PASSEIO DE ESTUDO: O CONTO


Professora: Dayane Michelle Thom Mueller
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 6º Anos A, B e C

TEMA GERADOR DO PASSEIO DE ESTUDO
O CONTO

Ida ao cinema (Shopping Park Europeu)
Data: 29 de abril de 2015 no período vespertino




JUSTIFICATIVA: O aluno quando chega ao sexto ano se depara com vários tipos de narrativas, entre elas está o Conto. A leitura do conto faz parte da nossa vida desde a infância, portanto vale ressaltar a importância dessas histórias e observar os valores nelas contidos, seja lendo, ouvindo ou assistindo, bem como perceber o que caracteriza o gênero conto. Além dos livros, os filmes deste gênero também são um grande recurso do professor, principalmente para refletir tudo o que foi visto e produzido. Para tanto, assistir um filme em uma sala de cinema, é inesquecível, principalmente para aqueles que nunca tiveram oportunidade de fazê-lo. É uma das ferramentas perfeitas para este projeto, pois como afirma a pedagoga e coordenadora do projeto Cine Educação, da Cinemateca de São Paulo, Silvia Meirelles, em entrevista a revista Nova Escola:

 "Estamos absolutamente imersos num mundo audiovisual. Justamente por isso, a escola deveria cada vez mais se apropriar desse meio. O cinema como ilustração didática está inserido na escola há muito tempo, mas essa é uma geração que está exposta o tempo inteiro à linguagem visual - via televisão, celular, internet. Temos de aprimorar o uso desse recurso e encará-lo de forma crítica.

 

 

 

 OBJETIVOS:
·         Promover a leitura de contos de diferentes autores;
·         Promover a discussão do enredo e dos valores encontrados nesses textos;
·         Desenvolver a interpretação textual;
·         Observar as características do conto;
·         Incentivar a produção textual de um conto fantástico;
·         Reescrever o texto observando ortografia, acentuação, estrutura;
·         Oportunizar aprendizado e entretenimento.

METODOLOGIA: livro didático, exposição oral sobre o conto, leitura de diferentes contos, produção textual, desenho. Filme no cinema: Cinderela.

DESENVOLVIMENTO: Abordagem sobre o gênero conto, levantando questionamentos sobre os contos mais conhecidos, seus autores, quais valores aprendemos com essas narrativas, quem contou, quem leu. Breve relato e leitura de diferentes contos. Análise das características dessa narrativa, produção do conto fantástico. Após isto, os alunos assistirão ao filme Cinderela e na aula seguinte haverá exposição dos contos e desenhos produzidos por eles.

Referências Bibliográficas

CEREJA, Willian R., MAGALHÃES, Thereza C., Português Linguagens. Ed. Saraiva: 2011.



Comentários