HOMENAGEM: DIA DAS MÃES NA ESCOLA PEDRO ALEIXO

Homenagem para as mães ou para alguém especial!!
Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear. Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… À ela devemos nossa vida pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade.

1-                 POEMA : PARA SEMPRE DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE declamado pela aluna Geórgia (6º B matutino) e pelo aluno Lucas (9ºC vespertino)

Para Sempre

Por que Deus permite 
que as mães vão-se embora? 
Mãe não tem limite, 
é tempo sem hora, 
luz que não apaga 
quando sopra o vento 
e chuva desaba, 
veludo escondido 
na pele enrugada, 
água pura, ar puro, 
puro pensamento. 
Morrer acontece 
com o que é breve e passa 
sem deixar vestígio. 
Mãe, na sua graça, 
é eternidade. 
Por que Deus se lembra 
— mistério profundo — 
de tirá-la um dia? 
Fosse eu Rei do Mundo, 
baixava uma lei: 
Mãe não morre nunca, 
mãe ficará sempre 
junto de seu filho 
e ele, velho embora, 
será pequenino 
feito grão de milho. 

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas' 

Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa. Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor. Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.
2-  MÚSICA: É POR VOCÊ QUE CANTO (4º E 5º ANOS)

É Por Você Que Canto (Leandro e Leonardo)

Quanto mais o tempo passa
Mais eu gosto de você
Este seu jeito de me abraçar
Este seu jeito de olhar pra mim
Foi que fez com que
Eu gostasse logo de você
Tanto assim
É por você que canto
Quanto mais você me abraça
Mais eu quero ter você
Cada beijo que você me dá
Faz meu corpo todo estremecer
Sem você eu sei que
Não teria nenhuma razão
Pra viver
É por você que canto
Pode tudo transformar
Pode tudo se perder
Pode o mundo virar contra mim
Aconteça seja lá o que for
Cada dia que passar
Eu quero ainda muito mais
Seu amor
É por você que canto

O Dia das Mães será no domingo, mas não é só por isso que ela merece homenagem. Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela. Por mais que elas briguem, te tirem do sério e dêem trabalho, mães são pessoas tão confusas e perdidas na vida quanto nós, mas conseguem ser um modelo de raça, força e amor que marcam a gente pro resto da vida.
2-      TIPOS DE MÃE APRESENTADO PELOS ALUNOS DO 6º ANO 9º ANO

1) Mãe leoa
Ela quer sempre superproteger os filhos, enfrenta tudo e todos e não admite que ninguém mexa com suas crias. Ela é valente, não abaixa a cabeça nunca. E dificilmente mostra suas fraquezas. Ela protege tanto seus filhos que quer fazer tudo por eles e acaba não os deixando “sair para o mundo”.
2) Mãe perfeccionista
Para ela a casa tem que estar sempre muito bem arrumada, o uniforme muito bem passado, as férias muito bem planejadas, os filhos muito bem apresentáveis. Pode ter surtos de estresse em casos de picnics no parque, trilhas ecológicas e oficinas de culinária para crianças. Suas frases preferidas são: “Vamos tomar banho”, “Vou ficar maluca com tanta bagunça” e “Ai, meu Deeeeuuss, essa mancha nunca mais vai sair”!
3) Mãe de primeira viagem
Na maioria das vezes é insegura, um pouco desajeitada, e muitas vezes descontrolada! Tenta mostrar que tem o controle da situação, mas basta alguma coisa sair da rotina, que ela se desespera. É viciada no pediatra. Leva uma tralha infinita para passeios e viagens. Cai nas competições entre mães e se seu filho não se encaixa no “estereótipo perfeito”, mal consegue dormir à noite. É completamente apaixonada e cuidadosa com o bebê. Normalmente dispensa a babá e curte muito ficar o dia todo fazendo tudo para seu filho.
4) Mãe amiga
Ela é companheira, mente aberta, moderninha e não tem assunto tabu que a deixe constrangida ou sem jeito. Quando tem filhos mais novos, procura encaixá-los em todos os seus programas e, quando eles são mais velhos, ela se encaixa nos programas deles. Está sempre disposta a buscar os filhos (e a sua turma) de madrugada nas festas e conversa com eles de igual pra igual. É chamada carinhosamente de “tia” pelos amigos dos filhos e vista por eles como a mãe dos sonhos. Suas frases preferidas são: “Já fiz muito isso quando tinha a sua idade”, “Me liga quando a festa acabar” e “Que saia linda! Empresta pra mamãe?”.
5) Mãe de terceira, quarta, quinta… viagem
Ela é totalmente desencanada. “A chupeta do recém-nascido caiu no chão? Pode colocar na boca, é vitamina S”. Para ela, os filhos já nascem criados e não são nada frágeis. Para ela, a maioria das mães é “fresca” e não deixa os filhos fazerem nada! Ela não se baseia em livros, ou artigos para educação, e deixa seus filhos aprenderem a maioria das coisas sozinhos. As outras mães têm receio dela, muitas a acham desleixada. Ela é segura e transmite isso para seus filhos.

