Projeto de Artes – Cooperjovem
Valores nas obras de Romero Britto
Artes
Nise Lopes Lobo Bona
Matemática
LEMIN: Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton
Professor Regente: Cristiano Rodolfo Tironi
Auxiliares: Michael Ricardo Borchardt
Nathan Lubawski
Justificativa:
Com a necessidade de envolver alunos do ensino fundamental ( 6º a 8º série ) e a proposta de trabalhar valores com o cooperjovem. Segundo Alvarenga Torres “ Os valores são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes.
Muito das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social”.
O presente projeto vem envolvê-los nas obras do artista onde as formas e as cores encantam pela simplicidade e harmonia, desenvolvendo leituras nas produções artísticas. Sendo assim, o aluno terá a oportunidade de pesquisar, contribuir com informações, interligando professor/aluno no contextualizar, apreciar e fazer.
Questão problema:
Como orientar o aluno para agir de acordo com os valores humanos no fazer artístico?
Objetivos gerais:
Orientar o aluno para agir de acordo com os valores humanos.
Objetivos específicos:
- Desenvolver na arte um trabalho de equipe e valorização um do outro;
- Repensar o cotidiano escolar como espaço físico privilegiando de valores;
- Estimular o trabalho em equipe para soluções de problemas;
- Desenvolver na escola um trabalho integrado na disciplina Artes e Matemática e a aplicação do cooperjovem;
- Desenvolver na disciplina de matemática uma parceria de cooperação na habilidade de medidas e ângulos na marcação de espaço à serem trabalhados em Artes;
- Entrar em contato por e-mail com o artista para uma possível visita a nossa escola e consequentemente uma valorização através de doações de livros pelo artista à nossa biblioteca.
Metodologia:
No exercício deste trabalho os alunos farão uma releitura de obras do Romero Britto nas dependências da escola com a colaboração do setor: Laboratório Lemin de matemática- professor Cristiano Tironi, Michael Borchardt e Nathan Lubawski usando tintas a base de água,corantes e pincéis.
O cooperativismo seus princípios e valores estarão presentes a todo o momento de trabalho.
Cronograma:
O projeto começou a ser desenvolvido no decorrer do 4º bimestre do ano 2010 e seu reinício a partir do 2º bimestre do ano 20ll com término sem data estipulada para o momento.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante toda a execução do projeto, levando em consideração participação, interesse e ajuda mútua. Convém ressaltar que em nenhum momento o aluno deverá ser avaliado pelo seu comportamento, mas pelo seu crescimento pessoal, como aluno e seu convívio em grupo. Sem dúvida, todas as disciplinas contribuirão para o desenvolvimento da formação de valores e para a construção do conhecimento que se dá na escola. A família e a escola devem ser parceiras neste projeto de educação.
Em breve as fotos da continuidade do projeto neste ano de 2011.
que saudade de fazer essas pinturas ): haha
ResponderExcluir