CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

            Celebrar a páscoa é...
            ...recordar a cruz de Cristo,
            ...valorizar a vida,
            ...alegrar-se com a reconciliação.
            de Deus com seu povo
            ...festejar a esperança e a transformação,
            ...renovar o compromisso com cristo ressuscitado.

*Neste momento assistiremos a um vídeo: História da páscoa.


            A palavra Páscoa vem do hebreu Pessach, e significa a passagem da escravidão para a liberdade. A páscoa é a maior festa cristã, pois é nessa data que se celebra a ressurreição de Cristo e uma festa móvel, ou seja, varia o dia dependendo do ano, pois ocorrem 47 dias após o carnaval, e esse período é chamado de quaresma. Depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, até sua ressurreição. Esse momento onde Jesus ressuscitou que dá o verdadeiro significado para a páscoa.

*Os alunos do 7º ano A apresentarão um jogral: Páscoa: Melhor qualidade de vida.
*Enquete: Jesus vive

*Neste momento convido as turmas do 6º ao 9° ano para cantarem a música:

            Nós também queremos ser iluminados pela luz de Cristo em nossas vidas, e acreditar que dias melhores virão, que somos capazes de sermos melhores na escola com nossos colegas e professores e em casa com nossos familiares. Queremos acreditar que cada dia é um novo dia e um novo tempo.

*Convido os alunos do 1º ao 9º ano para lerem uma frase e ofertarem um símbolo sobre a mesa.

1º ano A: Símbolo: vela
Frase: Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles que você ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, preenchendo-o de amor, saúde e paz.

2º ano A: Símbolo: trigo
Frase: Páscoa é um momento para enxergar quem precisa de ajuda, é praticar a ressurreição, não só na própria vida, como levar esta ressurreição à vida de quem precisa. Páscoa é renascimento, é recomeço, é um símbolo que nos lembra que tudo pode ser melhorado.

3º ano A: símbolo: Carneiro
Frase: É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança, fé e confiança. 

4º ano A: Símbolo: Uva
Frase: Sem duvida a grande batalha por um mundo melhor acontece dentro de nós mesmos por isso precisamos lutar contra nossos erros, nossos maus hábitos porque quase sempre sabemos o que fazemos de errado, mas mesmo assim continuamos.

5º ano A: Símbolo: Pão
Frase: Páscoa é tão somente o recomeço, onde estará em alta a certeza de um futuro repleto de realizações, esperando que o amor inunde o coração dos homens, pondo fim as guerras e ao egoísmo, permitindo que a paz volte a reinar, como um dia, o Nosso Pai, sonhou para Nós.

6º ano A: Símbolo: Peixe
Frase: Espero que o espírito de Páscoa invada seu coração e faça-o transbordar de alegria e renovação. Devemos sempre lembrar que essa época serve de reflexão, e também uma fonte de inspiração. Devemos pensar que Jesus está ao nosso lado e ao lado de quem nos quer bem. Vamos irradiar o amor e transmitir a paz.

6º ano B: Símbolo: Cruz
Frase: A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia. 

7º ano A: Símbolo: Coelho
Frase: Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos.

7º ano B: Símbolo: Ovo
Frase: Páscoa é ressurreição...E ressurreição é: Passagem... Mudança...Renascer...Passar é sair do lugar, da rotina...Mudar é transformar...Trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo novo de ser e de viver...

8º ano A: Símbolo: Sino
Frase: A páscoa é mais do que uma data é uma época de renovação, reconciliação, reencontro com nosso ser, com nossos semelhantes, é um período de paz e harmonia que deve ser vivido entre família e festejado com muita alegria.

8º ano B: Símbolo: Girassol
Frase: Assim como o sol está para as plantas, alegria da ressurreição de Cristo também quer orientar nossa vida, ajudando-nos a ser luz para outras pessoas.

9º ano A: Símbolo: Colomba Pascoal
Frase: A luz da nova vida que trouxe esperança às suas discípulas e aos seus discípulos que achavam que tudo havia acabado com a morte de seu mestre.

9º ano B: Símbolo: Galhos secos
Frase: Sem a luz não teríamos amanhecer e não veríamos o esplendor da criação. Ela nos dá vida e energia, sendo que todo o raiar de sol nos vislumbra com um novo começo.

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol”.

*Neste momento convido as turmas do 1º ao 5° ano para cantarem a música:
A páscoa chegou alegre

Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram... que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates... ou daqueles que estão doentes e sem esperanças. Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.

*Os alunos do  3° ano A farão uma pequena encenação da música:
Páscoa.

*Convido a aluna Pamela presidente da Câmara de Vereadores Mirins para deixar uma mensagem de páscoa.


Passo agora a palavra para o Diretor Anderson.



















































Comentários