6) Mãe com açúcar
Ela é extremamente carinhosa, super cuidadosa e amorosa. É tão doce que quase deixa os filhos diabéticos. Adora mimá-los e não mede esforços pra vê-los felizes – e fortinhos. Não permite que os filhos chorem, mas se choram, ela chora junto. Seus dotes incluem um pudim delicioso e um cafuné que só ela sabe fazer. Suas frases preferidas são: “Eu te amo muito, viu?”, “Quem é a lindeza da mamãe?” e “Fica, vai ter bolo”.
7) Mãe 36 horas
Ela está sempre ligadona, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, entre elas, cuidar dos filhos. Vai de casa para a escola, da escola para o trabalho, do trabalho para a analista e de lá #partiuzumba. De tanta coisa para fazer, vira e mexe esquece a apresentação de ballet da filha ou de providenciar os itens para a festa do filho na escola, que já é amanhã de manhã. Suas frases preferidas são: “Minha bateria está acabando”, “Filho, agora não dá pra jogar joguinho no celular da mamãe” e “Preciso de um dia com 36 horas porque, olha, tá difícil”.
8) Mãe PHD
Ela acha que sabe de tudo! Na teoria, ela conhece todos os temas relacionados ao universo infantil, mas na prática ainda tem muito a aprender. Se sente super segura e suas teorias e formas de educação são sempre as mais corretas. Ela sempre tem uma crítica para a maneira com que as outras mães cuidam de seus filhos. Não admite (e talvez nem enxergue) seus próprios erros e não pede ajuda nunca!
9) Mãe tigre
São extremamente rígidas e exigem o máximo de seus filhos. Ela quer nota 10, e não 9, 6, porque acredita que seu filho é perfeitamente capaz de chegar ao máximo. E, se não tirou 10 é porque não se esforçou o bastante. Ela zela para que seu filho pratique todos os dias e isso vale para tudo: dos exercícios de Matemática aos esportes. A regra é praticar e praticar, pois só a prática leva à perfeição. A mãe tigre não dá liberdade de escolha aos filhos porque ela sabe o que é melhor para eles – e, os filhos, podendo escolher, sempre escolhem o que for mais fácil. Ela é econômica nos elogios e não é “obcecada com a autoestima das crianças”. Quando o elogio é cabível, a mãe tigre exalta o esforço e o empenho do filho, nunca seu talento ou dom, pois só o esforço e o empenho levam a algum lugar. Não protege o filho das aflições e desconfortos cotidianos, ela o deixa enfrentá-los. Só assim, ele saberá lidar com as asperezas da vida adulta.
10) Mãe desavisada
Ela está sempre com uma cara de paisagem, especialmente quando os filhos estão aprontando todas e tocando o terror no play. Não sei se ela não sabe como agir ou se simplesmente tem preguiça de botar ordem nas crias, o fato é que parece que está sempre com a mesma expressão. Suas frases preferidas são: “Não sei a quem essa criança puxou”, “Ele sempre foi assim” e “Filho, não faz assim. “Tadinho do amiguinho”.

11- Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração

12-Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, Mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe

13-Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação

14-Mãe dos doentes e dos sãos
Mães dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada fez e de quem compra feito

15-Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados.

16-Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de Jesus e mãe nossa. Mãe, simplesmente mãe!!

Uma simples mulher existe que, pela imensidão do seu amor, tem um pouco de Deus, e pela constância de sua dedicação tem um pouco de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com todas as forças da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da natureza, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças.

4-      MÚSICA CANTADA PELOS ALUNOS 6º AO 9º ANOS: MINHA MÃE, MINHA RAINHA
Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê. Que se deseja sacrificar a vida para poupar à do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais – não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.

5-      POEMA: SAUDADES DE MINHA MÃE DECLAMADO PELA FUNCIONÁRIA CLÁUDIA REPRESENTANTE DE TODAS AS MÃES DA ESCOLA.
Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados.

