DIA DE FORMAÇÃO - TROCA DE EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA PEDRO ALEIXO

21.07.2015 período integral.
·         Apresentação do projeto COOPERJOVEM: VALORES HUMANOS.
Promover no ambiente escolar uma mobilização coletiva, para a melhoria das relações sociais através da aprendizagem da cultura da cooperação, fundamental para uma convivência mais responsável.

1-  Boas vindas do Diretor Anderson
2-  Vídeo apresentando  a escola
3-  Apresentação do Programa Cooperjovem e da Cooperativa Juriti feita pela Coordenadora do programa Leila
4- Contação da história do menino do dedo verde feita pela aluna Ketlin (6ºC)
5-      Música cantada pelos colaboradores da escola sobre a história do menino do dedo verde
6-      Café
7-      Dinâmica do bingo
8-      Apresentação da atividade realizada no Parque Malwee: corrida de orientação cooperativa
9-      Apresentação dos trabalhos das equipes:
Valores se aprende (EQUIPE 1 : Tamires, Tamires Lays, Maria, Juliana, Adriana, Matheus - VERMELHO). Os valores indicam os direitos e os deveres, individuais e coletivos, e estimulam atitudes responsáveis diante da vida pessoal, comunitária e profissional.
Os valores e o bem comum (EQUIPE 2:  Marli, Éder, Luciana, Clara, Marlene, Sabrina Joceli, Karina, Soraia-  VERDE). Ficar atento a acontecimentos que, a princípio, não têm nada a ver com nossos interesses individuais pode ajudar a perceber como algumas pequenas atitudes podem fazer diferença na vida das pessoas e nos relacionamentos, tornando a convivência mais afetiva e solidária.
Dos valores à cidadania (EQUIPE 3:  Anderson, Dayane, Maria Ester, Ester Moser, Jéssica, Kristiano, Alexandre, Luciano - AZUL). Pensar coletivamente em formas inovadoras de participação, por meio das quais somos mobilizados a agir, é uma forma de protagonismo. Ao identificar alguma situação que merece ser alterada, ao pensar formas de enfrentamento e ao realizar ações planejadas e avaliar os resultados, podemos interferir em decisões e exercer cidadania.
Sonhos e projetos de vida (EQUIPE 4:  Murilo, Silvania, Rodolfo, Maria Paula, Sabrina M, Monica, Liamara, Gustavo - LARANJADO). O Programa Cooperjovem espera que os alunos coloquem em prática as suas aprendizagens e tenham a oportunidade de experimentar suas ideias. Para isso, quer colaborar para que você continue com asas abertas e crie estratégias de ação protagonista.
Viver junto e cooperar (EQUIPE 5:  Roberta, Cinthia, Rosemeri, Juliane, Marco, Tania , Alice -  AMARELO). Ao chegarmos a um novo ambiente, nem sempre sabemos exatamente como devemos nos comportar. É um novo grupo, com outros valores, costumes, regras, ritmos etc. precisamos aprender a viver de acordo com as novas regras, nascidas da interação com os participantes do novo grupo. Espaços cooperativos geram atitudes de cooperação.
Participação: protagonismo e empreendedorismo (EQUIPE 6: Tiago, Luzia, Fabiana, Jaqueline, Nise, Carolina, Janette, Tafarel - BRANCO). Entre as estratégias que estão sendo utilizadas para inserir os jovens no debate sobre o seu futuro, de modo a se perceberem como atores sociais que podem influenciar ou, até mesmo, mudar o rumo desses debates, a ideia do protagonismo juvenil é a que tem sido, por parte dos jovens, mais acolhida e provocado mais entusiasmo.
10-   Dinâmica da corda
11-   Dinâmica do dominó, a Fantástica fábrica de resultados
12-   Avaliação do dia através de uma imagem construída com tampinhas
13-   Dança circular
















































































































Comentários