Visita a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura em exposição no Museu Histórico Emílio da Silva em Jaraguá do Sul.

No dia 22 de agosto de 2013 nossos alunos das 8ª séries, cada qual em seu período, acompanhados da Diretora Adjunta Dayane Michelle Thom Müeller, da Orientadora Pedagógica Maria Auxiliadora Abelino,  e dos professores Rodolfo Stringari, Alexandre dos Santos Veloso  e Fabiani Schork,  visitaram a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura em exposição no Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul.
Objetivos:
·         Refletir sobre os recursos utilizados para extrair confissões dos “acusados de pequenos delitos, até crimes mais graves”.
·         Analisar os diferentes tipos de Inquisições no decorrer da história da humanidade e suas praticas.
·         Perceber que estes instrumentos na maioria das vezes não serviam para a busca da verdade.
“Estudar História é mais do que discutir fatos, datas ou analisar as grandes ou pequenas biografias. Estudar História é também lidar com um tema bastante delicado: o fato de que o homem é um ser contraditório, capaz de atos de grande sensibilidade e compaixão, mas que também manifesta, muitas vezes, grande capacidade para fazer o mal
Podemos destacar três tipos de Inquisição:
1)      A lnquisição Medieval, voltada contra as heresias cátara e valdense nos séculos XII-XIII e contra falsos misticismos nos séculos XIV-XV;
2)      A lnquisição Espanhola, instituída em 1.478 por iniciativa dos reis Fernando e Isabel; visando principalmente aos judeus e muçulmanos, tornou-se poderoso instrumento do absolutismo dos monarcas espanhóis até o século XIX, a ponto de quase não poder ser considerada instituição eclesiástica (não raro a lnquisição Espanhola procedeu independentemente de Roma, resistindo à intervenção da Santa Sé, porque o rei de Espanha a esta se opunha);
3)      A lnquisição Romana (também dita Santo Ofício) instituída em 1.542 pelo Papa Paulo III, em vista do surto do protestantismo.

Esta viagem de estudo teve como propósito mostrar alguns instrumentos de tortura que eram utilizados durante a Idade Média como forma de provocar medo, tortura psicológica e levando na maioria das vezes a morte das pessoas que pensavam e se manifestavam de forma diferente das normas estabelecidas pelos governantes e autoridades religiosas, ressalta o professor de história Rodolfo Stringari.


Nossos alunos voltaram com um conhecimento único que só uma viagem de estudo como essa pode proporcionar através de experiências concretas e aproveitadas, complementa a Orientadora Pedagógica Maria Auxiliadora Abelino.



















Comentários