa:
As
abelhas cooperam umas com as outras fazendo o mel.
5º
ANO C, Professora Arabele – Formiga BOB
Justificativa: As
formigas são um exemplo perfeito de cooperação. Elas são insetos sociais e
trabalham juntas para levar objetos muito maiores do que elas até o
formigueiro. Tarefas como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das
larvas e pupas, são divididas entre todos os membros.
Seu comportamento cooperativo é
extremamente eficiente na busca, transporte e armazenamento de alimentos, assim
como na reprodução e na defesa do grupo. E essa cooperação é a base da sua
sobrevivência.
6º
ANO A, Professores Éder, Fabiane e Gustavo – Quero-quero CHIQUINHO
Justificativa: O
quero-quero é comum em muitos países. É a ave símbolo dos campos gaúchos,
sempre avisa que alguém vem chegando. Em seu redor se formaram várias lendas,
aparece em cantigas tradicionais e se tornou personagem literário e
dramatúrgico. Segundo uma lenda, até hoje este pássaro chamado quero-quero vive
alegremente nos campos. Dizem que o seu canto é para lembrar a todos os que
escutam que é preciso querer duas vezes: querer o bem para si, mas também
querer para os outros.
6º
ANO B, Professores Éder e Luciana – Formiga BR
Justificativa: As
formigas andam em grupos. Elas têm uma união muito forte. Sempre cooperam umas
com as outras e com certeza também com o meio ambiente. Levam nutrientes para o
fundo do solo. A sua função na natureza é muito importante. Deixa a terra
saudável, também removendo carcaças de animais que morreram as levando para o
formigueiro.
6º
ANO C, Professores Arline, Marcela e Rafael – Arara Azul COARARA
Justificativa: A
arara azul vive em bando, o que significa que cooperam entre si. Quase nunca se
vê uma arara sozinha. Alimentam-se de insetos, larvas, brotos, frutas e
sementes. Seu peso varia de 1,7kg – 2kg, o comprimento até 1m, põe de 2 a 3
ovos demorando 35 dias para os filhotes nascerem.
7º
ANO A, Professores Dayane e Matheus – Golfinho ZIC
Justificativa: Os
golfinhos vivem em grandes grupos constituídos por animais de ambos os sexos e
todas as idades. Eles vivem juntos para além de procurar alimento, ajudar a
proteger uns aos outros. Eles possuem uma “linguagem” que em certos casos, usam
para evitar violência ou confronto. Apresentam fortes vínculos sociais.
7º
ANO B, Professores Marli e Rosane – Esquilo SQUILPORTS
Justificativa: Os
esquilos são um exemplo de grupo de animais que convivem em cooperação pois
ajudam uns aos outros, tanto para alertar o outro quando há perigo, quanto para
achar alimento ou até mesmo um lar.
7º
ANO C, Professores Marli e Simão – Abelha TOBELHA
Justificativa: As
abelhas trabalham juntas para satisfazer as necessidades básicas do grupo, de
forma organizada e harmônica, além de morrer pelo bem comum do grupo, salvando
suas companheiras.
8º
ANO A, Professores Arabele, Norberto e Tamires – Elefante PHANT
Justificativa: O
elefante é um animal cooperativo. Quando uma fêmea tem seu filhote, toda a
manada ajuda a cuidar do bebê. Quando um predador tenta atacar, todos os
elefantes se unem contra ele.
8º
ANO B, Professores Marcio e Marizete – Formiga FORBRA
Justificativa: A
formiga é uma das espécies de animal que mais coopera. E ainda o faz de forma
extremamente organizada. Tudo em um formigueiro é criteriosamente orquestrado.
8º
ANO C, Professores Norberto e Marizete – Lobo THÉO
Justificativa: Cada
animal dentro da alcateia, ajuda na sobrevivência do grupo, como na caça,
procura de abrigo, água, proteção de filhotes e do próprio grupo. A
possibilidade de um logo solitário morrer é alta.
8º
ANO D, Professores Cátia e Murilo – Beija-flor OLIMPIO
Justificativa: O
beija-flor representa a cura. Ele é simbolizado pela alegria. O beija-flor é
importante na natureza porque poliniza muitas plantas. Ele é um grande
responsável na distribuição de novas espécies de plantas e flores, deixando o
nosso Brasil mais bonito para as olimpíadas.
9º
ANO A, Professores Marcela e Nise – Lobo BIBOU
Justificativa: Desde
filhote, o lobo vive na alcateia, ou seja, em grupo. Sempre coopera e protege
os outros lobos. Respeita com fidelidade os seus iguais. Os lobos se organizam
em matilhas para manter estabilidade e se ajudarem na caçada.
9º
ANO B, Professores Adriana e Jessica – Elefante PENELOPE
Justificativa: Os
elefantes ajudam uns aos outros em momentos de adversidade. Eles parecem estar
emocionalmente ligados, então é de se esperar algum nível de cooperação.
9º
ANO C, Professores Adriana e Jessica – Ararinha Azul ZEZINHO
Justificativa: Ambos,
macho e fêmea, colaboram para alimentar o filhote e a caçar alimento para eles
mesmos. Também cooperam com o ambiente onde vivem e com suas futuras gerações,
consumindo as frutas locais e defecando suas sementes pela mata toda, assim
fazendo com que cresçam novas árvores.
Comentários
Postar um comentário