SARAU DOS VALORES HUMANOS

Sarau dos Valores Humanos
Dia (14.07.2015 para as séries iniciais)
MATUTINO
VESPERTINO
Dia (15.07.2015 para as séries finais)
MATUTINO
VESPERTINO


Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola é o espaço apropriado para promover uma reflexão sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Hoje estamos desenvolvendo mais uma atividade do Projeto Educacional Cooperativo, o SARAU DOS VALORES HUMANOS. Sejam todos bem vindos a este ambiente de aprendizagem e troca de conhecimento. Sarau é um evento cultural ou musical que pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.

1-Convido os alunos do 1º ano A, juntamente com a Profª Marlene e com a participação especial do profº Éder para declamarem e cantarem a poesia de José Paulo Paes, “Se esta rua fosse minha”.

1-Convido os alunos do 1º ano B, juntamente com a Profª Marlene e com a participação especial do profº Éder para declamarem e cantarem a poesia de José Paulo Paes, “Se esta rua fosse minha”.

1-Convido os alunos do 6º ano A e B, juntamente com os Profª Eder, Nise, Matheus para  cantarem e dramatizarem a história “ O menino do dedo Verde”.

1-Convido a aluna Ketlin do 6º ano C, juntamente com os Profª Nise e Profº Gustavo para realizarem a Contação da história “ O menino do dedo verde”.


Os valores humanos são a base de nossos pensamentos e atitudes. Eles são aprendidos na convivência social e dão origem ás regras de uma sociedade. Então, para que aconteçam mudanças nas regras, devemos investigar em quais valores elas estão apoiadas e a sua validade atual.

2- Assistiremos um vídeo da turma da Mônica chamado amigos.

2- Assistiremos um vídeo da turma da Mônica chamado amigos.

3- Convido os alunos do 4º ano C, juntamente com a Profª Fabiana para apresentarem a música Ter um amigo.

2-Convido os alunos do 6º ano B, juntamente com os Profª Dayane e Profº Matheus para apresentarem  a Poesia “ Trem de Ferro” de Manuel Bandeira.

2- Convido os alunos do 7º ano C, juntamente com a Profª Tamires e Marli para apresentarem a Poesia “ABC dos valores humanos”.


A escola é um espaço privilegiado para aprender valores, regras e limites, pois possibilita a convivência com as diferenças e permite pensar, também, sobre o que faz bem ao outro. Ela é o lugar da vida coletiva e do compartilhamento de direitos e deveres, onde também é possível aprender a fazer escolhas.

3- Convido os alunos do 3º ano A, juntamente com as profª Cinthia e Fabiana para apresentarem a dança circular com a música bola de meia, bola de gude.

4- Convido os alunos do 2º ano A, juntamente com as profª Rosemeri e Sabrina para cantarem a música Era uma vez.

4-Convido os alunos do 3º ano B, juntamente com a profª Cinthia para apresentarem a dança circular com a música bola de meia, bola de gude.

5- Convido os alunos do 2º ano B, juntamente com a profª Rosemeri para cantarem a música Era uma vez.

3- Convido os alunos do 7º ano A, juntamente com a profª Juliane e Jessica para cantarem a música Sonhar – Mc Gui.

4- Convido os alunos do 8º ano B, juntamente com a profª Maria Paula para declamarem a poesia Lorena Fontes e cantarem a música Cooperar.

3-Convido os alunos do 7º ano D, juntamente com a profª Luciana para apresentarem a mensagem a Ilha do Valores.


Valores Humanos são investimentos afetivos. Isso quer dizer que, apesar de se apoiarem em conceitos, estão ligados a emoções, tanto positivas quanto negativas. Educar para os valores é transmitir aos filhos ou alunos ideias em que realmente acreditamos como por exemplo, que cada um é responsável por seus atos.

5-Convido os alunos do 4º ano A, juntamente com a profª Janette para apresentarem a interpretação da canção Amigo.

6-Convido a aluna do 5º ano C, juntamente com a profª Monica e a estagiária Clara para apresentar a poesia Desejo de Augusto Cury

5-Convido a aluna Geórgia do 6º ano B, juntamente com os Profª Dayane e Profº Matheus para apresentarem a poesia “Plutão” de Olavo Bilak.

4-Convido os alunos do 8º ano C, juntamente com as profª Maria Alice e Luzia  para apresentarem o jogral Amizade e cantar a  música Piloto automático – Supercombo.


Norteadores da vida em sociedade e reconhecidos universalmente, os valores humanos básicos foram instituídos historicamente. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas, constituiu-se uma importante iniciativa, prescrevendo direitos para todos, com objetivo de orientar as ações humanas, visando o bem comum da humanidade. O direito à vida, liberdade, igualdade, dignidade e outros que constam em artigos da Declaração.

6-Convido os alunos do 5º ano A, juntamente com a profª Tania para cantarem a música A PAZ de autoria da banda Roupa Nova.

