DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA MINISTRO PEDRO ALEIXO

Dia da família na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Ministro Pedro Aleixo
08.08.2015        14h30min

Vida em família é a vida com referência
Nosso endereço de chegada,
assim como o de saída
sendo assim por toda nossa vida
Tudo passa, todos passam
mas família sempre fica
Ela é  a nossa substância
Ela é quem realmente tem importância
Desde a mais nossa tenra idade
Da nossa infância à adolescência
De quando se amadurece até quando se envelhece
De quando se casa e nova família nasce…cresce.
com ela você tem muito mais que somente um nome
você, tem carinho, respeito e o amor de um grande coração
Um coração de família…
Boa tarde sejam bem vindos a Escola Ministro Pedro Aleixo onde queremos celebrar a família, nosso bem mais precioso.

1-Para dar início assistiremos um vídeo
Em geral, a família é considerada o fundamento básico e universal das sociedades, embora variem suas estruturas e funcionamento. A família tem, portanto, grande responsabilidade no processo de socialização da criança. Escola e família são importantes na formação do indivíduo. É participando do grupo que ele aprende a fazer parte da sociedade que constitui sua identidade. Diariamente na escola Pedro Aleixo os alunos ouvem a história da família de Tistu, do livro o menino do dedo verde, que faz parte do projeto Valores humanos, da escola para a vida.  Queremos contar para  vocês a história da família do menino do dedo verde.

2-Contação da história do menino do dedo verde

3- Cantar a música do Tistu.
Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Convido os alunos das séries finais para apresentarem a oração da família.

4- Oração da família.
Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias. É também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes. É na família também que aprendemos a cuidar de um bem precioso, o planeta Terra, nossa casa. Convido os alunos do 4º ano A, com a participação especial dos alunos do 5º A para apresentarem o planetinha.

5- Planetinha
Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existem direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações. Aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domésticas, os deveres diários. Muitos definem a família como sendo a “base de tudo”, uma expressão bastante utilizada para caracterizar o laço familiar que vai além do sangue, sendo também emocional e espiritual. Mas esta base pode se desintegrar, desgastando e se tornando prejudicial. Então, é preciso preservá-la sempre, por isso organizamos um kit família. Convido um representante de cada família para ficar de pé para receber um kit.

6- Apresentação do kit família.
Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade. É acima de tudo ser o amigo de todas as horas é estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente na vida do filho. Ser pai é aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite de suas forças, mas mesmo arquejado pelo peso que o sufoca se ergue e supera, sempre lutando e alcança a vitória. Ser pai é além de educar estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinar pipas, andar de mãos dadas. Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa sentar com o filho para ver um desenho animado, ouví-lo falar de seus aprendizados de vida. A missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado. Convido os alunos para cantarem a música aos pais.

7- Música 11 vidas
Neste ano de 2015 O Programa Cooperjovem em parceria com o SESCOOP e com a Cooperativa Juriti completa 5 anos em nossa escola. Muitas conquistas foram alcançadas e com certeza muitas estão por vir. Este ano estamos desenvolvendo o Projeto valores humanos, na escola para a vida. Nos murais da escola foram expostas algumas frases que lembram a cooperação e algumas fotos e momentos do programa. O  objetivo do programa na escola é  de disseminar os valores do cooperativismo, construídos a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. Convido neste momento o presidente da Cooperativa Juriti Sr Orlando Givanella para falar um pouco mais desta parceria.

8- Cooperativa.

9- Palestra com João Carlos de Oliveira

10- Entrega dos presentes

11- Convidar os tesoureiros da escola para entregarem o presente para o Sávio
A família é algo único e insubstituível, extremamente necessário para a formação do ser humano. Sua ausência gera graves consequências. Pais e filhos precisam se manter unidos, dialogando diariamente. É preciso cuidá-la com carinho, dedicação e fé, para que sua estrutura se mantenha forte e  seus indivíduos não caiam no mundo dos vícios e das futilidades.
Neste momento quero agradecer as famílias por terem aceitado nosso convite, agradecer a APP, os professores, as merendeiras, as serventes, a professora Meri que fez o chocolate, as bibliotecárias que organizaram o kit, nossos secretários e todos que de um modo geral auxiliaram para a realização deste evento.

Muito obrigado por terem vindo e convidamos para saborearem o café.





















































































Comentários