PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Objetivos: Reconhecer e valorizar fontes de informação contidas em objetos trazidos de casa (ou da casa de algum parente) que representem aspectos importantes para a história pessoal e/ou familiar de cada aluno, identificando as correlações existentes entre os depoimentos do grupo.
Resgatar histórias de vida por meio de objetos antigos é uma forma prazerosa, lúdica, educativa e reflexiva de aprender. Essa foi a proposta da nossa aula de História (23.10.2018) sobre “Patrimônio Histórico Cultural”. Nela os alunos do 5º ano B, juntamente com a Profª Carolina Scaburri trouxeram objeto (antigo) de valor simbólico para a família ao longo dos anos. 
Entrar em contato com uma parte da história que não está explícita no objeto, é imaterial, mas que o material carrega por inúmeros motivos: por fazer parte da família, por ter sido um presente muito importante, por ser algo que está há anos com a mesma pessoa, por ter chegado em um momento de grande tristeza/alegria, ou por várias razões curiosas que os próprios alunos puderam descrever.


Aluno: Alexandre Mikael Froehlich
Objetos: Cinta, chapéu e cinta para cavalo.
O chapéu e a cinta pertenciam ao meu pai (ele usava desde criança quando ia para os rodeios) e a cinta para cavalo era usada no lombo do animal. Estas peças têm mais de 20 anos.
História: Os registros mais antigos sobre a existência e uso regular de proteções para a cabeça, datam do ano de 4.000 a.C. e referem-se ao Antigo Egito, à Grécia e à Babilónia. Nessa época era normal usarem-se faixas de tecido na cabeça para prender e proteger os cabelos. http://origemdascoisas.com/a-origem-do-chapeu/ 

Aluno: Bruno Leschinski Zimdars
Objeto: Ferro de passar
Esse é um ferro de passar que pertenceu a minha tataravó. Este objeto está com nossa família há mais de 90 anos.
História: o ferro de passar, propriamente dito tem suas primeiras referências a partir do século XVII, com o ferro a brasa. Somente no século XIX surgiram outras modalidades como o ferro de lavadeira, a água quente, a gás e a álcool.
www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-ferro-de-passar-roupas/63742

Aluno: Daniel Zanotti
Objeto: Máquina de Datilografia
A máquina de datilografia era usada na época para “digitar” poemas, textos, mensagens... Na época não existiam computadores e a máquina de datilografar era o computador da época. Ela pertenceu ao meu nono, ele passou para meu pai e agora eu herdei.
História: O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina. As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brooks quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.
pt.wikipedia.org/wiki/Máquina_de_escrever

Aluno: Deyvid Barcelos
Objeto: Moedor de Grãos
Este é um moedor de grãos (pimenta, mostarda e principalmente café). Este objeto pertencia ao meu tataravô Paulo Kaschinski em 1960. Em 1970 minha avó Rosy moía café nessa “maquininha”. Hoje em dia ele está como peça decorativa e lembrança na família.
História: O utensílio já passou por várias transformações desde sua criação por volta do ano de 1200; pelos árabes, que foram os primeiros a moerem os grãos de café para usá-los como bebida.
www.coisasdaroca.com/coisas-antigas-da-roca/moedor-de-cafe.html

Aluna: Eduarda Bisewski
Objeto: Cepilhador
Usado para cepilhar madeira. É um objeto feito de madeira e na ponta foi usado um chifre de boi. É um objeto do ano de 1900, pertencia ao meu bisavô. Era usado nas marcenarias da época.
História: O cepilhador surgiu com os romanos e é a ferramenta popular mais colecionada. O seu uso obriga a uma técnica própria. Stanley ficou conhecido como um dos fabricantes de referência desta ferramenta.
http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/(video)-ferramentas-antigas/

