ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE DROGAS NO PAVILHÃO B DA FECARROZ

Aconteceu no dia, 29 de setembro, as 9 horas da manhã, uma palestra de prevenção às drogas para os alunos  das 8ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo e alunos do Ensino Médio do período matutino da Escola Estadual de Educação Básica General Rondon. Para a realização do evento contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da palestra foi esclarecer para os alunos das duas escolas participantes sobre os prejuízos causados pelo uso das drogas na vida, no convívio social e a saúde do ser humano.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Davi Tarciso Queiroz de Souza, delegado de polícia da cidade de Jaraguá do Sul, que vem fazendo um trabalho de prevenção às drogas.
De forma dinâmica e direta colocou:
Ø “Vivemos num paraíso!” (Com relação ao nosso estado);
Ø O trabalho de prevenção às drogas, é um trabalho sócio-educativo;
Ø Nova Lei de Drogas (11.343/06);
Ø Diferenciou o traficante do usuário;
Ø Usuário – tem que receber tratamento (doente);
Ø Delegacia não tem justiceiro e sim aplicadores da lei;
Ø Fotos de pessoas consumidoras de drogas;
Ø Imagens da produção da pasta da coca;
Ø Para viciar, o traficante é “bonzinho”, dá a droga de graça para o usuário, independentemente da sua aparência e classe social;
Ø Amigos desaparecem/ provável cadeia;
Ø Se você não se gosta o suficiente, a ponto de consumir drogas, respeite a sua família, sua mãe, pois essa é a única que permanece quando todos desaparecem;
Ø A prevenção é mais importante do que o trabalho da polícia;
Ø Sonhar... Quando sonhamos criamos uma barreira de proteção;
Ø Ter perspectiva de vida (momento de reflexão na palestra);
ØFechou a palestra dizendo: “Nunca deixe de sonhar, independente das coisas e da situação, sempre tenha sonhos!”
“A palestra, pela dinâmica, atingiu os alunos que precisavam destes esclarecimentos. São adolescentes e jovens que poderão ser vítimas desta problemática social”, relata Maria Auxiliadora Abelino, coordenadora pedagógica das séries finais da EMEF Ministro Pedro Aleixo.
Anterior a palestra sobre drogas, os alunos de ambas as escolas fizeram frases, poemas, acrósticos, entre outros. Todo o material produzido foi copilado e transformado num livreto. Para alcançar o produto final contamos com a ajuda de pessoas especiais, como: Tiago Parisi, Dirlei Volpi e Maria Ester Moser, aos quais agradecemos.

OBRIGADA aos que colaboraram
Maria Auxiliadora Abelino
Sandra Regina Kasmirski Hilbert


































Comentários