6-      MÚSICA CORAÇÃO DE MÃE 1º AO 3º ANO

Coração de Mãe (Aline Barros)


Seu coração é assim
Não sei porque mas é assim
Parece que não tem mais fim
Um oceano de afeto
Quanto mais ama mais tem amor
Quanto mais serve mais tem pra dar
Tanto querer tanta emoção
Tanto carinho por mim

Seu coração é assim
Flor que desabrocha a cada manhã
Fonte de amor que é sem fim
Deus te fez assim pra cuidar de mim
Quero crescer com você
E a cada dia aprender
Que o seu coração é assim
Minha Mãe

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor.Gerar, cuidar, nutrir. Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

7-      APRESENTAÇÃO: SE AS COISAS FOSSEM MÃES COM OS ALUNOS DA SALA DE APOIO

 

Se as Coisas Fossem Mães - Sylvia Orthof


Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
o céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
o mar seria um jardim, os barcos seus caminhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
conversaria com a lua sobre as crianças estrelas,
falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a agente.

Se uma fada fosse mãe, seria mãe da alegria,
toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.

Se uma bruxa fosse mãe,
seria mãe gozada:
seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe,
as filhas, sendo cadeiras,
sentariam comportadas,
teriam “boas maneiras”.

Cada mãe é diferente: mãe verdadeira, ou postiça,
mãe vovó e mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice,
Toda mãe é como eu disse.

Dona Mamãe ralha e beija,
erra, acerta, arruma a mesa,
cozinha, escreve, trabalha fora,
ri, esquece, lembra e chora,
traz remédio e sobremesa ...

Tem pai que é “tipo mãe”...
Esse, então, é uma beleza!
     
Todas as mães merecem carinhos sinceros, porque são frágeis como uma flor, mas quando severas são firmes como uma rocha.

8-      APRESENTAÇÃO DA MÚSICA : MÊS DE MAIO COM O PROFº ÉDER E O ALUNO JOÃO PEDRO (9º A)

Mês de Maio (Almir Sater)

Azul do céu brilhou
E o mês de maio, enfim chegou
Olhos vão se abrir, pra tanta cor
É mês de maio, a vida tem seu esplendor
A luz do sol entrou
Pela janela e convidou
Pra tarde tão bela, e sem calor
É mês de maio, saio e vou ver o sol se pôr
Horizonte, de aquarela, que ninguém jamais pintou
E um enxame, de estrelas, diz que o dia terminou
Noite nem se firmou
E a lua cheia, já clareou
Sombras podem ir, façam favor
É mês de maio, é tempo de ser sonhador
Quem não se enamorou
No mês de maio, bem que tentou
E quem não tiver, ainda amor
Dos solitários, o mês de maio é o protetor
Boa terra, velha esfera, que nos leva aonde for
Pro futuro, quem nos dera, que te dessem mais valor

9-        MENSAGEM PARA AS MÃES FEITA PELO DIRETOR ANDERSON
Ser mãe, uma missão para a vida, que começa no momento exato da notícia da gravidez.
Existem vários tipos de mães desde a mais permissiva até a mais autoritária. O mais importante é a mãe estar bem estruturada psicologicamente para poder contribuir ao saudável desenvolvimento psicológico de seus filhos. A mãe desejável é a mãe cuidadosa, atenta e presente às necessidades do filho, que protege e ajuda o filho no seu desenvolvimento. A mãe ideal não existe, existe a “mãe possível”, cada uma na sua individualidade. A mãe não precisa ser perfeita, precisa ser equilibrada para cuidar, proteger, ajudar, educar, consolar, apoiar, dar amor e prover às necessidades e ao mesmo tempo dar espaço ao crescimento saudável e a independência do filho.   Ser uma mãe atenta e dedicada significa também poder conviver harmoniosamente com o fato de também ser mulher e cuidar de si, para que possa investir na felicidade de seu filho e na sua. Dizem que amor de mãe é incondicional, o certo é que ser mãe envolve prazer e sofrimento e como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade no poema Para Sempre: “Mãe não tem limite, é tempo sem hora.” 

Um Feliz Dia das Mães!
·       Convidamos todas as MÃES, TIAS, AVÓS, PAIS, PESSOAS ESPECIAIS para visualizarem  os murais preparados pelos alunos e professores com o tema MÃE.
·       A APP da Escola convida MÃES, TIAS, AVÓS, PAIS, PESSOAS ESPECIAIS para tomarem um café colonial preparado para este momento especial.

·  Agradecer TODOS (professores, alunos, merendeiras, serventes, zelador, secretários, orientadora pedagógica, bibliotecária, estagiários e amigos da escola) que contribuíram direta ou indiretamente para que essa singela homenagem fosse possível.





























































PERÍODO VESPERTINO
























SOFÁ ESPECIAL































































































Comentários