Aluna: Eduarda Kluck
Objeto: Certidão de Nascimento
Esta Certidão é de 20 de dezembro de 1918. Na época as certidões eram todas manuscritas. Este documento meu pai ganhou da minha bisavó Sofia Kluck que atualmente tem 95 anos. Essa Certidão de Nascimento foi escrita por João Olegário da Silva que era o escrivão na época.  Através deste documento conheci o nome dos meus antepassados.
História: A universalização do registro civil foi imposta pelo Decreto 9886 de 7 de março de 1888, que instituiu a obrigatoriedade do registro de nascimento, casamento e óbito em ofícios do Estado, criados e delegados a privados. A partir de então, o registro deixa definitivamente de ser uma prerrogativa da Igreja Católica. A entrada em vigor do Decreto 9886 deu-se em 1 de janeiro de 1889 como determinou o Decreto 10.044 de 22 de setembro de 1888.
pt.wikipedia.org/wiki/Registro_civil_no_Brasil



Aluno: Eduardo Cristian Hastraiter Briesemeister
Objeto: Máquina de Datilografia
História: A história da máquina de escrever apresenta várias fases distintas, estas fases mapeiam toda a trajetória desta grande invenção a qual revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados a escrita até então feita de forma manual. Inventadas e desenvolvidas na segunda metade do século XIX, contribuíram decisivamente para um grande impulso nas comunicações da época e, também, para a entrada da mulher no mundo dos negócios. A manufatura desses objetos exigiu muita criatividade, trabalho árduo e coragem de inventores e empreendedores da época.
www.oficinadanet.com.br/post/11116-maquina-de-escrever


Aluno: Flavio Thadeus Stoinski
Objeto: Ferro de passar
Meu bisavô que era alfaiate em 1930 encontrou este ferro de passar na beira do rio e pegou, pois, iria usá-lo. Quando ele faleceu meu avô que também era alfaiate usou e agora pertence a minha mãe e serve como peça decorativa na minha casa.
História: Séc. XIV. Mil e quatrocentos anos depois dos chineses, os europeus conhecem a passação a quente com ferros maciços forjados. (Feitos artesanalmente por ferreiros).
http://www.museudoferrodepassar.com.br/linha-do-tempo/

Aluna: Gabrielly de Souza Tironi
Objeto: Lamparina de Querosene
História: A lamparina de querosene foi descrita primeiramente por Al-Razi no século IX em Bagdá. Versões modernas da lamparina de querosene foram construídas mais tarde pelo inventor polonês Ignacy Lukasiewicz em 1853. Em alguns lugares pelo mundo as lamparinas ainda são utilizadas, pois as residências não tem acesso à energia elétrica.

Aluno: João Lucas Ranghetti
Objeto: rádio
Este rádio foi comprado em Joinville na Loja Prosdócimo em 1972. A marca é Sonia e na época só tinha a estação AM. Esse rádio pertence ao meu avô e ainda funciona. Meu avô gosta muito de ouvir rádio.
História: A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores. No Brasil, a primeira transmissão ocorre em 1923, por Edgard Roquete Pinto e Henry Morize. O rádio é a união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão.
www.todamateria.com.br/historia-do-radio/

Aluno: Kaiky Hendryws Pawlak
Objetos: Rosário trazido da Polônia em meados de 1708. Furadeira manual. Umas das primeiras furadeiras manual que foi trocada por boi porque a peça custava muito.
História: Por toda história humana, fez-se necessário executar-se furos nos mais diversos tipos de materiais.  pt.wikipedia.org/wiki/Furadeira


Aluna: Karine Ortis
Objeto: Cédulas de Cruzados
As cédulas pertencem a minha irmã que faz coleção. Os valores das cédulas são de 500 Cruzados e 1000 Cruzados. Depois que minha irmã não colecionar mais eu continuarei.
História:  Cruzado foi a moeda criada no Brasil pelo Plano Cruzado em 28 de fevereiro de 1986, como parte de um pacote de medidas para tentar conter a inflação. O nome foi inspirado no nome de uma antiga moeda portuguesa de ouro, que tinha o valor aproximado de 400 réis e que circulou nos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.
pt.wikipedia.org/wiki/Cruzado_(moeda_brasileira)

Aluna: Kaylla Gabriely Lazzaris
Objeto: Fotografia em preto e branco
Essa foto é da 1ª comunhão do meu pai e na época não existia a fotografia colorida. O ano dessa foto é 1976.
História: Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje.

