VALORES NAS OBRAS DE ROMERO BRITTO

Projeto de Artes – Cooperjovem
Valores nas obras de Romero Britto


Artes
Nise Lopes Lobo Bona





Matemática
                   LEMIN: Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton
Professor Regente: Cristiano Rodolfo Tironi
Auxiliares: Michael Ricardo Borchardt
                                               Nathan Lubawski



Justificativa:
Com a necessidade de envolver alunos do ensino fundamental ( 6º a 8º série ) e a proposta de trabalhar valores com o cooperjovem. Segundo Alvarenga Torres  “ Os valores são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes.
          Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual  e consequentemente do social”.
           O presente projeto vem envolvê-los nas obras do artista onde as formas e as cores encantam pela simplicidade e harmonia, desenvolvendo leituras nas produções artísticas. Sendo assim, o aluno terá a oportunidade de pesquisar, contribuir com informações, interligando professor/aluno no contextualizar, apreciar e fazer.


Questão problema:
Como orientar o aluno para agir de acordo com os valores humanos no fazer artístico?


Objetivos gerais:
Orientar o aluno para agir de acordo com os valores humanos.


Objetivos específicos:
  • Desenvolver na arte um trabalho de equipe e valorização um do outro;
  • Repensar o cotidiano escolar como espaço físico privilegiando de valores;
  • Estimular o trabalho em equipe para soluções de problemas;
  • Desenvolver na escola um trabalho  integrado na disciplina Artes e Matemática e a aplicação do cooperjovem;
  • Desenvolver na disciplina de matemática uma parceria de cooperação na habilidade de medidas e ângulos na marcação de espaço à serem trabalhados em Artes;
  • Entrar em contato por e-mail com o artista para uma possível visita a nossa escola e consequentemente uma valorização através de doações de livros pelo artista à nossa biblioteca.


Metodologia:
No exercício deste trabalho os alunos farão uma releitura de obras do Romero Britto nas dependências  da escola com a colaboração do setor: Laboratório Lemin de matemática- professor Cristiano Tironi, Michael Borchardt e Nathan Lubawski  usando tintas a base de água,corantes e pincéis.
O cooperativismo seus princípios e valores estarão presentes a todo o momento de trabalho.


Cronograma:
O projeto começou a ser desenvolvido no decorrer do 4º bimestre do ano 2010 e seu reinício a partir do 2º bimestre do ano 20ll com término sem data estipulada para o momento.


Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante toda a execução do projeto, levando em consideração  participação, interesse e ajuda mútua. Convém ressaltar que em nenhum momento o aluno deverá ser avaliado pelo seu comportamento, mas pelo seu crescimento pessoal, como aluno e seu convívio em grupo. Sem dúvida, todas as disciplinas contribuirão para o desenvolvimento da formação de valores e para a construção do conhecimento que se dá na escola. A família e a escola devem ser parceiras neste projeto de educação.









Em breve as fotos da continuidade do projeto neste ano de 2011.

Comentários

Postar um comentário