PROJETO: COMPETIR OU COOPERAR? AGREGANDO VALORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
As aulas de Educação Física são fundamentais na vida das crianças é nela que a criança expressa-se corporalmente de diferentes maneiras podendo desta forma ampliar seu repertório motor. Além disso, são de fundamentais importância, pois agregam valores, virtudes e atitudes positivas para uma vida saudável, longe dos vícios e próxima dos esportes que auxiliam os jovens e adultos a terem uma vida mais saudável.




Diante disso este projeto mostrará uma alternativa diferenciada para o desenvolvimento das aulas de Educação Física escolar, os jogos cooperativos. Através destes jogos os alunos passam por diferentes situações: a partilha de um brinquedo, a união para vencer um desafio, o desperto da coragem para assumir um objetivo sem responsabilidade de fracassar ou sagrar-se campeão. Como salienta BROTTO, eles reforçam a confiança em si mesmo e nos outros e todos podem participar autenticamente, onde ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.





O objetivo deste projeto não foi o de excluir os jogos competitivos das aulas de Educação Física, foi fazer com que nossos alunos diante de situações competitivas e também cooperativas soubessem praticar as atitudes certas mediante a determinada situação dentro e fora do contexto escolar, é fazer com que nossos alunos se relacionem da melhor maneira possível, respeitando seus colegas durante os jogos, pedindo desculpas ao amigo se não teve uma atitude correta perante a ele, respeitando as regras das atividades e também da escola, tendo atitudes positivas em relação aos menos habilidosos e que acima de tudo sejam pessoas mais felizes.




De modo geral percebo o quanto o grupo vem melhorando principalmente em relação à suas atitudes, eles aprenderam a resgatar um dos principais valores que em alguns momentos estava esquecido “o respeito ao próximo”. Não podemos esperar que nossos alunos mudem suas atitudes da noite para o dia, no entanto estas pequenas mudanças neste curto espaço de tempo são de grande importância para continuidade deste projeto.

           

Comentários