Aluna: Larissa Ranghetti
Objeto: Cédulas Antigas
Estas cédulas tem um valor simbólico muito importante para nossa família, pois elas pertenciam ao nosso bisavô. Nas décadas de 20 e 30. Meu bisavô guardava todo o dinheiro arrecadado com a venda de suínos, milho e soja em um cofre ou em outros locais. Isto era feito porque na época não tinha nenhum banco naquela região. Estas cédulas foram encontradas guardadas em um cofre. E até hoje estão em posse de minha família.
História: As cédulas de papel apareceram a partir do século VII na China. Eram feitas de casca de amoreira. Na Europa, a primeira nota foi emitida pelo Banco de Estocolmo, Suécia, em 1661. No Brasil, as primeiras cédulas a circular foram os Bilhetes da Real Administração dos Diamantes, em 1771.

Aluno: Leonardo Eger
Objeto: Disco de Vinil
Disco de vinil que pertenciam ao meu avô desde o ano de 1980. Ele comprou porque gostava muito de ouvir músicas. Naquela época estes discos eram feitos dessa forma. Tinha o tamanho grande e eram colocados em um aparelho toca discos. Este toca disco tinha um braço com uma agulha na ponta e fazia o disco girar reproduzindo então as músicas. Todo domingo meu avô colocava essas músicas para tocar e dançar. As músicas que ele gostava era do Tonico e Tinoco.
História: O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil ou ainda Long Play (LP), é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos. pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil

Aluno: Matheus Martina Valler
Objeto: Bíblia
A Bíblia pertencia a minha tia. Ela é de 1980. Tem 1407 páginas. Hoje ela pertence a nossa família.
História:  segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1 500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bíblia


Aluna: Nicoli Pinto Gonçalves 
Objetos: Caixa de música e uma fotografia
A caixa de música é bem antiga. A caixa de música herdei da minha avó. A fotografia pertence a minha mãe, ela é em preto e branco.
História: A história oficial da caixa de música começa em 1796. Nesta época, o relojoeiro suíço, Antoine Favre (1767-1828), teve a ideia de integrar este tipo de mecanismo musical dentro dos relógios. É deste modo que a caixa de música nasce.
http://www.ma-boite-a-musique.com/mag/pt/page-106240.htm

Aluno: Samoel Alflen
Objeto: Plantadeira de Sementes ( matraca)
Era do meu avô e este objeto tem mais de 60 anos.  Servia para plantar arroz, feijão, milho. Ela tem regulagem para sair a quantidade de sementes que o agricultor precisava.
História: Fundada em 1952 a IRMÃOS FITARELLI & CIA LTDA era dirigida pelo seu sócio fundador o Sr Reinaldo Fitarelli, que produzia apenas a plantadeira manual para milho chamada de matraca, tecnologicamente produzida por serrotes e martelos sendo fabricadas somente pelo próprio Reinaldo.
http://www.fitarelli.com.br/html/historico.php

Aluno: Victor Hugo Venske
Objeto: Ferro de passar roupa
Este ferro pertencia a minha bisavó. Foi vendido em 1930. O ferro é pesado e funcionava da seguinte maneira: pegar o ferro, abrir seu compartimento e colocar carvão quente dentro, fechar e passar na roupa e ela ficava lisinha.
História: A história do ferro de passar ou engomar começa há muito tempo. Desde o século IV já existiam formas de alisar roupas. Os chineses foram os primeiros a utilizar uma panela de latão com brasa e a manuseavam por um cabo comprido para obter o efeito desejado.
www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-ferro-de-passar-roupas/63742

Aluna: Yasmin Corrêa Genessini Honesko
Objeto: Moedas Antigas
Essas moedas eram da minha avó. Ela tem essas moedas já faz uns 70 anos e acredita que um dia possam voltar a ter valor.
História: As primeiras moedas surgiram no séc. 7 a.C., no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia. A primeira moeda cunhada em Roma foi feita em 268 a.C., e chamava-se denário (termo que é a origem da palavra dinheiro). O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (sistema monetário) de Roma. 
www.bi.cv/upl/%7B90e4daab-068f-4b1f-9e18-8fbfb04cd90f%7D.pdf


Comentários