PROJETO A MATEMÁTICA NO ORIGAMI - 2011


Justificativa
Tendo em vista a grande dificuldade dos alunos em assimilar e concretizar conceitos matemáticos a sua realidade e o pouco estreitamento com uma aprendizagem significativa, torna-se necessário criar ou propiciar formas que evidenciem a ocorrência de tais relações. Usufruindo-se da grande apreciação que os alunos têm por atividades lúdicas, o projeto se desenvolve através de uma linha de ensino lúdica e dinâmica, relacionando as dobraduras de papel, popularmente conhecidas como “origami”, com alguns conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral
Conciliar conceitos matemáticos com o origami, onde este assume um papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem, dando significado aos conceitos matemáticos abordados no projeto.

Objetivos Específicos
Criar um ambiente agradável, estruturado de valores, que os instigam a desenvolverem suas habilidades e conviverem em sociedade;
Reconhecer e traduzir figuras geométricas planas (quadrado, trapézio, retângulo, losango, triângulo) visando o cálculo de área e perímetro, assim como suas propriedades, contextualizando-as com situações problemas;
Desenvolver habilidades a partir da prática do origami, tais como: paciência, perseverança, concentração, coordenação motora, autonomia, responsabilidade, disciplina, imaginação, previsão, memória, criatividade, organização, autocrítica, objetividade, intuição, visão espacial, sociabilidade, vontade dentre outras.

Público-Alvo
Destina-se de uma forma direta a todos os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, em especial aos alunos do 6° ao 9° ano.

Metas
Capacitar 10% dos alunos do 6° ao 9° ano no período de 5 meses.

Responsáveis
O projeto está sob coordenação do LEMIN, tendo como responsável o Professor Cristiano Rodolfo Tironi, graduado em Matemática pela FURB (Universidade Regional de Blumenau) e graduando do curso de Engenharia Elétrica pela FURB.
O desenvolvimento do projeto é realizado pelos Estagiários Nathan Lubawski (graduando em matemática pela FURB) e Michel Ricardo Borchardt (cursando a 3ª série do Ensino Médio).

Desenvolvimento
A divulgação será realizada através de uma apresentação para cada classe através de uma atividade dinâmica (teatro, apresentação de slides, poesia, dobradura, etc.). Durante a apresentação será feito o convite para participar do projeto. Os interessados deverão se inscrever para o processo seletivo que terá como critérios de avaliação uma entrevista e a indicação dos professores (baseada pela participação do aluno em sala de aula). Após a inscrição o educando receberá uma autorização (que deverá ser assinada pelos responsáveis legais) para poder participar da entrevista. A divulgação dos aprovados acontecerá através de uma lista que estará anexada ao mural do LEMIN, é necessário que os alunos inscritos observem o mural. Os aprovados deverão comparecer no LEMIN, onde receberão um convite para uma reunião que terá como objetivo apresentar o LEMIN e o projeto aos pais e alunos. Nessa reunião será entregue a autorização do projeto, que deverá ser assinada pelos responsáveis. O desenvolvimento do projeto é extraclasse e vai ocorrer uma vez por semana durante o mês de fevereiro até o mês de junho. As aulas oferecerão atividades concretas e/ou lúdicas que possibilitem ao aprendiz uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos estudados, associando-os a contextos e situações reais que coloquem o estudante frente a desafios e problemas. Os alunos que obterem um rendimento satisfatório (acima de 70%) receberão um certificado de conclusão do projeto.

Avaliação
A avaliação será processual, tendo uma concepção ampla, eficaz, diferenciada e significativa visando à concretização e contextualização dos conteúdos matemáticos abordados no projeto, paralela ao desenvolvimento das atividades, podendo sofrer retificações, tendo como critérios ou instrumentos de avaliação:
Confecção de origamis; Seminários; Listas de exercícios; Provas; Cooperação e desenvolvimento de valores.


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