SEMANA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


A Secretaria de Educação Cultura Esporte e Turismo, realizou nos dias 20, 21, 22, 25 e 26 de julho uma intensa  Semana de Formação para todos os professores da rede municipal.
Os temas abordados vêm de encontro às grandes transformações a partir dos currículos, planejamento e avaliação dos alunos e também das instituições de ensino do Município de Massaranduba.
A Educação Inclusiva foi tema importante no primeiro dia, com a presença da Integradora da GERED/SDR Profª Izabel Bertoldi e também a participação de Maria de Lourdes, Diretora do CAESP (APAE) do município. A inclusão como prática diária não apenas aos deficientes que integram as escolas regulares, mas todos os atendimentos da escola voltados à melhoria da qualidade do ensino aprendizagem em todos os aspectos da inclusão.
As abordagens acerca do papel do Segundo Professor de turma , suas competências, como práticas de planejar junto com professor titular e novas técnicas de avaliação também foram temas aproveitados por todos os participantes.
O Plano de Educação e o sistema de avaliação dos alunos foram debatidos e finalizados por todos os professores da Educação Infantil, Séries iniciais e Séries finais do Ensino Fundamental.
As decisões tomadas servem como  parâmetro para  os PPPs  de cada instituição de ensino,  na busca de constantes avanços que criem oportunidades para que os alunos sejam avaliados com critérios de promoção ao conhecimento, extinguindo assim, a velha prática de avaliações meramente classificatórias.
Os pareceres descritivos de avaliação seguirão os critérios estabelecidos  que contemplam as habilidades de cada área bem como os conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula, e serão entregues aos alunos ao final de cada semestre.
As notas serão entregues por bimestre como de costume, do 3º ao 9º ano, apresentando os resultados alcançados pelas habilidades concluídas ou a concluir de acordo com a avaliação feita pelo professor.
Os 1ºs e 2ºs anos terão avaliação descritiva por bimestre.
O professor corresponderá  a nota numérica ao conhecimento e evidência alcançados pelo aluno com base nos registros feitos no diário de classe.
Evidência Completa (EC)=  peso:  9,0; 9,5; ou 10
Evidência Parcial (EP)  peso:  7,0; 7,5; 8,0; ou 8,5.
Evidência Mínima (EM)  peso : 5,0; 5,5; 6,0 0u 6,5.
Evidência Insuficiente (EI)  peso:  4,5; 4,0; 3,5; 3,0.
O sistema de recuperação dos conteúdos não alcançados com êxito pelos alunos serão realizados paralelamente, pelo professor e também pelos pais.
Para aprovação do aluno ao final do ano letivo deverá alcançar a média 7,0 que corresponde ao alcance de 70% dos conteúdos estudados.
Destaque para a formação dos professores de Educação Infantil, que realizaram a AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL,  dos CEIs, Ivete Schmitt e Hulda Cardoso, enfatizando a participação de todos os funcionários e professores na busca da qualidade de atendimento, relacionamento interpessoal e novas técnicas de trabalho.
As avaliações descritivas dos alunos dos CEIs,  foram abordadas como relevantes para o  crescimento intelectual  das crianças, indispensável nos registros do professor e acompanhamento dos pais. Este parecer descritivo é entregue semestralmente.
Como parte da formação,  o Controlador Geral do Município Sr. Eli Riegel, e Sra Eltrida F. Voelz apresentaram a Lei Complemetar 037/2010, que trata do Plano de Carreira do magistério, esclarecendo as dúvidas quanto a progressão funcional, por desempenho , titulação, estágio probatório entre outros.
Também foram abordadas as características dos regimes da Administração Pública quanto ao servidor Estatutário, Celetista e Administrativo. Esclarecimentos sobre aposentadoria, concurso de Lotação, remoção e alteração de carga horária, conforme interesse público.
Ainda fundamentados no plano de carreira houve a eleição da Comissão de Gestão Funcional, ficando eleitos titulares os professores Luzia Pera Stringari e Gustavo Rietter e como suplente a professora Cíntia Leuthauser.
A Secretária de Educação avalia positivamente o encontro de formação e já prepara para o segundo semestre com a equipe de Orientação Pedagógica e Secretaria da Saúde  dois temas importantes:
Curso de primeiros socorros e Cardápio da Merenda escolar.
A Secretária reconhece o empenho de todos os envolvidos e agradece o respeito de toda a equipe técnica da Secretaria de Educação (Orientadoras, Diretoras das Escolas, Psicólogos, Fonoaudióloga, Gerências e Estagiários).
























Comentários