PROGRAMA "DE ÓLEO NO FUTURO" (1)

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.



Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.



Despejo correto de óleo
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto,  cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas:produção de resina para tintas, sabãodetergente,glicerinaração para animais e até biodiesel.








Dicas Importantes


- Evite utilizar garrafas PET (refrigerante, água ou suco) pois elas são recicláveis e, se sujas de óleo  ficam inúteis
-Não jogue o óleo em pias, ralos e rios
- Não jogue o óleo no lixo, mesmo em recipientes fechados
- Leve o óleo nos pontos de coleta.






NOSSA ESCOLA É UM PONTO DE 

RECEBIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA 


fontes: http://sobiologia.com.br
     http://recoleo.com.br

PARA RECICLAGEM

Comentários

  1. É isso aí pessoal! Parabenizo a escola por acreditar neste programa que materializa parte de nosso discurso sobre a conservação do meio ambiente! Sugiro que divulguem virtualmente neste espaço o folder do programa...

    ResponderExcluir
  2. Olá parabéns a todos pelo belo trabalho e preocupação em ajudar o meio ambiente.
    Solange Wilbert

    ResponderExcluir

Postar um comentário