PROJETO – visita ao museu ARQUEOLÓGICO DO SAMBAQUI

Escola Municipal Ministro Pedro Aleixo
Turma: alunos dos 6ª anos
Disciplina: História
Professora responsável: Maria Ivoni Campigotto Spezia


OBJETIVO: Oportunizar o conhecimento da Pré-História regional, bem como valorizar a mesmo.
DATA: 16 e 28 de maio de 2013


           Há cerca de 100.000 anos, com a elevação da temperatura e do nível dos oceanos, determinados povos que habitavam o litoral mudaram seu modo de vida. Acabaram se instalando no litoral onde a alimentação era abundante, consumiam principalmente moluscos e crustáceos. Esse grupos ficaram conhecidos como os povos dos SAMBAQUIS ou  POVOS DAS CONCHAS.  Levavam uma vida semi-sedentária. Ao lado ou em cima das conchas que eles iam amontoando construíam suas casas e enterravam seus mortos. Com o passar do tempo esses montes iam crescendo e se formaram grandes montes de conchas. Receberam assim o nome genérico dos SAMBAQUIS, palavra de origem tupi-guarani ( tamba, que significa “concha” , e ki “depósito”). Existem sambaquis em diversas partes do mundo, como no Peru, Chile, Estados Unidos, etc... Encontram-se sempre próximo do mar ou de grandes rios. No entanto a região de Joinville, segundo pesquisas recentes , é que se encontram as maiores concentrações de sítios de sambaquis do mundo. Atualmente já foram descobertos 42 sítios arqueológicos em Joinville .
Os povos sambaquianos não tinham o conhecimento da escrita, por isso fica difícil conhecer sua cultura. O que sabemos sobre eles é conseguido na pesquisa material que deixaram. As razoes pelas quais os mesmos foram construídos permanecem misteriosas. Não se sabe, até o momento, qual o motivo do desaparecimento destes povos.



DESENVOLVIMENTO e PRODUÇÃO: Primeiramente os alunos entraram em contrato com material escrito sobre os povos sambaquianos, como livros didáticos, panfletos de divulgação, revistas e pesquisa na internet. Em seguida foram feitas discussões sobre o tema e breves exercícios. Com a viagem já agendada os alunos foram para Joinville no museu do Sambaqui. Lá assistiram a uma palestra explicativa, realizada por uma monitora do museu, com o objetivo de esclarecer o trabalho de pesquisa nos Sambaquis bem como o processo de formação do museu, sobre a vida dos povos sambaquianos, viram as exposições, puderam tocar em alguns objetos destinados para este fim, fizeram anotações solicitadas anteriormente em sala de aula.
Além do museu do Sambaqui, aproveitamos a viagem o conhecemos o Museu da imigração e Colonização de Joinvillle.
Como produção pediu-se o preenchimento de uma pesquisa solicitada, opurtunizou-se um amplo debate a respeito da viagem, bem como foram tiradas dúvidas, fez-se uma exposição de fotos para que os demais alunos da escola pudessem saber a respeito da viagem.



Você quer saber mais... Conheça o Museu do Sambaqui, vale a pena!

 



Comentários