Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 6º Anos A, B e C
TEMA GERADOR DO
PASSEIO DE ESTUDO
O CONTO
Ida
ao cinema (Shopping Park Europeu)
Data:
29 de abril de 2015 no período vespertino
JUSTIFICATIVA: O aluno quando chega ao sexto ano se depara com vários tipos de narrativas,
entre elas está o Conto. A leitura do conto faz parte da nossa vida desde a
infância, portanto vale ressaltar a importância dessas histórias e observar os
valores nelas contidos, seja lendo, ouvindo ou assistindo, bem como perceber o
que caracteriza o gênero conto. Além dos livros, os filmes deste gênero também são um
grande recurso do professor, principalmente para refletir tudo o que foi visto
e produzido. Para tanto, assistir um filme em uma sala de cinema, é
inesquecível, principalmente para aqueles que nunca tiveram oportunidade de
fazê-lo. É uma das ferramentas perfeitas para este projeto, pois como afirma a
pedagoga e coordenadora do projeto Cine Educação, da Cinemateca de São Paulo,
Silvia Meirelles, em entrevista a revista Nova Escola:
"Estamos absolutamente
imersos num mundo audiovisual. Justamente por isso, a escola deveria cada vez
mais se apropriar desse meio. O cinema como ilustração didática está inserido
na escola há muito tempo, mas essa é uma geração que está exposta o tempo
inteiro à linguagem visual - via televisão, celular, internet. Temos de
aprimorar o uso desse recurso e encará-lo de forma crítica.
OBJETIVOS:
·
Promover a leitura de contos de
diferentes autores;
·
Promover a discussão do enredo e dos
valores encontrados nesses textos;
·
Desenvolver a interpretação textual;
·
Observar as características do conto;
·
Incentivar a produção textual de um
conto fantástico;
·
Reescrever o texto observando
ortografia, acentuação, estrutura;
·
Oportunizar aprendizado e
entretenimento.
METODOLOGIA:
livro didático, exposição oral sobre o conto, leitura de diferentes contos,
produção textual, desenho. Filme no cinema: Cinderela.
DESENVOLVIMENTO:
Abordagem
sobre o gênero conto, levantando questionamentos sobre os contos mais
conhecidos, seus autores, quais valores aprendemos com essas narrativas, quem
contou, quem leu. Breve relato e leitura de diferentes contos. Análise das
características dessa narrativa, produção do conto fantástico. Após isto, os
alunos assistirão ao filme Cinderela e na aula seguinte haverá exposição dos
contos e desenhos produzidos por eles.
Referências
Bibliográficas
CEREJA, Willian R., MAGALHÃES, Thereza C., Português Linguagens. Ed. Saraiva:
2011.
Comentários
Postar um comentário