COOPERJOVEM: EDUCAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO

Educação para a cooperação. 
Uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa.

Nos dias 20 e 21 de maio na cidade de Brusque a Escola M.E.F. Ministro Pedro Aleixo foi representada pela Coordenadora do Programa Cooperjovem na escola Carolina e pela bibliotecária Mª Ester, em mais um curso do Programa Cooperjovem.  A Coordenadora do Programa Cooperjovem da Cooperativa Juriti Leila e a Escola Felipe Manke com a profª Lidiane e o diretor da escola Ilmar também estavam presentes.
Pela via da cooperação, a escola oportuniza a inclusão de toda a comunidade escolar em ações de intervenção social estimuladas pelo Programa Cooperjovem e suas ações formadoras.
Sem cooperação entre os seus membros a sociedade não sobrevive. Com efeito, a capacidade de colaboração tornou possível a sobrevivência da comunidade humana. ... Nas sociedades humanas, as pessoas com mais probabilidades de sobreviver são as que se encontram mais capacitadas a fazê-lo em grupo.     Ashley Montagu, 19651
Para alcançar seus objetivos, a metodologia da formação se apoia na sequencia AÇÃO- REFLEXÃO- AÇÃO, oferece situações de ampliação do universo conceitual articuladas com a criação e aplicação de estratégias didático-pedagógicas adequadas a diferentes contextos, com a intenção de intervir na realidade e provocar mudanças. Outro aspecto da metodologia é a proposição de quatro dimensões orientadoras da ação formadora: aprendizagem de conceitos, desenvolvimento de competências, práticas de ensino que viabilizem a aprendizagem cooperativa e a construção de um projeto educacional cooperativo (PEC).
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”.

Edgar Morin.







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