PROJETO OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA 2011


Objetivo Geral

Oferecer aos estudantes um estudo matemático mais significativo que possibilite desenvolver suas aptidões matemáticas, relacionando-as com o mundo ao seu redor, capacitando-os para ingressar em atividades de iniciação científica e outras atividades tecnológicas.

Objetivos Específicos
Criar um ambiente agradável, estruturado de valores, que os instigam a lidarem com a superação de desafios e conviverem em sociedade;
Conhecer e identificar os elementos básicos e propriedades iniciais da teoria dos números, álgebra e geometria;
Resolver desafios e situações-problemas que envolvam a teoria dos números, álgebra, geometria, raciocínio lógico e combinatório;
Fortalecer jovens talentos nesta área de conhecimento;
Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Público-Alvo
Destina-se de uma forma direta a todos os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, em especial aos alunos do 6° ao 9° ano.

Metas
Capacitar 10% dos alunos do 6° ao 9° ano no período de 8 meses.

Responsáveis
O projeto está sob coordenação do LEMIN, tendo como responsável o Professor Cristiano Rodolfo Tironi, graduado em Matemática pela FURB (Universidade Regional de Blumenau) e graduando Engenharia Elétrica pela FURB.
As atividades do projeto são desenvolvidas pelos estagiários Nathan Lubawski (graduando matemática pela FURB) e Michel Ricardo Borchardt (cursando a 3ª série do Ensino Médio).

Desenvolvimento
A divulgação do projeto será realizada através de uma apresentação em cada classe através de uma aula expositiva. Durante a apresentação será feito o convite para participar do projeto. Os interessados deverão se inscrever para o processo seletivo que terá como instrumento de seleção uma prova escrita.
O desenvolvimento do projeto é extraclasse e vai ocorrer uma vez por semana durante o mês de março até o mês de junho.  As aulas oferecerão atividades concretas e/ou lúdicas que possibilitem ao aprendiz uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos estudados, associando-os a contextos e situações reais que coloquem o estudante frente a desafios e problemas. Os alunos que obterem um rendimento satisfatório (mais de 70%) receberão um certificado de conclusão do projeto. 
  
Avaliação
A avaliação será processual, tendo uma concepção ampla, eficaz, diferenciada e significativa visando à concretização e contextualização dos conteúdos matemáticos abordados no projeto, paralela ao desenvolvimento das atividades, podendo sofrer retificações, tendo como critérios ou instrumentos de avaliação listas de exercícios e simulados de olimpíadas. 







OBM



ORM




OBMEP


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