COOPERJOVEM: EQUIPE 5 - AMARELO: PROJETO EDUCACIONAL COOPERATIVO


Projeto Educacional Cooperativo



Ao chegarmos a um novo ambiente, nem sempre sabemos exatamente como devemos nos comportar. É um novo grupo, com outros valores, costumes, regras, ritmos etc.,  precisamos aprender a viver de acordo com as novas regras, nascidas da interação com os participantes do novo grupo. Espaços cooperativos geram atitudes de cooperação.

Objetivo específico: construir um ambiente escolar cooperativo para a melhoria das relações sociais através do uso de valores.

Data da realização: 08.10.2015

Ação: identificar atitudes e ações que precisam ser transformadas.

Atividades: fazer a leitura do texto “Viver junto e cooperar” do livro Iniciando a cooperação/ Cooperjovem. Dialogar sobre o texto. Caça ao tesouro dentro do espaço escolar.

Responsáveis: Professores da equipe amarela: Roberta, Cinthia, Rosemeri, Juliane*, Tania*, Alice*, Marco*, Teresinha*.



CAÇA AO TESOURO



Bem Vinda Equipe. Vocês foram selecionados para participar da Caça ao tesouro da Cooperação. Antes de mais nada escolha um líder para sua equipe e faça a leitura dos objetivos desta atividade abaixo para o grupo.

Informações Complementares
- Esta atividade é uma atividade em equipe, portanto incentive seus colegas a participar da mesma;
- Troque ideias durante o percurso e não tenha pressa de concluí-lo;
- As atividades de solicitação descritas como “tarefa” valem pontos de bonificação no somatório geral da equipe.

 “Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco eu sei. Eu nada sei.” (Almir Sater e Renato Teixeira)

Nº 01: Dirija-se ao local direcionado ao público infantil. É um lugar colorido com vários brinquedos. Sua senha encontra-se aos arredores deste local.
Tarefa: Reúna sua equipe, escreva o nome de um valor humano e depois bata uma foto da sua equipe com esta palavra.





 “Vivendo e aprendendo a jogar. Vivendo e aprendendo a jogar. Nem sempre ganhando. Nem sempre perdendo. Mas, aprendendo a jogar.” (Guilherme Arantes)

Nº 02: A próxima pista não é difícil, se precisar de ajude procure um profissional de Educação Física talvez ele esteja neste espaço.

Tarefa: Aproveite este espaço para fazer uma selfie coletiva do grupo valendo pontos de bonificação.







 Nº 03: Dirija-se ao local onde ficam os meios de transporte mais usados pelos funcionários da escola.

Tarefa: Faça a soma dos números finais das placas dos carros. E registre o total.




Nº 04: A próxima senha vocês encontrarão no lugar reservado para as premiações escolares.

“Vemos as coisas como elas são e perguntamos: Por quê? Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto: Por que não?” (Geroge Bernard Shaw)


 Você conseguiu localizar os troféus, Parabéns!

Tarefa: Para vocês conseguirem marcar pontos, façam uma lista de modalidades que a escola já foi campeã.








Nº 05: A próxima senha encontra-se nas escadarias da escola.

Tarefa: Tire uma foto da equipe, todos devem estar sentados.





Nº 06: Para chegar na próxima pista saia por duas portas de vidro e encontre a pista.

Tarefa: contorne as palmáceas, forme um círculo ao redor de uma e cante uma cantiga popular.

“Nunca sei, ao certo, se sou um menino de dúvidas ou um homem de fé. Certezas o vento leva. Só as duvidas continuam de pé.” (Paulo Leminski)







Nº 07 Dirija-se até o local que possibilita uma visão mais abrangente da matemática.

Tarefa: Forme um desenho utilizando o tangram, não esqueça de tirar uma foto do desenho pronto.




Nº 08: Depois disso vá até a área mais verde da escola e encontre a próxima pista.
 “Uma fórmula importante para alcançar o sucesso é confiar em si mesmo. E a fórmula para alcançar a confiança em si mesmo é o treinamento.” Arthur Ashe






Nº 09 Ao lado deste ambiente você encontrará um local onde também se pratica atividades esportivas.

Tarefa: Junte seu grupo e construa um castelo. Quando estiver pronto, utilize a bandeira e identifique sua equipe.
















Nº 10: Você encontrará a próxima pista no local onde se armazena um líquido precioso.


11: Siga em frente, vá até o local onde uma pequena plantação de vegetais contempla o ambiente.

Tarefa: Listar o nome dos vegetais encontrados na horta escolar.







Nº 12: Para a próxima pista, vá com sua equipe até uma casinha de madeira.

Tarefa: escreva o nome dos personagens do Programa Cooperjovem.







Nº 13: Continue adiante, aproveite para descansar um pouco em um dos bancos com árvores. Encontre a próxima pista.

Tarefa: Escreva por extenso a quantidade de árvores que vocês encontraram neste local.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. (Willian Shakespeare)









Nº 14: A próxima pista encontra-se em um ambiente destinado a suas refeições. Continue no percurso a frente que você irá encontrar.


Tarefa: Escolha um detalhe do desenho e escolha alguém para pintar.

Enquanto a cor de pele for mais importante do que o brilho nos olhos, haverá guerra.” (Bob Marley)
















Nº 15: Após finalizar a pintura, vá com sua equipe até o local de acesso até a escola. Este ano este virou eletrônico.


Vocês conseguiram. Aproveite este momento para agradecer pelo dia de hoje, pelas amizades que cultivamos e para que Deus nos proteja e nos acompanhe nesta missão tão importante que cada um de nós possui.

Tarefa: Digam em voz alta a palavra OBRIGADO!!


Nº 16: A próxima pista vocês encontrarão em uma sala onde este ano está destinada para várias funções e uma delas são os projetos.


Tarefa: Muito bom! Antes de prosseguir, uma tarefa para pontos de bonificação. Escreva no quadro a palavra ...e registre com a câmera fotográfica.















Nº 17: para desvendar a próxima pista siga à diante até o local onde podemos sentar e apreciar um belo espetáculo.


Tarefa: Pesquise uma imagem que represente a equipe de vocês. Identifique a turma, salve em minhas imagens.

“Vá firme na direção de sua meta. Por que o pensamento cria. O desejo atrai e a fé realiza.”






Nº 18: Continue no trajeto, a próxima pista irá estar em um lugar muito especial da escola. Para este ano foi preparado um local onde se pode sentar com a turma e viajar na imaginação com uma boa leitura.

Tarefa: Escolha um livro, registre o nome dele e do autor. Escolha alguém da sua equipe e solicite que faça a leitura da história em voz alta.




















Nº 19: A próxima pista estará guardada no ambiente onde a pesquisa é bastante utilizado por este meio tecnológico.

 Laboratório de informática. Caso alguém esteja utilizando este ambiente, peça licença e diga que você e sua equipe precisam cumprir a tarefa.

Tarefa:  Escolha um membro da equipe e solicite que o mesmo utilize o maior computador e escreva uma frase completando. “Minha equipe é.....” Não esqueça de salvar e registrar o nome de sua equipe.







20: Siga em frente até localizar o local onde a escola se reúne para homenagens, palestras e outros momentos.

Parabéns!! Sua equipe está quase concluindo a caça ao tesouro.

Tarefa: Agora é hora de juntar as peças e formar a frase. Organize seus materiais recolhidos ao longo da caçada. Junte a equipe e faça uma linda foto.

Procure a equipe organizadora para retirar o seu tesouro!!!

















AGUARDANDO AS FOTOS DAS OUTRAS TURMAS







Comentários