CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

A construção da identidade se dá por meio das interações do aluno com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Os alunos do 2º ano B - vespertino (Prof. ª Carolina Scaburri) transformaram uma caixa de sapatos em um cenário. O tema escolhido foi o parque com balanço. Cada aluno pintou o/a menino/a com suas características pessoais como: cor dos olhos, cor dos cabelos, cor preferida de roupa. Depois no caderno, realizou a descrição desse personagem que estava no parque brincando no balanço.










A identidade “ é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal” (BNCC)
  • Identificar fontes históricas sobre sua vida;
  • Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, colagem, pintura.





















Comentários