MANHÃ E TARDE COM FONDUE


No dia 14 de julho os alunos das turmas do 2ºA e 2ºC (professora Carolina Scaburri e auxiliar Clara Bauer), colocaram em prática a receita de fondue de chocolate. O estudo do gênero textual receita culinária é de suma importância para o conhecimento do aluno, pois, através desse percebe que esse tipo textual faz parte do seu dia a dia, não estando distante de suas vivências sociais e culturais.






A História da FONDUE

A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.

 Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para aguentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.

A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a FONDUE DE CHOCOLATE, que servia de sobremesa.

Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère. (FONTE DE PESQUISA: https://www.portalsaofrancisco.com.br/culinaria/historia-do-fondue) 

































RECEITA: FONDUE DE CHOCOLATE PRETO

Ingredientes:

150 g de chocolate meio amargo 

2 colheres (sopa) de manteiga 

1 xícara de creme de leite fresco 

¼ xícara de leite condensado

Banana, maçã, tangerina, abacaxi, uva, waffle, marshmallow, suspiro. 

Modo de Preparo

Coloque na panelinha o leite condensado, a manteiga e o creme de leite. Leve ao fogo baixo para que comece a ferver. Acrescente o chocolate picado e misture bem para que o chocolate derreta. Transfira para o aparelho de fondue e sirva acompanhado de: banana, maçã, tangerina, abacaxi, uva, waffle, marshmallow, suspiro. 


















Nos livros didáticos também encontramos algumas receitas no decorrer de nossos estudos e uma delas foi colocada em prática por algumas famílias. A mãe Gisele (aluno Miguel), enviou para a escola as bolinhas de chocolate para a nossa degustação, assim também fez a mãe Viviane (aluna Amanda), que enviou a mesma receita em formato de brigadeiro de colher. As receitas foram aprovadas!









O gênero textual convite também foi estudado e confeccionado pelos alunos com finalidade de estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento, neste caso, foi a manhã/tarde da fondue. Os convites foram entregues pelos alunos para os convidados de cada equipe.



























Comentários