OS NÚMEROS NA MINHA VIDA

Um cidadão comum depara-se diariamente com diversas situações que envolvem dados numéricos que precisam ser analisados, interpretados e utilizados. Para isso, ele precisa ter a familiaridade com os números e desembaraço para operar com eles.
Após assistirmos o vídeo sobre a história dos números, os alunos do 2º ano B- vespertino (prof. ª Carolina Scaburri) perceberam que a vida “gira” em torno de números. O conhecimento prévio dos alunos surpreende. Os números fazem parte da nossa vida desde o nascimento, pois nascemos em uma data, em uma hora e em um ano, somos registrados e no nosso registro tem um número, depois vamos tirar a carteira de identidade então passamos a ser identificado pelo número dele. Vamos comprar roupas e sapatos pelo número. Usamos o uniforme e este tem seu tamanho através do número. Somos número na sala de aula, também em relação a quantidade de pessoas em nossa família. Utilizamos dinheiro que é representado por algarismos. Quando acordamos normalmente olhamos a hora, temos a hora de entrar e sair da escola, o horário das aulas, do lanche. Enfim, os números estão em tudo o que fazemos.

COMPREENDENDO O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O número faz parte do conhecimento matemático. Faz-se necessário que a criança pegue, junte, separe, aperte, amasse objetos a fim de chegar aos conceitos e ações próprias do conhecimento- matemático.  Os números têm uma importância enorme na nossa sociedade hoje “porque praticamente todas as atividades humanas envolvem algum tipo de contagem”.
Reconhecer a dezena como dez unidades;
Fazer contagens formando grupos de dez;
Determinar o número de dezenas encontradas;
Identificar dezenas exatas até 100;










Estabelecer relações entre os agrupamentos formados e a escrita dos números no sistema de numeração decimal;
Compor e decompor números até 99;
Representar o número solicitado pela professora na “casinha” das unidades e dezenas;
















Manipular o ábaco para formar números;
Os números também têm regras. Trocas na base dez e princípio do valor posicional;
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas ordens (unidade- dezena-centena);













Identificar centenas exatas até 900;
Ler e escrever números até 900;
Registrar em quadro de ordens a formação do número no prato;
Interpretar registro de quantidades em quadro de ordens.


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