VISITA DA ESCOLA ATAÍDE MACHADO DE JARAGUÁ DO SUL

No dia 18 de Junho, a Escola Pedro Aleixo recebeu a visita de um grupo de estudantes e professores da Escola Ataíde Machado, de Jaraguá do Sul. A visita tinha como objetivo apresentar os projetos realizados em nossa escola, além das atividades realizadas pelo LEMIN.
O grupo de 27 alunos do 9º ano, acompanhados dos professores de matemática, orientadora e diretora, foi recebido pelo diretor Anderson que os apresentou a escola, sendo feita uma pequena apresentação das atividades desenvolvidas no auditório da escola.
Em seguida, o professor Matheus apresentou o projeto “Olimpíadas de Matemática”, seus objetivos e foram resolvidas algumas questões da prova da OBMEP 2015 com os alunos, prova do qual eles também participaram. Depois disso, o professor Luciano apresentou o site do LEMIN, um ambiente interativo e de comunicação com o público em geral, onde podem ser encontradas atividades, exercícios, fotos, etc.
Na sequência, através de uma dinâmica relacionada com probabilidade, os alunos foram divididos em dois grupos, sendo que um seguiria para o projeto “A Geometria no Origami” e o outro iria para o “Projeto Xeque-Mate”. No origami os estudantes conheceram a lenda do tangram (quebra cabeça de sete peças), cada estudante confeccionou o seu e depois puderam montar figuras com as peças. Também aprenderam o origami de balão de festa junina. Confeccionando o tangram e o balão, foram reforçados vários conteúdos matemáticos, como medidas, conhecimento de figuras geométricas, cálculo de área e perímetro, dentre outros. Além de estimular a paciência, persistência, concentração, coordenação motora, entre outros aspectos. No xadrez, os estudantes puderam aprender a lenda da criação do xadrez (a Lenda de Sissa) e as ideias matemáticas relacionadas a ela, como potenciação, notação científica, além de cálculo de possibilidades para os primeiros movimentos de uma partida.
A Escola Pedro Aleixo e o LEMIN agradecem a visita, é sempre bom trabalhar em parceria para melhorar a educação em nossa região.
























Comentários