Celebração de Páscoa

Queridos alunos, professores e funcionários. Estamos reunidos na alegria e na amizade para celebrarmos um fato muito importante: a Páscoa.

A Páscoa é uma festa que possui três significados:
  • No Cristianismo, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus.
  • Para os Judeus, a Páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito.
  • Para os grupos Pastorais de antigamente, a Páscoa era festa que evocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das Planícies mais férteis.
Neste ano a Campanha da Fraternidade tem como tema Fraternidade e Juventude, e como lema Eis-me aqui, Envia-me Senhor.

Nós também queremos ser iluminados pela luz de Cristo em nossas vidas, e acreditar que dias melhores virão, que somos capazes de sermos melhores na escola com nossos colegas e professores e em casa com nossos familiares. Queremos acreditar que cada dia é um novo dia e um novo tempo.



SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS DA PÁSCOA


VELA


Representa o Cristo Ressuscitado. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Nas casas cristãs é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

SINOS


Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos.

CORDEIRINHO


Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.

OVOS


O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

COELHO


Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição. 

TRIGO E UVA


Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal.

PEIXE


O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo. 

GIRASSOL


O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, vivenciar a solidariedade e a partilha em nossa comunidade escolar. Pessamos pela união e que a paz prevaleça em cada turma de nossa escola.

Páscoa é tempo de perdoar, perdoando a quem nos ofendeu, redimindo nossos corações e pedindo perdão ao Nosso Pai amado, que entende nossas aflições, nossos pedidos e nossas reais necessidades.































































Comentários