7-Convido a aluna do 5º ano C, juntamente com a profª Monica e a estagiária Clara para apresentar a poesia O sonho da autora Clarice Lispector.

6-Convido os alunos do 9º ano A, juntamente com a profª Dayane para cantarem a paródia da musica “Mulher de fases”.

5-Convido os alunos do 7º ano D, juntamente com as profª Marli e Luciana para apresentarem a dramatização “Arvores dos valores”.


O grande desafio da escola é formar pessoas capazes de construir conhecimentos e capacitá-las para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania, considerando parâmetros da ética e solidariedade. Este é o eixo do processo educacional humanizador para enfrentar as frequentes violações dos direitos humanos.

7-Convido os alunos do 5º ano A, juntamente com a profª Tania para apresentarem a dramatização é índio ou não é índio?

8- Convido a aluna do 4º ano C, juntamente com a Profª Fabiana para declamar a poesia Amigos.

9-Convido os alunos do 5º ano B, juntamente com o Profº Kristiano para cantarem a música Caminhando e Cantando

7-Convido os alunos do 8º ano A, juntamente com a profª Luzia e a Orientadora Maria Auxiliadora  para apresentarem o jogral Amizade e a  música Supercombo – Piloto Automático.

8- Convido os alunos do 7º ano A, juntamente com os Profª Juliane e Jessica  para apresentarem o jogral “ Árvore dos valores humanos”.

6- Convido os alunos do 9º ano C, juntamente com a Profª Dayane para cantarem  a música Ser Feliz – Daniel.



A Educação em Valores Humanos defende o conhecimento profundo do ser humano, o amor, como base pedagógica e encara a espiritualidade como dimensão natural do ser. Busca o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as faculdades do ser humano, harmonizando-as e unificando-as.

8-Convido os alunos do 4º ano A, juntamente com a profª Janette para apresentarem a dramatização da música Planetinha.

10-Convido os alunos do 5º ano C, juntamente com a profª Monica  e a estagiária Clara para cantarem a música Epitáfio da banda Titãs.

11-Convido os alunos do 5º ano B, juntamente com o Profº Kristiano para declamarem a poesia Bons Valores

9-Convido os alunos do 7º ano B, juntamente com as profª Jessica e Profª Sabrina para cantarem a música Valeu amigo – Mc Pekeno e menor.

7-Convido os alunos do 7º ano C, juntamente com a profª Tamires e Profª Marli  para cantarem a música O dia do bem – Rick e Renner.


 É preciso reconhecer a contribuição de uma educação baseada em valores e de seu papel como transformadores de um mundo novo que aspira a novos conhecimentos, sabedoria, fé e amor. Faz-se necessária uma renovação da compreensão do homem, do mundo e das ciências exatas e humanas, não apenas intelectual, mas pela transformação interior.

9-Convido os alunos do 3º ano A, juntamente com as profª Cinthia e Fabiana para cantarem a música Pra ser feliz

12-Convido os alunos do 3º ano B, juntamente com a profª Cinthia para cantarem a música Pra ser feliz

13-Convido o aluno do 4º ano B, juntamente com a Profª Roberta para declamar a poesia Somos todos iguais

10-Convido a aluna Thaís Bublitz do 9º ano A, juntamente com as profª Dayane para declamar a poesia  “O homem e a morte” de Manuel Bandeira.

8-Convido os alunos do 9º ano D, juntamente com os profª Rodolfo e profª Dayane para cantarem a Paródia da música Me leva contigo – Restarte.



Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação.

10-Convido os alunos do 2º ano A, juntamente com as profª Rosemeri e Sabrina para apresentarem a dramatização: Os valores humanos.


14- Convido os alunos do 4º ano B, juntamente com a Profª Roberta para apresentarem a dança chocolate

15-Convido os alunos do 2º ano B, juntamente com a profª Rosemeri para apresentarem a dramatização: Os valores humanos.

11-Convido os alunos do 7º ano B, juntamente com a profª Sabrina e Profª Jessica para apresentarem a Poesia “ABC dos valores”.

12-Convido os alunos do 9º ano B, juntamente com a profª Adriana para cantarem a música Vamos construir.


Quando as nossas atitudes estão de acordo com os nossos valores e, ao refletirmos sobre eles, percebemos que estão comprometidos com o bem comum, é porque  já somos capazes de avaliar o efeito causado por nossos atos.
Quero neste momento agradecer as professoras Marlene, Rosemeri, Sabrina J., Marli e Jéssica por terem organizado este Sarau e também agradecer os demais professores que realizaram lindas apresentações com suas turmas. Parabéns aos alunos pela participação.

A felicidade reside em quem sabe desfrutar de cada momento da vida. Valorize seus desejos, cultive seus sonhos, busque seus objetivos. Quando acreditamos que merecemos, tudo é possível!








































































































































































































































Comentários