SAÚDE BUCAL NA ESCOLA


A educação em saúde bucal vem sendo, aos poucos, introduzida na vida dos brasileiros, levando à conscientização de que a boca é tão importante quanto o resto do corpo e, com isso, contribuindo na melhoria da saúde da população. Mas se sabe que essa educação ainda não abrange todo o país, muitos não têm acesso a lugares onde ela pode ser transmitida, como os consultórios odontológicos, ou simplesmente não há, em suas comunidades, meios de divulgação desses conhecimentos.
A educação em saúde bucal é o primeiro instrumento na Saúde Bucal Coletiva, sendo, cada vez mais requisitada, visando a uma adequada promoção de saúde. Este meio de abordagem é considerado de baixo custo e com possibilidades de alto impacto odontológico no âmbito público e coletivo.
Sabendo-se que os professores atuam como formadores de opiniões e na divulgação de informações, sempre contribuem com sua parte na educação em saúde bucal.  A escola tem sido considerada um local privilegiado ao desenvolvimento de programas em saúde e higiene bucal, pois propicia a adoção de medidas educativas e preventivas.
Um ambiente escolar saudável e exemplar incentiva as pessoas a agirem como agentes transformadores da realidade em benefício de suas próprias vidas (Dr. Marize Ossemer Lunelli, CRO-SC 7052) .
No dia 17 de agosto, a turma do 5º ano C teve uma palestra sobre a Saúde Bucal com a Dr. Daiana, que é uma das dentistas da escola. Os alunos tiveram todas as informações necessárias para que possam cuidar bem de seus dentes e evitarem desta forma, principalmente a cárie.
A palestra oportunizou a prática completa da higiene bucal. Iniciando com o teste da pastilha que evidencia os locais que necessitam de maior atenção durante a escovação. Em seguida, os alunos tiveram orientação de uma escovação perfeita e o uso correto do fio dental, que é indispensável para limpeza onde a escova não alcança.
Depois da palestra, cada aluno escreveu um texto sobre o que aprendeu e vivenciou.

Professora do 5º ano C - Janette Kuczkowski Safanelli












Comentários