SARAU DO LETRAMENTO LITERÁRIO 1ºC e 2ºC

DATA DA APRESENTAÇÃO: 02/12/2021 

HORAS: 15h

LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA

Professora: O estímulo à leitura de livros literários nas turmas do 1º C e 2ºC é fundamental para a formação de leitores críticos. A leitura de obras clássicas da literatura e outras durante o ano letivo contribuiu para estimular a imaginação dos estudantes, desenvolvendo a criatividade, além de suas habilidades cognitivas. Por meio das obras literárias os estudantes experimentam muitas emoções e acabam se identificando com algumas histórias, as quais dão sentido à vida delas. A literatura é direito da infância. Formar leitores não tem sido uma tarefa fácil. Com a forte influência das mídias digitais, os estudantes são envolvidos nas mais diversas interfaces, interagindo com jogos, vídeos e outras informações. Outro fator é a falta de acesso à cultura, que dificulta o estímulo ao manuseio e à leitura dos livros. Mas trilhando esse caminho do letramento literário desde fevereiro até dezembro, muitas coisas aprenderam, e hoje queremos com vocês compartilhar.

APRESENTADORES: JORGE 2ºC, MARIA PADILHA 2ºC

Jorge: Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. O evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas. E hoje as turmas do 1ºC e 2ºC apresentarão as obras literárias que estudamos ao longo do ano letivo.

Maria: Iniciamos o ano letivo conhecendo a obra literária “Quando tudo isso passar”  Essa história nos fez refletir em como será o mundo após a pandemia.  Convido as alunas Yasmim, Júlia, Giovana para apresentação do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uhS3Gl5nFnU 

Jorge: No mês de março conhecemos a obra literária “Deu zebra no ABC” do autor Fernando Vilela. Nessa história, animais de todas as espécies e tamanhos desfilaram pelas páginas do livro. Convido os alunos do 1ºC -Amanda, Ana, Arthur, Lohan, Nataly, Letícia, Yago,  do 2ºC -Amanda, Gabrielly,  Matheus, Thayslanny, Vinicius P, para a apresentação.

Maria: No mês de abril conhecemos o livro “Poema e outros bichos” da autora Cintia Alves. Esse livro é uma coletânea bem-humorada de poesias com rimas engraçadas como a Onça e o Jabuti que será apresentada pelos estudantes do 1ºC, Miguel e Vitória.

Jorge: Outra poesia que foi estudada pela turma do 2ºC foi O pequeno rato e seu assistente que será apresentada pelos estudantes Vitor e Beatriz

Maria: Nos meses de maio e junho foi a vez de comemorarmos O aniversário do seu Alfabeto. Indicada para crianças em fase de alfabetização, a obra estimula a reflexão e a criatividade.  Convido os alunos Ana S, Caio F, Laura, Lukas para a apresentação.

Jorge: No mês de julho conhecemos a história dos “Konsumonstros” e convido os alunos Yuri, Davi, Maria G para apresentarem essa história.

Maria: No mês de agosto tivemos a oportunidade de conhecermos a obra literária “Restaurante Animal” Uma pessoa, não identificada, pensou em seguir a carreira de veterinário, mas como gostava mesmo de culinária, resolveu abrir um restaurante "prato pra todo tipo de bicho interessante". Vinicius N, Sara, Ryan, Sabrina, Luan, Renan

Jorge: No mês de setembro os alunos do 1ºC conheceram a obra literária “Então quem é? Uma história de adivinhação. Convido os alunos para apresentarem Ana G, Endriw, Davi, Luiz, Pedro para apresentarem essa história.

Maria: No mês de outubro conhecemos a obra literária “João e os 10 pés de feijão” e os alunos Caio H, Rodrigo, João, Miguel J, Pedro irão apresentar 4 histórias diferentes.

Jorge: No mês de novembro conhecemos a obra literária “O lugar das coisas” que será apresentada por Lucas, Miguel, Maria T, Guilherme.

Maria: neste momento convido a professora Carolina para finalizar o Sarau Literário.







Comentários