Educação para
a cooperação.
Uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e
criativa.
Nos dias 20 e 21 de maio na cidade de Brusque a Escola M.E.F.
Ministro Pedro Aleixo foi representada pela Coordenadora do Programa
Cooperjovem na escola Carolina e pela bibliotecária Mª Ester, em mais um curso
do Programa Cooperjovem. A Coordenadora
do Programa Cooperjovem da Cooperativa Juriti Leila e a Escola Felipe Manke com
a profª Lidiane e o diretor da escola Ilmar também estavam presentes.
Pela via da cooperação, a escola oportuniza a inclusão de
toda a comunidade escolar em ações de intervenção social estimuladas pelo
Programa Cooperjovem e suas ações formadoras.
Sem
cooperação entre os seus membros a sociedade não sobrevive. Com efeito, a
capacidade de colaboração tornou possível a sobrevivência da comunidade humana.
... Nas sociedades humanas, as pessoas com mais probabilidades de sobreviver
são as que se encontram mais capacitadas a fazê-lo em grupo. Ashley Montagu, 19651
Para alcançar seus objetivos, a metodologia da formação se
apoia na sequencia AÇÃO- REFLEXÃO- AÇÃO, oferece situações de ampliação do
universo conceitual articuladas com a criação e aplicação de estratégias
didático-pedagógicas adequadas a diferentes contextos, com a intenção de
intervir na realidade e provocar mudanças. Outro aspecto da metodologia é a
proposição de quatro dimensões orientadoras da ação formadora: aprendizagem de
conceitos, desenvolvimento de competências, práticas de ensino que viabilizem a
aprendizagem cooperativa e a construção de um projeto educacional cooperativo
(PEC).
“A
escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”.
Edgar
Morin.
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