PROJETO ANIMAIS
PROBLEMA:
Qual a relação entre as características e os
comportamentos dos animais e o ambiente em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Os animais ao
longo do tempo sempre estiveram ao lado do homem. De um modo do outro, todos os
animais são importantes ao homem e a natureza. Portanto, conhecer a diversidade
e a importância dos animais a natureza é um ato de respeito aos mesmos.
OBJETIVO GERAL
Identificar a diversidade de animais e sua importância
para o equilíbrio da natureza, ampliando conceitos e valorizando a vida em
nosso universo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Valorizar a leitura como fonte de informação elaborar
questionamentos e respostas coerentes para as diferentes situações vivenciadas
no passeio de estudos;
Interpretar e introduzir escritas numéricas, levantando
hipóteses sobre elas com base na observação vivenciadas pelos alunos;
Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se
encontram inserida, as diferentes manifestações de animais presentes na
natureza;
Estabelecer relações entre características e
comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando
a diversidade da vida;
Identificar semelhanças e diferenças entre animais;
Conhecer alguns cuidados que devem ser tomados com os
animais de estimação;
Entender que algumas espécies de animais, além da pele têm
o corpo coberto de penas escamas e carapaças.
CONTEÚDOS
Ciências:
Animais vertebrados e invertebrados;
Animais terrestres, voadores e aquáticos;
Animais domésticos e selvagens;
Utilidade dos animais;
Animais em extinção;
Animais, ovíparos, vivíparos, úteis, nocivos e ferozes.
Língua Portuguesa:
Letras do alfabeto e seu valor sonoro;
História da escrita;
Função social da escrita e a importância para a
comunicação formal;
Textos informativos.
Matemática:
História dos números;
Sistema de numeração;
Gráficos e tabelas;
História e
Geografia:
Os animais que auxiliavam ou ainda auxiliam a nossa
família na agricultura.
Os animais de que são criados na zona rural do nosso
município.
METODOLOGIA
Contação da história dos números e da escrita;
Releitura do teatro : Animal também tem sentimentos;
Escolha de um mascote;
Visita das tartarugas Cacau e Pituka aos alunos;
Alfabetário dos animais;
Vídeos;
Textos informativos envolvendo animais;
Textos referentes a animais domésticos e selvagens;
Pesquisas referentes a curiosidades do mundo animal;
Gráficos e tabelas representando seus animais de
estimação e animais existentes na Fauna do nosso município;
Construção de um borboletário para observação da
metamorfose da lagarta (invertebrado);
Visita à horta da escola para identificar diferentes espécies
de animais invertebrados;
Visita ao Zoológico de Pomerode;
Construção de maquetes para representar o zoológico.
CRONOGRAMA:
O referente projeto acontecerá em torno de todo ano
letivo de 2013, sendo que a viagem acontecerá no dia 03 de outubro de 2013, onde
as turmas dos 2º anos conhecerão o zoológico de Pomerode
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de acordo com os critérios do
Plano municipal de Educação.
PROFESSORAS:
CINTHIA MARA F. TOMIO
LIAMARA TAIS ZAPELINI
BERTOLDI
Comentários
Postar um comentário