ESCOLA PEDRO ALEIXO REALIZARÁ PRIMEIRO AULÃO PREPARATÓRIO PARA OBMEP


Há anos a nossa escola participa da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), e com isso já foram obtidas inúmeras premiações, sejam elas para professores, alunos, a Escola e a Secretaria de Educação. Com isso, vemos que a OBMEP já se tornou uma tradição de nossa escola, e cada ano que passa, vem o objetivo por novas conquistas.

O projeto “Olimpíadas de Matemática” do LEMIN (Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton) visa manter essa tradição de nossa escola, preparando um grupo de estudantes para se destacarem na OBMEP e nas demais Olimpíadas que esses alunos participam como a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e a ORM (Olimpíada Regional de Matemática), contextualizando temas que são trabalhados em sala de aula com problemas olímpicos.


Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada desde 2005, ela foi criada com o intuito de promover o ensino de matemática por todo o país, além de encontrar novos talentos para as áreas das ciências exatas, que estão espalhados pelo Brasil. Ela envolve temas e assuntos que fazem parte do conteúdo programático para a disciplina de matemática, porém de uma maneira que privilegie os alunos que têm ideias mais criativas e um bom raciocínio lógico. Veja esse vídeo, que conta a história de quatro jovens premiados na OBMEP.

O documentário sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - mostra o alcance do programa em todo o Brasil. Nesta versão conhecemos a história de quatro simpáticos adolescentes, o Ronaldo, do Acre, a Tábata, de São Paulo, o Erick, de Minas Gerais, e a Marta, de Alagoas. Confira!

Os números da OBMEP são exorbitantes, por volta de 18 milhões de estudantes realizam a prova, atingindo aproximadamente 99,5 % dos munícipios brasileiros. Por esses valores, ela se trata da maior olimpíada de matemática do mundo.
A OBMEP é dividida em duas fases, a primeira é realizada com todos os 18 milhões de estudantes, prova objetiva de 20 questões, e possui caráter eliminatório, onde cerca de 5% dos estudantes da escola participante são classificados para a segunda fase. A segunda fase, é realizada em um polo do município, a prova consiste de 6 questões abertas com vários itens, que devem ser resolvidos pelo aluno de maneira organizada e coesa.
A prova possui três níveis, onde: Nível 1 (6º e 7º Anos), Nível 2 (8º e 9º Anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Nossa escola participa dos níveis 1 e 2, ou seja, com os alunos das séries finais da escola. A premiação consiste em 500 medalhas de ouro (200 para o Nível 1, 200 para o Nível 2 e 100 para o Nível 3), 1500 medalhas de prata (500 para o Nível 1, 500 para o Nível 2 e 500 para o Nível 3) e 4500 medalhas de bronze (1500 para o Nível 1, 1500 para o Nível 2 e 1500 para o Nível 3). Além de 46,2 mil menções honrosas que são distribuídas por todo o país.
Com base na tradição de nossa escola, esse ano, os professores de matemática e a direção escolar, pensaram em realizar o primeiro aulão preparatório para a OBMEP, visando o melhor resultado de todos os alunos na prova. O aulão consistirá de revisão de alguns temas importantes, resolução de problemas e algumas dicas muito úteis para a hora da prova. Será realizado no dia 1º de Junho de 2015, um dia antes da primeira fase da OBMEP, que acontecerá no dia 02 de Junho de 2015.
Além disso, você que quer se preparar ainda mais, entre no site www.obmep.org.br, lá você encontrará provas anteriores, bancos de questões e outros materiais que ajudam e muito em sua preparação, também procure seu professor de matemática ou vá até o LEMIN (Laboratório de Matemática Isaac Newton) com suas dúvidas para que elas sejam sanadas.
Segue o banco de questões 2015, um excelente material para você que quer se destacar na OBMEP, trazendo problemas diversificados que tem o intuito de trabalhar a criatividade, imaginação e raciocínio lógico do aluno.








Comentários