CANDIDATOS DO PROGRAMA CÂMARA MIRIM 2016

O PROJETO
   
O Projeto “Parlamento Jovem” foi instituído através do Decreto nº 001 de 05 de Abril de 2011, com o objetivo de despertar o exercício da cidadania e o espírito cívico entre os jovens, além de aproximar cada vez mais o Legislativo da População.
O projeto pretende mostrar aos estudantes a importância dos poderes públicos que os representam e de que forma eles podem contribuir para o desenvolvimento político-social da cidade e do país.
 Em parceria com as escolas, a Câmara oferecerá aos alunos a oportunidade de participar de diversas atividades durante o ano, para conhecer de perto, o papel da Câmara, levando informações úteis aos alunos, e, por extensão, à comunidade sobre o funcionamento, finalidade e importância do Legislativo Municipal de Massaranduba.

Objetivo Geral

Promover interação entre a Câmara Municipal de Massaranduba e as escolas, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que se vive, contribuindo assim para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade.

Objetivos específicos

Despertar nos jovens alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Massaranduba, que estejam cursando o 6º e 7º ano do ensino fundamental, a consciência da cidadania e a responsabilidade com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade.
Buscar a integração desses jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo, além de manter entrosamento com as escolas.
Orientar os futuros políticos sobre as funções atribuídas aos Poderes Públicos e, em especial, ao Poder Legislativo.
Mostrar aos jovens a possibilidade real de influenciar nos destinos e anseios da comunidade.
Promover a participação dos alunos no processo eleitoral, possibilitando-lhes representar a figura do Vereador Mirim, eleito para um mandato de um ano, sem nenhuma espécie de vinculação ou ligação com instituições partidárias.
Proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal.
Possibilitar aos alunos o acesso aos Vereadores da Câmara Municipal e o conhecimento das propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade.
Favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade que mais afetam a população.
Sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos para participarem do projeto Câmara Mirim e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento.

Público Alvo

* Poder Legislativo
* Escolas públicas
* Comunidade em geral

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O Programa Câmara Mirim é um programa que busca promover o inter-relacionamento entre alunos, escolas e comunidade, dentro do contexto de competitividade, responsabilidade  e moralidade.
O projeto prevê a participação das escolas no processo eleitoral, e se realizará no mês de outubro.
A escola poderá indicar quantos candidatos quiser, sem limitação de vagas, para concorrerem ao pleito.
Os alunos interessados em concorrer a uma vaga na Câmara Mirim, que  estejam cursando o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, deverão inscrever-se nas escolas e farão sua campanha junto aos eleitores estudantes das  escolas, para a conseqüente eleição.
Para sua campanha na escola, cada candidato receberá um “kit campanha” composto por cartolinas, pincel atômico e santinho com seu nome e foto, para auxiliá-lo na solicitação dos votos para seus colegas.
O processo de eleição dos Vereadores Mirins será orientado e dirigido pela Câmara Municipal de Massaranduba, com a participação das escolas.
No inicio do programa eram eleitos 09 Vereadores Mirins e seus suplentes para 01 (um) mandato de doze meses, sendo vedada a reeleição. A partir de 2014, foram ampliadas mais duas vagas para vereador mirim, totalizando 11.
A Câmara de Vereadores Jovens, instalar-se-á na primeira quinzena do mês de fevereiro do ano seguinte à eleição, conforme calendário próprio, sob a presidência do Presidente da Câmara Municipal de Massaranduba, secretariado por um Vereador Jovem escolhido por aquele, cujos trabalhos dar-se-ão com o compromisso e a posse dos eleitos.
As reuniões da Câmara Mirim serão realizadas quinzenalmente, à tarde ou de manhã, em horário e local definido pela Coordenação do Programa Parlamento Jovem.
Participam do Programa Câmara Mirim, alunos eleitos nas cinco escolas participantes do projeto, sendo elas:

* E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo, com 03 vagas para vereador mirim.
* E.M.E.F. Pe. Bruno Linden com 01 vaga para vereador mirim.
* E.E.B. General Rondon, com 03 vagas para vereador mirim.
* E.E.B. Maria Konder Bornhausen, com 02 vagas para vereador mirim.
* E.E.B. Felipe Manke, com 02 vagas para vereador mirim.

Fonte: Câmara de vereadores de Massaranduba.


Confira abaixo os candidatos do Programa Câmara Mirim 2016: 












Comentários