SARAU DO FOLCLORE - VESPERTINO: DIVERSIDADE, ENTENDER PARA CONVIVER

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. 
O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto.









Quem se interessa pelos conhecimentos, crenças e costumes populares atravessa uma fascinante trajetória de aprendizado sobre o legado de uma época ou região, interessa-se também pela identidade cultural, e sai enriquecido por elementos que deram origem ao modo de pensar, sentir e agir de nosso povo.
As apresentações do 1º ano B serão:
*Apresentação da música do saci
*Apresentação de adivinhas
*Brincadeira de corda
*Apresentação de trava-línguas
*Brincadeira: corre cutia
*Apresentação de provérbios
*Apresentação de parlendas
*Apresentação da música Rosa Juvenil































O estudo do folclore permite promover o desenvolvimento integral dos alunos, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Folclore é um conjunto de costumes, que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo, é dar continuidade da nação.
As apresentações do 2º ano B serão:
  • Música do Boitatá,
  • Apresentação de trovas infantis,
  • Música Papagaio Loro,
  • Apresentação de trava-línguas,
  • Música Pombinha Branca,
  • Apresentação de parlendas,
  • Música Escravos de Jó,
  • Apresentação de provérbios,
  • Forma de escolha Fui a China,
  • Encenação da Lenda Potira.






























O folclore e a cultura popular sempre estarão presentes nos conteúdos escolares, pela sua importância educacional e por se tratar de uma arte. Cultura, como nós a entendemos, diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais. Em um país como o Brasil, tão diverso, tão grande, com tantas expressões diferentes, com tantos jeitos de ser, de brincar, que vão se modificando de lugar para lugar, e a toda hora, não podemos falar de uma única cultura, mas das multiculturas que o formam. As culturas e tradições indígenas, africanas, europeias e tantas outras que formam este imenso país.


As apresentações do 3º ano B serão:
  • Música Alecrim Dourado ( Isadora Canto);
  • Conceito de Parlendas;
  • Parlenda: Lá vem o pato;
  • Conceito de trava-línguas;
  • Trava-língua: Três Tigres;
  • Pout porri: Asa Branca ( Luiz Gonzaga);
  • Mulher Rendeira (Trio Nordestino);
  • Ai, bota aqui o seu pezinho (Os Pequerruchos):
  • Toque Berimbau ( capoeira);
  • Pererê cadê você? (Cecília Soares).

































Estudar sobre o folclore brasileiro teve por objetivos, despertar e estimular um maior interesse pela riqueza cultural do nosso país, também desenvolver um ambiente que considere, respeite e promova a plena manifestação da diversidade, tendo assim, mais uma etapa concluída do Projeto Criativo Ecoformador da Escola M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.






TUDO COMEÇA COM UM BOM PLANEJAMENTO
Como diz o ditado popular “duas cabeças pensam melhor que uma”, imaginem a quantidade de boas ideias que surgiram quando esse grupo de professoras se reuniu para planejar o Sarau do Folclore 2019.
A rotina atarefada dos professores é uma grande barreira para que ações diferentes e inovadoras sejam incorporadas nas atividades diárias da escola. Mas para este grupo de professoras as aulas atividades servem para planejar ações e aulas mais dinâmicas para o ano letivo.
O planejamento guia professores na construção de suas aulas de forma que o objetivo comum da escola seja conquistado, neste caso, o Projeto Criativo Ecoformador da escola que tem como tema: Diversidade, entender para conviver. Para que seja, de fato, um instrumento de melhoria na educação dos alunos, ele precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade, a partir de um processo de mobilização que envolve: elaboração; execução; acompanhamento; avaliação; polinização.
1ºB: Professora Cinthia e profissional de apoio escolar Cintia
2ºB: Professora Carolina e profissional de apoio escolar Gabriela
3ºB: Professora Nilca

















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