ESCOLA PEDRO ALEIXO PARTICIPOU DA 37ª OBM - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


A 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) começou na sexta-feira (12) com a aplicação da prova da primeira fase. Mais de 500 mil estudantes do ensino fundamental e médio realizaram a inscrição em mais de três mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país. 

A aplicação da prova da primeira fase foi realizada nas escolas inscritas, em horário livre, e foi dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. No nível 1, participam os estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, no nível 2, os que cursam o 8º e 9º ano e no nível 3, os estudantes de qualquer série do ensino médio. 


A nossa escola participou com um grupo de estudantes que se destacaram na primeira fase da OBMEP, e também os estudantes do projeto “Olimpíadas de Matemática” realizado pelo LEMIN (Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton). Os alunos participantes vieram em período extraclasse para participar da Olimpíada.

Cerca de 25 alunos do período matutino e vespertino realizaram a prova. Vale salientar que essa Olimpíada é composta de 3 fases: a 1ª fase, acontece na própria escola é composta por uma prova de 20 ou 25 questões objetivas (depende do nível), os alunos têm 3 horas para fazê-la. A segunda fase, também acontece na própria escola, caso tenha alunos classificados, porém a prova contempla 9 problemas abertos divididos em duas seções, parte A e B, e a duração da prova é de 4 horas e 30 minutos. Já a terceira e última fase, acontece em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participando da primeira fase da OBM, o aluno também está participando da primeira fase da ORM – SC (Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina), que abrange alunos de toda rede pública ou privada de nosso estado. A primeira fase de ambas é a mesma prova.

Gostaríamos de parabenizar os alunos participantes pelo esforço e dedicação, durante a realização da Olimpíada.

Em breve os resultados da primeira fase.
































Comentários