SARAU LITERÁRIO DA
INCLUSÃO
BOA TARDE!! Sejam bem- vindos ao Sarau Literário da Inclusão realizado
pelo 3º ano C e coordenado pela professora Sandra. A inclusão é uma inovação,
cujo sentido tem sido muito distorcido é um movimento muito polemizado pelos mais
diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com
déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos
severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à
educação e assim diz a Constituição !
1- Convido os alunos Emilly,
Julia, Carlos e Leonardo para lerem sobre este tema.
2- O que é a APAE? Convido a
aluna Simone para apresentar a vocês este significado.
3- Convido os alunos Danielli,
Valeska, Stefany, Maria Eduarda, Kaiky e André para declamarem o poema:
Inclusão e amor.
O objetivo do nosso Sarau Literário é clarear o sentido da inclusão,
como inovação, tornando-o compreensível, aos que se interessam pela educação
como um direito de todos, que precisa ser respeitado. Pretendemos também
demonstrar a viabilidade da inclusão pela transformação geral das escolas,
visando a atender aos princípios deste paradigma educacional.
4- Apresentação do Acróstico da
Inclusão. Convido os alunos Peterson, Benhur, Gabriel, Keitty, Kauana, Kelvin,
Marciel e Lays.
5- Assistiremos ao vídeo de Maurício de
Souza sobre Educação Inclusiva.
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo
ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte. A trajetória
escolar não pode ser comparada a um rio perigoso e ameaçador, em cujas águas os
alunos podem afundar.
6- Contação da história um
menino genial feito pelos alunos Julio, Danielli, Kaiky, André e Simone.
7- Vamos conhecer um pouco
sobre o alfabeto braille. Convido a aluna Maria Eduarda
8- Vamos conhecer um pouco
sobre o alfabeto libras. Convido a aluna Valeska
Se hoje já podemos contar com uma Lei Educacional que propõe e
viabiliza novas alternativas para melhoria do ensino nas escolas, estas ainda
estão longe, na maioria dos casos, de se tornarem inclusivas, isto é, abertas a
todos os alunos, indistinta e incondicionalmente. O que existe em geral são
projetos de inclusão parcial, que não estão associados a mudanças de base nas
escolas e que continuam a atender aos alunos com deficiência em espaços
escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais, salas de recurso,
turmas de aceleração, escolas especiais, os serviços de itinerância).
9- Quantos alunos inclusos
temos em nossas escolas? Convido os alunos Benhur, Keyty, Kauana, Gabriel,
Lays, Kelvin, Peterson, Carlos e Marciel para apresentar os números da
inclusão.
10- Vamos conhecer a Lei de Diretrizes e Base da
Educação Inclusiva com Julia, Julio,
André, Simone, Carlos, Valeska, Leonardo e Emilly.
A inclusão não prevê a utilização de métodos e técnicas de ensino
específicas para esta ou aquela deficiência. Os alunos aprendem até o limite em
que conseguem chegar, se o ensino for de qualidade, isto é, se o professor
considera o nível de possibilidades de desenvolvimento de cada um e explora
essas possibilidades, por meio de atividades abertas, nas quais cada aluno se
enquadra por si mesmo, na medida de seus interesses e necessidades, seja para
construir uma idéia, ou resolver um problema, realizar uma tarefa. Eis aí um
grande desafio a ser enfrentado pelas escolas regulares tradicionais, cujo
paradigma é baseado na transmissão dos conhecimentos.
11- Vamos assistir ao vídeo. O
que as escolas precisam ter?
12-
Convido os alunos Valeska, André, Leonardo, Marciel, Carlos, Stefany, Kaiky,
Danielli, Maria Eduarda e Emilly para fazerem a leitura dos cartazes da luta
pela inclusão.
O trabalho coletivo e diversificado nas turmas e na escola como um
todo é compatível com a vocação da escola de formar as gerações. É nos bancos
escolares que aprendemos a viver entre os nossos pares, a dividir as
responsabilidades, repartir as tarefas. O exercício dessas ações desenvolve a
cooperação, o sentido de se trabalhar e produzir em grupo, o reconhecimento da
diversidade dos talentos humanos e a valorização do trabalho de cada pessoa
para o alcance de metas comuns de um mesmo grupo.
13- Convido todos os alunos
para cantarem a música: Pra ser feliz.
A escola para a maioria das crianças brasileiras é o único espaço de
acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que
vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de se tornar um cidadão ,
alguém com identidade social e cultural. A escola prepara o futuro e de certo
que se as crianças conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas
salas de aula, serão adultos bem diferentes.
Quero agradecer os meus colegas de turma, a professora Sandra e todos
que participaram do nosso Sarau Literário da Inclusão. Guardaremos estes
ensinamentos em nossos corações e em nossas mãos para lutarmos juntos por uma
escola mais inclusiva.
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